Beto_s
E por isso que recomendo ao principiante para não tentar inventar a roda e copiar um cilindro que funciona bem.
As vedações são muito similares, a diferença reside no detalhes das gaxetas e na estrutura dos equipamentos hidráulicos que foram projetadas para atuar com pressões bem superiores.
existe gaxeta para uso pneumático, e gaxeta para uso hidráulico.
Alguns cilindros hidráulicos poderia ser usados com ar comprimido, mas como são bem mais pesados e mais duros de mover, poderiam apresentar alguns problemas, principalmente na movimentação livre (o famoso soquinho). Mas nada impede de trocar as gaxetas e usar um cilindro hidráulico num circuito pneumático, trata-se apenas de um grande desperdício de material.
O modelo com o`ring do desenho que postei pode ser usado tanto em hidráulica como pneumática, logicamente respeitando a capacidade de pressão admitida pelas tampas e pelo tubo (camisa).
Já o contrario não pode ser admitido, cilindros pneumáticos nunca devem ser usados em sistemas hidráulicos convencionais, vai estourar de cara (ou na cara).
Cilindros pneumáticos normalmente atuam em pressões inferiores a 8Kgf.cm, ja os cilindros hidráulicos podem atuar em pressões superiores a 200 kgf.cm conforme o caso.
Abraços...