Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: RicardoMarques em 12 de Janeiro de 2014, 14:52
-
Primeiramente quero dizer que sou bem leigo no assunto, so tenho bastante noção em projetos 3D.
Estou projetando um prato para narguile em aluminio.
Isso seria prato para narguile: https://www.google.com.br/search?q=prato+narguile&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=c8TSUs2gBYf7kQfF1YDwBw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1024&bih=642#es_sm=122&espv=210&q=tray+hookah&tbm=isch (https://www.google.com.br/search?q=prato+narguile&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=c8TSUs2gBYf7kQfF1YDwBw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1024&bih=642#es_sm=122&espv=210&q=tray+hookah&tbm=isch)
Ai eu fiz o projeto e gostaria de saber algumas informações, ja encontrei o material pra e ja fiz a compra, so estou esperando chegar. foi um tarugo de 250mm x 30mm em aluminio.
A duvida é a seguinte, pelo desenho para finalizar ele no torno teria que rodar o tarugo de um lado e depois virar a peça para fazer a parte de baixo.
e a peça tem alguns desenhos na parte de cima, queria saber se é possivel fazer isso em um torno, se esses desenhos sairiam perfeitos, esses desenhos são em alto relevo. oque ficaria mais facil para maquina fazer, esses desenhos em alto relevo ou em baixo relevo (afundados)?
vou postar algumas fotos e um video bem curto da peça que eu desenhei para voces terem uma noção de como é o desenho. lembrando que ela tem um tamanho meio grande tarugo de 250mm x 30mm e o torno tera que fazer trabalho na parte superior e inferior da peca.
agurdo algumas respostas, e sujestoes pois quero fazer mandar usinar antes do dia 20.
vlw galera e abaixo vai as fotos e video bem curto da peça!
PRATO NARGUILE FLOR DE LOTUS (http://www.youtube.com/watch?v=cFBs698uXgM#)
http://dc592.4shared.com/download/t7yhR8qkba (http://dc592.4shared.com/download/t7yhR8qkba)
http://dc592.4shared.com/download/cA9cT1_Ace (http://dc592.4shared.com/download/cA9cT1_Ace)
-
Na minha forma de ver esta peça deveria ser feita numa fresadora - tanto a parte de baixo como a parte de cima - na de baixo por causa das folhas em rebaixo e na de cima para os arabescos.
Uma das maneiras seria criar a peça (com sobremetal) na parte de cima no torno, e fazer os detalhes em fresadora - para parte de torno é preciso apenas decidir qual melhor tálica e criar gabaritos e dispositivos para usinagem.
Dependendo do grau de acabamento que queira obter, seria necessário uma fresadora de 5 eixos e mesmo assim a peça precisaria de algum acabamento manual porque iriam ficar marcas de ferramentas por todo o lado caso queira o trabalho em tempo curto.
se tempo não for a questão, poderá obter um objeto bastante razoável até numa fresadora de 3 eixos, mas prepare-se para usinagens longas e um acabamento relativamente bom - não perfeito por ser uma fresadora de 3 eixos - melhor com 5 eixos.
Um último comentário - o custo de produção - este tipo de operação é comumente feito para uma matriz e não peças de produção justamente por causa do tempo envolvido na feitura de cada peça.
-
usando uma fresadora de 5 eixos teria um tempo medio para fazer essa peça? sei que é impossivel calcular o tempo assim, mais em media quanto voce acha que vai demorar pra fazer essa peça?
outra coisa uma fresadora de 5 eixos a mao de obra sairia mais cara que uma de 3 eixos?
acho meio dificil de encontrar aqui uma dessas de 5 eixos onde eu moro! :S voce conhece algum lugar que faça isso com um preço mais em conta e que eu possa enviar via correio a peça?
-
Boa Tarde a todos
Primeiramente gostaria de desejar um feliz 2014 a todos
Fiquei meio distante do forum, mais to de volta , conforme necessidade apareço .....
Ricardo
Concordo com o Gilii e possível fazer esta peça em 3 eixos ....
Nada de novidade para alguém que conheça CAM
pode ser feito em copia ou raster , porem deve-se tem em mente que o acabamento não fica perfeito .... nada que um bom ajustador não resolva .
abraços
Rubens Medino
www.loja3dtoy.com.br (http://www.loja3dtoy.com.br)