Acabei de adquirir hoje um relógio comparador mais uma base magnética, ambos Digimess, com o intuito de basicamente ter um ajuste fino da profundidade de corte a ser dada em meu tornículo BV-20. A dúvida que se segue é a seguinte:
- Com o relógio comparador apoiado no castelo do torno, se ele estiver com um ângulo diferente de 90º em relação à superfície de apoio, o deslocamento que a ferramenta, solidária ao castelo, tiver não será o mesmo que a haste do relógio também vai ter. Não sei se concordam, ou se estou raciocinando errado, mas se o castelo chegar, digamos, 10mm para frente, com um relógio um pouco "torto" o deslocamento da haste do relógio será diferente de 10mm. E como estamos falando de tolerâncias pequenas, qualquer desvio, pequeno que seja, dará um resultado diferente do mostrado no visor do relógio comparador. Como corrigir isso, se é que é possível?
Seguem duas fotos de como instalei o Relógio Comparador. A base magnética ficou colada atrás do carro e a ponta do relógio encosta no castelo, onde será colocada a ferramenta. O desalinhamento de que falo é entre a haste do relógio e a base de apoio o castelo, onde está a ponta do reloginho.