Welker,
Talvez o mais simples seja usar um cone morse com o mandril nele...
Eu cheguei a fabricar um para mim porque na época não sabia onde comprar - voce pode fabricar o seu ou pode comprar pronto.
Este da foto é da CTC Tools (China) - já comprei deles e os produtos são bons...
Marcos,
As pinças são ótimas para prender hastes de ferramentas porque elas tem uma área de contato muito grande, o que dá uma boa rigidez na montagem usando pouca força relativa de aperto.
Pinças tipo ER podem ser fabricadas seguindo dois tipos - A e B - as pinças A tem 12 cortes, 6 na parte de cima, 6 na parte de baixo (intercalados) e as pinças tipo B tem apenas 6 cortes só na parte de cima.
Pinças grandes como ER32 por exemplo do tipo A podem fechar até 1mm a menos de seu diametro nominal - então se eu tenho uma haste de digamos 8mm, posso usar uma pinça de diam. 9mm que haverá aperto, mas não mais com a mesma rigidez do que se fosse apertada no seu diametro nominal, e pode haver um maior batimento da ferramenta, pois os apoios não são mais tão paralelos assim.
Pinças menores só podem apertar 0,5mm a menos e em alguns casos 0,25mm apenas...
Para operações de furação usando pinças, eu prefiro usar:
- pinças para os diametros nominais das ferramentas (haste de 8mm com pinça de 8mm por exemplo)
- um mandril com haste paralela e pinça no seu diametro nominal.
dependendo do trabalho, é interessante ter um mandril com haste paralela porque se pode alcançar posições dificeis, mas a rigidez é menor, então seria um "must" ter também um mandril com cone morse para ganhar em altura e rigidez...
Mas veja - é só minha opinião