Bom dia Julio.
Este tipo de alargador é de uso manual(não aconselho uso com auxílio de máquinas). Então, respondendo suas dúvidas:
1- O cone com recartilhado na extremidade existe para ser usado como centralizador do alargador no furo a ser usinado. Detalhe: este tipo de alargador eu uso somente em furos passantes. Exemplo de uso: Introduz o alargador por um lado do furo a ser usinado e o cone pelo lado oposto do furo com o lado menor do cone direcionado para as navalhas.
2- Para aumentar o diametro do alargador, solte a porca voltada para o lado do entalhe quadrado do eixo e aperte a porca oposta na mesma proporção. Para diminuir o diametro, faça o inverso.
3 - Para afiar, o recomendado é confiar num profissional experiente que possa fazer uso de máquina afiadora própria para este tipo de ferramenta. Não recomendo a afiação manual, pois entendo que não é possível alcançar a acuidade necessária para não sobrecarregar mais uma navalha do que outra, somente com uso das mãos. conversando com um afiador, ele irá te indicar o momento adequado para a substituição da ferramenta.
Uma dica para prolongar a vida útil é girar a ferramenta somente no sentido de corte(geralmente horário), tanto quanto avançar o alargador furo a dentro, quando da remoção deste. O movimento inverso, pode ser causador de quebra das arestas de corte.
Evite usar este tipo de ferramenta em usinagens aços carbono, prata, inoxidável e prata, por exemplo. Alargadores manuais são duráveis usinando ligas de alumínio(exceto duralumínio), latão, bronze. Possui bom desempenho na usinagem de polimeros como tecnyl, nylon, polietileno, polipropileno, entre outros.
Espero ter lhe ajudado, se precisar, pergunte amigo.
Abraço,
Gaiteiro.