Caveira,
Comprei uma destas essa semana, depois de ver tua postagem, inclusive.
O que tu quer saber da máquina?
É, obviamente, uma máquina chinesa, mas é uma máquina chinesa bastante honesta.
Se quiser, posso fazer umas imagens detalhadas para ti.
Achei uma boa compra. A morsa tem ajuste rápido. A serra gira até 45 graus e tem escala indicando de grau em grau.
A base é de alumínio injetado, aliás, boa parte dela é de alumínio. A pintura dela é bem legal, achei bem caprichada. Achei ela bastante silenciosa (obviamente quando corta, dependendo da peça o ruído aumenta consideravelmente), que era algo que eu buscava.
Ela tem ajuste mecânico de fim de curso (um parafuso com contraporca) e uma chave para desligamento no final de curso, também ajustável com parafuso e contraporca. Tem ajuste de avanço por mola de torção, com três posições: alto, médio e baixo. (penso em usar um hidrocheck para um ajuste mais fino, caso venha a sentir necessidade), mas por ora achei bastante bom o ajuste.
Vem com uma barra com uma peça limitadora para servir de régua para cortes repetidos, uma chave philips e uma chave de biela (12 ou 13mm) para o ajuste de ângulo da serra e uma plaquinha plástica que vai parafusada nas costas da serra para fixar as ferramentas. Não vem uma chave Allen 5mm, que é a usada no ajuste da chave de desligamento (não entendi porque, mas tinha sobrando e coloquei no porta-ferramentas). Chave liga-desliga tipo botão, com vedação de borracha e uma tampa "botão de emergência". A caixa do botão e o cogumelo da emergência são o que mais pareceram "vagabundos", mas é de aparência mesmo, não me parece que vai dar problema tão cedo. O botão em si me pareceu bom. por fiz, vem mais duas peças soltas, que é um calço, para manter a serra aberta (90º) apoiada na bancada e um que é o manípulo da extremidade que bascula.
Ah, ela tem um "porta cavaco" plástico. Não é aquela maravilha, mas ajuda a diminuir a inevitável sujeira.
Meu plano é fazer um gabarito próprio com algumas paradas fixas, para as posições que mais usarei e um porta-material para a alimentação da serra. Também penso em fazer um gotejador para óleo de corte, para economizar máquina, serra e melhorar o acabamento.
Não é máquina para usar direto, em produção, mas para trabalho eventual, acho que é um ótimo custo benefício.
Ah, a lâmina de serra que vem junto parece bem razoável. Já cortei aço e uma barra roscada temperada que tinha aqui e foi bem. O Inox é mais chatinho, como de costume. a barra roscada temperada cortou muito fácil, até me surpreendeu. Estou usando só o avanço lento por enquanto, mas vou testar com o rápido para ver como fica.
Comprei na LF mesmo (único lugar que parece que tem) por R$ 2300. Se for comprar liga lá e fala com o Webber, diz que foi o Ígor da TeD Engenharia que indicou. Ele que me atendeu e indicou a máquina.
Abraço!