Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: Orcino em 07 de Março de 2013, 11:09

Título: Mini-torno BV20L ou Manrod MR330
Enviado por: Orcino em 07 de Março de 2013, 11:09
Olá pessoALL,

  Quero comprar um torno de bancada e estou em duvida entre o BV20L  Lee Tools e o Manrod MR-330.

  O primeiro com barramento de 520mm e o outro com 550.

  Achei mta diferença no peso. O BV20L tem 105kg e o MR-330 180Kg

  A diferença de preço entre os dois está em torno de R$1000,00

  Qual dos dois  é melhor ?

  Obrigado

  Orcino

Título: Re:Mini-torno BV20L ou Manrod MR330
Enviado por: cebaldocchi em 23 de Março de 2013, 02:53
Boa noite amigo, tudo bem?

Eu tenho um torno BV20L que comprei usado em 2001...
e tenho 2 tornos Manrod MR-330.

Vou ser sincero com você que como comprei o BV20L usado ele já tinha algumas folgas e tal, e por isso não vou poder discutir essa parte com você.

O que eu posso dizer entre eles é o seguinte:
O torno BV20L possui um padrão de acabamento melhor... estou falando isso em relação ao acabamento das engrenagens da transmissão (retificadas), acabamento das manivelas, etc. A placa dele é de 4''.
O meu BV20L possui o sistema de engrenagens para fazer rosca com trocas manuais, ou seja, eu preciso desmontar as engrenagens e colocar as outras manualmente. Porém se não me engano esse BV20L possui o sistema de troca de engrenagens automático o que é muito útil se você for fazer rosca regularmente. Um problema dele é que ele é pequeno e às vezes você vai ver que ao afastar o avental (o carrinho principal) é necessário deixar a alavanca do castelinho na posição horizontal pra não bater no porta ferramentas das Brocas.
Outro ponto ruim é o castelinho que é pequeno e às vezes você não encontrará no mercado um porta ferramentas que sirva nele.

O Manrod MR330 é um pouco maior (placa de 6'') e possui um padrão de acabamento um pouco inferior.
Ele não possui o sistema de troca de engrenagens por alavancas, porém como uso muito pouco isso, tudo bem.
Ele é um pouco maior, o castelinho por exemplo aceita ferramentas de 5/8'' e ele parece um pouco mais robusto.

No final eu diria o seguinte, se você utilizar o torno para serviços de maior precisão eu ficaria com o BV20L.
Porém se vocẽ desejar ter um torninho apenas para fazer peças mais simples tipo um batente de alguma peça, uma bucha, um dispositivo, etc, eu ficaria com o Manrod.

Espero ter ajudado.
Título: Re:Mini-torno BV20L ou Manrod MR330
Enviado por: eniodaniel21 em 20 de Abril de 2013, 09:06
bom dia,tenho um manrod mr 330 e faço manutenção de muitas peças com ele e é muito preciso é um torno bem acurado,ele é bem robusto e bem alinhado,não possui caixa norton(é feita troca de engrenagens para passo e avanço)e a troca de vel,é feita por correias,tem placa de 5 polegadas(pelo o menos o meu tem)nunca vi pessoalmente um bv20 mais sei um pouco sobre ele sei que tambem não tem caixa norton mais seu eixo arvore é engrenado,sua placa é menor seu diametro sobre o barramento e comprimento tambem,uma das coisas que me faz falta e é indistensavel para o torneiro que faz manutenção é:placa de 4 castanhas ,luneta móvel e fixa)o comprimento da maquina ajuda muito quanto mais melhor,se for engrenado melhor ,mais entre os dois prefiro o manrod,mais se quer engrenado prefiro o bl250ghx700 esse sim mata a pau os 2.tenho o manual em pdf do mr330 se quiser baixa e me diz e de graça é so se cadastrar para baixar vai o link http://www.4shared.com/office/cXpYskLX/MR_330.html (http://www.4shared.com/office/cXpYskLX/MR_330.html)
ats enio
Título: Re:Mini-torno BV20L ou Manrod MR330
Enviado por: Savamu em 27 de Julho de 2016, 19:46
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum, e espero esta postando da forma correta.

Estou analisando a compra do torno MR-330, porém, com a alta do dólar, os preços dispararam.
Vocês sabem me dizer alguns modelos similares com a mesma qualidade, porém, com menores preços?
E se o MR-330 vem completo para o uso diário?
A ídéia é usá-los inicialmente como hobby e posteriormente para uso profissional.

Abraço.