Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: Usuário Banido em 11 de Fevereiro de 2011, 13:19
-
alguem tem ideia de como montar um pistão hidraulico, cilindro hidraulico com pouco recurso, como funciona a entrada de ar mantelo acionado e ao mesmo tempo quando se toca o boão dinovo reverte o ar o empurrando dinovo para dentro, se alguem tiver dicas informações postem aqui por favor, estou montando uma maquina de ponto usando este sistema hidraulico, mas não tenho noções profunda de como este sistema sei que funciona com ar mas não sei se o conveniente é usar um compressor, sistema eletrico ou eletronico
sistema pneumatico (http://www.youtube.com/watch?v=CbYed1SQm9k#)
obrigado
valter
-
Só pra alinhar ...
Acionamento por ar comprimido = Cilindro Pneumático
Acionamento por óleo pressurizado ( bomba) = Cilindro Hidraúlico
A melhor fonte para essas peças baratas (cilindros e valvulas ) ainda é o ferro velho , se for só pra teste ou protótipo .
Resta saber como quer fazer o acionamento da válvula que vai mandar o ar pro cilindro .
Acionamento élétrico muitas vezes é mais fácil e barato do que fazer tudo com válvulas .
Coloca mais detalhes do equipamento aí....
-
Boa tarde..
Nao sei qual a sua aplicação, mas uma excelente opção é aqueles pistons de porta automática de onibus.
Custam cerca de R$ 30,00 no ferro velho e voce acha os reparos, se necessário for, com certa facilidade.
Acho que a maior vantagem, além do custo, é que eles são feitos para funcionarem continuamente e tem vários tamanhos.
Eles são Pneumáticos(ar) e tem entrada e saída e de ar para movimenta-lo dos dois lados e tem também um recurso interessante que é a regulagem de entrada de ar para definir a velocidade de atuação.
Neste vídeo um amigo meu usa um piston deste.
Gde abraço..
Teste trem de pouso KR2S (http://www.youtube.com/watch?v=QSNYCe-Ofss#)
-
Walter
Para voce montar um sistema pneumático, voce vai precisar de um compressor de pequeno porte, um regulador de pressão, com purgador de agua e um lubrificador. A seguir voce precisará de um cilindro, um botao para avanço e outro para retrocesso, ,valvula acionadora. 02 acionadores de fim de curso. Os comandos podem ser pneumáticos ou elétricos. Defina exatamente o que voce pretende, pois o sistema que descrevi é do tipo aciona o botão 1 o cilindro avança, aciona o 2 retrocede. Se voce pretende regular as velocidades de avanço/retrocesso, ai vc precisa de valvulas controladoras de pressão. Se for um sistema simples, voce pode só colocar um cilindro e uma valvula manual. Neste sistema o cilindro avança até o batente e vice versa.
-
Walter
Encontrei esta apostila na net, que alem de descrever, tb tem o esquema dos circuitos pneumáticos http://www.getec.cefetmt.br/~mario/Teoria%20de%20pneumatica.pdf (http://www.getec.cefetmt.br/~mario/Teoria%20de%20pneumatica.pdf)
Espero que te ajude
um abraço
Pedro
-
celp58
muito interessante esta apostila celp58, vai ajudar muito obrigado
obrigado
valter
-
RDS
interessante este sistema, e o video, o problema é se emperrar na hora de aterrisar ;D
obrigado
valter
-
Beto_s
ok, boa explicação aprendi mas esta diferença hoje, hidraulico e peneumatico, estarei postando as fotos dela quando estiver pronta e acabada ;)
a minha intensão é usinar estas peças em vez de ficar correndo atras de sucatas velhas que na verdade terão que passar por reformas e reajustes no qual se perde muito tempo em restaurar do que montar, gostaria de informações de como estes pistões funcionam quando recebem o ar e quando este ar é evacuado ésta a minha duvida, agora quanto a montar um pistão não é tão complexo assim e sim o sistema que empurra e puxa
obrigado
valter
-
isto da para montar um pistão com ar comprimido reverso
(http://img25.imageshack.us/img25/311/pisto1.th.png) (http://img25.imageshack.us/i/pisto1.png/)
-
isto da para montar um pistão com ar comprimido reverso
(http://img25.imageshack.us/img25/311/pisto1.th.png) (http://img25.imageshack.us/i/pisto1.png/)
Você simplesmente desenhou um pistão pneumático acionado por uma válvula manual de 5 (cinco) vias.
É exatamente assim que deve ser seu projeto.
1 compressor,
1 válvula de cinco vias
Mangueiras necessárias
Se quizer sofisticar, pode completar com filtro de Ar com lubrificador, usar uma válvula acionada por selenóide, um temporizador para determinar o tempo que o pistão estará prensando a peça, etc.
Abraços
Edson
-
mulapreta
blz, este temporizador que vc que dizer é aqueles simples que pode ser montador com CI 555 ou tem que ser algum comprado
obrigado
valter
-
Walter
Usinar um cilindro pneumático é valido do sentido de aprendizado, mas não sei se economicamente compensa, pois a haste do cilindro tem que ser de boa qualidade, o tubo internamente tb, vai precisar de retentores, para não ter vazamentos semana que vem devo ir ao centro de sp, lá tem uma loja que vende esse material, vou dar uma olhada nos preços. Uma solução tb, seria a de aproveitar amortecedor de carro e adapta-lo. Existem tb cilindros onde o retorno é dado por mola.
De uma pesquisada em ferro velho, pois já encontrei até cilindros novos vendidos por quilo.
-
Acho que antes de fabricar ou comprar um atuador, é necessário desenhar o sistema que será acionado, qual é a carga, se o acionamento é por rotação ou por deslocamento. Determinando a força necessária, as velocidades de acionamento (na "abertura" e no "fechamento"), o tipo de acionamento (avança e para, avança e retorna, avança espera algum evento e retorna,...). Se é necesário controle preciso da posição do atuador.
Até porque é necessário determinar e dimensionar os acessórios necessários (tubulação, válvulas de bloqueio e dreno, válvulas unidirecionais, válvulas de 5 vias, válvula servo-operada, válvulas solenóides, válvulas piloto, acionadores manuais, botoeiras, acumulador hidráulico, vaso pulmão, ...) e os requisitos do sistema (pressão de trabalho, se o atuador será pneumático, hidráulico ou elétrico), se o atuador será de dupla ação, com retorno por mola, a seção reta do atuador. Me parece que as questões sistêmicas estão em aberto... Acho que é como comprar rodas para um carro que não sabemos bem se é carro, caminhão, trator, avião, carinho de mão,...
Ou seja, qual é a aplicação??
-
Fabricar um cilindro Hidráulico é relativamente fácil numa pequena oficina.
Por ECM
Basicamente é um tubo, um embolo (pistão), duas tampas e uma aste.
em alguns casos pode-se até dispensar o embolo.
Tubo
Pra iniciar; é necessário usar um tubo Shedule sem costura (nunca use tubo com costura), cuja parede deve ser proporcional à pressão que vai ser utilizada, isso é muito fácil de verificar em tabelas.
Para poucos usos, o interior do tubo pode ser só torneado com acabamento alisado, para uso constante, é necessário brunir o interior do tubo para evitar o desgaste prematuro das gaxetas do embolo.
Tampas
As tampas tb deve ser proporcional à pressão utilizada.
Basicamente é constituída de uma chapa quase sempre quadrada, com um ressalto ou canal onde se aloja um anel de borracha (o`ring) para vedação no tubo, e os furos e para conduzir o fluido hidráulico.
As tampas podem ser diferentes conforme as características do cilindro; ela pode ser fechada ou vazada para a inserção da aste.
Quando a tampa é do lado da aste, existe a necessidade de fazer uma bucha de material próprio (bronze) para evitar o desgaste da aste e minimizar o atrito.
Na tampa da aste existe tb a vedação para a bucha conforme o modelo adotado.
As tampas podem ser soldadas, rosqueados ou fixadas por tirantes no tubo
Aste
A aste de um cilindro hidráulico consiste num corpo redondo e rígido de formato cilíndrico e esguio , cuja ponta fixa-se no embolo e a outra ponta atua na carga. No seu projeto deve-se considerar além da carga, outros esforços que possa estar sujeita.
De forma análoga ao tubo, pode ter acabamento alisado ou retificado conforme o regime de serviço, e pode ser de aço doce ou tratado conforme o caso.
Embolo ou pistão
Consiste numa bolacha redonda que move dentro do tubo, com folga mínima e sem interferência, deve conter canais de alojamento para gaxetas de vedação ou aneis o`ring (pouco uso); apresenta um furo roscado ou não (conforme o modelo) para fixar a aste; é importante assegurar uma boa vedação entre o pistão e a aste.
Para fazer um cilindro barato, o melhor é encontrar um tubo cuja superfície interna esteja boa e não precisa de usinagem, usinar uma aste em aço 1045 e fazer as tampas com chapas 1020, tirantes e substituir todas as gaxetas e raspadores por O`rings
Modelo:
http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=6fc23f1d1f3a00971b1bd5357fdc705 (http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=6fc23f1d1f3a00971b1bd5357fdc705)
-
Beto_s
ok, boa explicação aprendi mas esta diferença hoje, hidraulico e peneumatico, estarei postando as fotos dela quando estiver pronta e acabada ;)
a minha intensão é usinar estas peças em vez de ficar correndo atras de sucatas velhas que na verdade terão que passar por reformas e reajustes no qual se perde muito tempo em restaurar do que montar, gostaria de informações de como estes pistões funcionam quando recebem o ar e quando este ar é evacuado ésta a minha duvida, agora quanto a montar um pistão não é tão complexo assim e sim o sistema que empurra e puxa
obrigado
valter
Realmente , a principio é um sistema muito simples ! A gente pensa : É claro que consigo fazer um desses...
Mas como disse o nobre colega Celp58 " Usinar um cilindro pneumático é valido do sentido de aprendizado, mas não sei se economicamente compensa... "
Ás vezes o molho sai mais caro que o peixe...
Quem já se aventurou a trocar um conjunto de reparos de um cilindro pneumático " dupla ação " que é aquele em que uma entrada de ar empurra a aste para frente e a outra faz retornar , ou "simples ação ou retorno por mola " onde existe somente uma entrada de ar ; reparo este muitas vezes fornecido pelo próprio fabricante ,ou seja , original , sabe que a vida útil ou o funcionamento já não será o mesmo que um cilindro novo.
Aparecem vazamentos internos ou nas tampas e compromete o funcionamento da peça.
Acertar as vedações, medidas e tipos de material é uma das partes mais críticas , não querendo jogar água fria na fervura é claro! Um dos maiores prazeres aqui é fazer você mesmo , certo ?
Boa sorte .
-
É perfeitamente factivel construir um cilindro hidráulico de boa qualidade, alias é bem simples com o conhecimento certo. Tudo se resume a duas coisas, vontade e capricho.
Ja fabriquei inúmeros cilindros hidráulicos durante esses anos todos.
Nem sempre encontramos um cilindro comercial exatamente nas especificações que desejamos, e os vendedores de produtos hidráulicos enfiam a faca no consumidor, um cilindro novo custa os olhos da cara.
Reformar um encontrado na sucata tb é válido, existe muitos que estão em estado de novo, estão na sucata porque faziam parte de máquinas que foram desmontadas por outras razões.
As vezes o molho sai mais caro que o peixe, quando isso ocorre normalmente é serviço porco por falta de conhecimento ou desleixo. Não custa nada se inteirar bem do assunto antes de se aventurar a fazer qualquer coisa. Ainda mais com tantas informações disponíveis hoje em dia.
Abs...
-
""Tudo se resume a duas coisas, vontade e capricho.""
E persistência ! Nem sempre o primeiro , ou primeiros saem a contento . A experiência vem com o tempo.
Me corrija se estiver errado , marc0martim:
Cilindros hidraúlicos e pneumáticos tem bastante diferença interna , no que diz respeito ás vedações .
Um cilindro hidráulico poderia funcionar acionado com ar comprimido , que me pareçe ser o caso do valter.desp ?
Sei que o inverso é uma experiência perigosa...
-
Beto_s
E por isso que recomendo ao principiante para não tentar inventar a roda e copiar um cilindro que funciona bem.
As vedações são muito similares, a diferença reside no detalhes das gaxetas e na estrutura dos equipamentos hidráulicos que foram projetadas para atuar com pressões bem superiores.
existe gaxeta para uso pneumático, e gaxeta para uso hidráulico.
Alguns cilindros hidráulicos poderia ser usados com ar comprimido, mas como são bem mais pesados e mais duros de mover, poderiam apresentar alguns problemas, principalmente na movimentação livre (o famoso soquinho). Mas nada impede de trocar as gaxetas e usar um cilindro hidráulico num circuito pneumático, trata-se apenas de um grande desperdício de material.
O modelo com o`ring do desenho que postei pode ser usado tanto em hidráulica como pneumática, logicamente respeitando a capacidade de pressão admitida pelas tampas e pelo tubo (camisa).
Já o contrario não pode ser admitido, cilindros pneumáticos nunca devem ser usados em sistemas hidráulicos convencionais, vai estourar de cara (ou na cara).
Cilindros pneumáticos normalmente atuam em pressões inferiores a 8Kgf.cm, ja os cilindros hidráulicos podem atuar em pressões superiores a 200 kgf.cm conforme o caso.
Abraços...
-
celp58
nossa otima ideia sobre os amortecedores de carro ou aquele mesmo que sustenta os porta malas boa idei não tinha pensado neles
obrigado
valter
-
celp58
nossa otima ideia sobre os amortecedores de carro ou aquele mesmo que sustenta os porta malas boa idei não tinha pensado neles
Que tal pensar em movimentar essa sua solda a ponto com um pedal. Voce iria gastar muito e muito menos. Com certeza ficaria muito e muito melhor. Seria muito e muito mais fácil. E você ficaria igualmente e muito igualmente feliz.
Abraços
Edson.
-
mulapreta
vou tentar ;D
-
minilathe
ok minilathe sempre sendo professor
obrigado
valter
-
marc0martim ECM
obrigado, grande aula muito explicativa bem detalhado
obrigado
valter
-
Beto_s
plenamente de acordo
obrigado
valter
-
marc0martim
sim concordo, mas aqui na minha cidade nem ferro velho existe mais, agora deslocar da onde estou para cidades visinhas ai sim seria desperdicio de tempo e gastos desnecessarios a procura deles e sei la em que ferro velho achalos, ai sim comcordo que o molho frango saira mais caro, agora gostei da vontade e capricho, por isto que recorri a um forum como este onde so tem feras como vc para nos orintar nas quais coisas desconhecemos ou nunca pensavamos que iamos ter criar
obrigado
valter
-
Um novo BAMBAM no fórum ou seria um "TROLL"?!?!?!
-
Se for uma solda a ponto
Homemade Projection Spot Welder - Máquina de Solda Ponto por Projeção Caseira (http://www.youtube.com/watch?v=CyJmbXY6lIo#)
Fica mais fácil assim, voce pode trocar a s molas pelo amortecedor de porta malas, agora se voce pretende fazer mesmo um cilindro, a partir deste amortecedor, tome algum cuidado, pois como é gaz pressurizado, não sei quais os riscos, quando abrimos um furo nele, talvez alguem do forum já tenha feito algo com esses amortecedores, pois eu mesmo só mexi com hidraulicos.
-
Jost Dayan
amigo o que vc quer dizer com isso "BAMBAM ou TROLL", ou tem medo de teclar as palavras que sai de seu pensamento, seja claro e objetivo.
obrigado
valter
-
para um bom entendedor meia palavra basta ;D
-
Jost Dayan
é amigo esta meia palavra que postou vc nem se quer sabe o que significado dela "TROLL" verbo ou substantivo.
obrigado
valter
-
;D
-
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/troll.png)