Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas em Geral => Tópico iniciado por: Andre-PR em 08 de Julho de 2011, 21:26
-
pessoal preciso de uma ajuda, estou precisando de um tacometro para fazer a regulagem de maquinas com motor a gasolina, como motosserra, roçadeira etc, na fabrica eles usam um tacometro que se coloca próximo a vela de ignição e ele reconhece os pulsos elétricos, que seria o mesmo rpm; dei uma procurada mas só achei um no ebay que é com cabo, ai estive lendo e descobri que alguns multímetros tem a função tacometro, alguém sabe alguma coisa sobre essa função, ou sobre esse tacometro sem contato somente com aproximação?
-
André esse do multimetro eu não conheço, o que eu comprei foi este aqui http://www.goodluckbuy.com/digital-laser-photo-non-contact-tachometer-rpm-tester.html (http://www.goodluckbuy.com/digital-laser-photo-non-contact-tachometer-rpm-tester.html)
No mercado livre vc acha igual, mais por 70 a 90 reais
-
André esse do multimetro eu não conheço, o que eu comprei foi este aqui http://www.goodluckbuy.com/digital-laser-photo-non-contact-tachometer-rpm-tester.html (http://www.goodluckbuy.com/digital-laser-photo-non-contact-tachometer-rpm-tester.html)
No mercado livre vc acha igual, mais por 70 a 90 reais
entao Jost, esse até serviria, mas devido ao laser ter que estar em contato com o componente mecanico girante, em alguns casos fica dificil o uso desse modelo, em ultimo caso terei que tentar adaptar o uso deste modelo mesmo...
-
Jost, esse sitio é confiavel?
Abraços, Jakeira
-
pessoal preciso de uma ajuda, estou precisando de um tacometro para fazer a regulagem de maquinas com motor a gasolina, como motosserra, roçadeira etc, na fabrica eles usam um tacometro que se coloca próximo a vela de ignição e ele reconhece os pulsos elétricos, que seria o mesmo rpm;
Motores de 2 ou 4 tempos usam uma ou mais velas e essas velas recebem impulsos elétricos de alta tensão para haver centelhas. Se esses impulsos forem "capturados" é possível medir a rotação do motor. Devido a alta tensão (em torno de 20KV), a captação desses pulsos elétricos pode ser feita por um captador (tipo: uma garra jacaré) em torno do cabo da vela isolado.
É possível montar um simples circuito tacométrico que capta esses pulsos e gera uma saída em tensão, que pode ser conectado a qualquer multímetro com escala de 0 a 2V (por exemplo). Ou então um tacômetro digital completo independente, com captação desses pulsos.
A vantagem desse tipo de tacômetro é que não é necessário acessar o eixo girante do motor, útil em motores mecânicos.
-
pessoal preciso de uma ajuda, estou precisando de um tacometro para fazer a regulagem de maquinas com motor a gasolina, como motosserra, roçadeira etc, na fabrica eles usam um tacometro que se coloca próximo a vela de ignição e ele reconhece os pulsos elétricos, que seria o mesmo rpm;
Motores de 2 ou 4 tempos usam uma ou mais velas e essas velas recebem impulsos elétricos de alta tensão para haver centelhas. Se esses impulsos forem "capturados" é possível medir a rotação do motor. Devido a alta tensão (em torno de 20KV), a captação desses pulsos elétricos pode ser feita por um captador (tipo: uma garra jacaré) em torno do cabo da vela isolado.
É possível montar um simples circuito tacométrico que capta esses pulsos e gera uma saída em tensão, que pode ser conectado a qualquer multímetro com escala de 0 a 2V (por exemplo). Ou então um tacômetro digital completo independente, com captação desses pulsos.
A vantagem desse tipo de tacômetro é que não é necessário acessar o eixo girante do motor, útil em motores mecânicos.
Caro Minilathe, é exatamente isso no meu caso é uma vela só, a tensão é exatamente essa que você disse de 20 a 22 kV, gostaria que me desse um consultoria remunerada é claro, na montagem desse sistema, é possivel?
-
Jost, esse sitio é confiavel?
Abraços, Jakeira
Eu tenho comprado alguns trecos lá e nunca deu problema.
-
Jost, esse sitio é confiavel?
Abraços, Jakeira
Já comprei, e amargo um preju de algumas verdinhas.
Produtos que não vieram e os que vieram, em menor quantidade.
Depois da compra NUNCA obtive respostas. 02 reclamações junto ao Pay Pal.
O problema é que o PayPal não garante defeito ou falta dos produtos (variação na quantidade).
APENAS o NÃO envio TOTAL dos mesmos.
Ou seja, se você comprar 10 e receber 01, para o PayPal está tudo certo e eles não se "metem" na reclamação. ehehehehehe
Ou seja, o PayPal é um intermediador que só ganha.
-
Nunca tive problema com eles, a minha ultima compra, veio faltando um item mais eles fizeram o estorno para o Paypal.
Tenho um outro pedido que está agarrado no UTI mais de 2 meses, mais é problema aqui no Brasil.
Agora para quem comprou no Alibaba Aliexpress...
http://www.fraudes.org/clipread.asp?CdClip=22982 (http://www.fraudes.org/clipread.asp?CdClip=22982)
-
André,
pessoal preciso de uma ajuda, estou precisando de um tacometro para fazer a regulagem de maquinas com motor a gasolina, como motosserra, roçadeira etc, na fabrica eles usam um tacometro que se coloca próximo a vela de ignição e ele reconhece os pulsos elétricos, que seria o mesmo rpm;
Motores de 2 ou 4 tempos usam uma ou mais velas e essas velas recebem impulsos elétricos de alta tensão para haver centelhas. Se esses impulsos forem "capturados" é possível medir a rotação do motor. Devido a alta tensão (em torno de 20KV), a captação desses pulsos elétricos pode ser feita por um captador (tipo: uma garra jacaré) em torno do cabo da vela isolado.
É possível montar um simples circuito tacométrico que capta esses pulsos e gera uma saída em tensão, que pode ser conectado a qualquer multímetro com escala de 0 a 2V (por exemplo). Ou então um tacômetro digital completo independente, com captação desses pulsos.
A vantagem desse tipo de tacômetro é que não é necessário acessar o eixo girante do motor, útil em motores mecânicos.
Caro Minilathe, é exatamente isso no meu caso é uma vela só, a tensão é exatamente essa que você disse de 20 a 22 kV, gostaria que me desse um consultoria remunerada é claro, na montagem desse sistema, é possivel?
Enviei uma M.P.
-
Consulte o data sheet do Lm 2917 da national lá tem uma AN para vários motores.
O lm 2917 converte pulsos em tensão que é aplicada á um voltímetro com escsala de RPM. fácil e robusto.
Se quiser fazer o sensor tipo alicate Amperimetro, é só fazer uma bobina com núcleo de ferrite de umas 10 voltas e aplicar em um amplificador que irá ao lm 2917. ou pode ser por divisor usando "faiscadores" de raio para proteção de cicuitos telefonicos somado á resistores de 10 Mohms em série, pois não pode interferir no motor.
Este dias comprei vários c.is. e paguei $6,50 cada.
boa noite Ggxlro, muito obrigado pela dica.
Abraço
-
Pessoal, obrigado pelas informações!!
-
Em inspeção veicular tambem se usa um medidor de rpm sem contato.
la nos usamos um da Napro.
-
Alguns multímetros possuem medição de frequência, se enrolar um fio no cabo da vela e colocar um diodo zener de 12V para proteger o multimetro, os terminais do multimetro são ligados um ao fio enrolado no cabo da vela e o outro à carcaça do motor. Colocando o multímetro nessa escala, a rotação pode ser medida facilmente usando a seguinte fórmula (para motores de 2 tempos - 1 centelha por volta do eixo).
RPM = F(Hz) x 60
-
Alguns multímetros possuem medição de frequência, se enrolar um fio no cabo da vela e colocar um diodo zener de 12V para proteger o multimetro, os terminais do multimetro são ligados um ao fio enrolado no cabo da vela e o outro à carcaça do motor. Colocando o multímetro nessa escala, a rotação pode ser medida facilmente usando a seguinte fórmula (para motores de 2 tempos - 1 centelha por volta do eixo).
RPM = F(Hz) x 60
boas Minilathe, desculpe a demora, mas to comendo poeira de mdf por aqui, nao tive tempo de responder antes, ja estou a procura de um multimetro para frequencia, agradeço imensamente sua atenção tanto como a dos outros colegas que tambem ajudaram neste pequeno problema.
Abraço
-
Veja se esse serve:
http://www.pares.com.br/multimetros/26146-icel-multimetro-automotivo-at-3020--icel-manaus-26146.html (http://www.pares.com.br/multimetros/26146-icel-multimetro-automotivo-at-3020--icel-manaus-26146.html)
Algumas Caracteristicas técnicas:
- Visor: Cristal líquido (LCD), 4000 contagens com 35mm, barra gráfica e iluminação.
- Funções: Tensão contínua e alternada, corrente contínua e alternada, resistência, capacitância, largura de pulso (pulse width), período, freqüência, temperatura, RPM, Dwell Angle (ângulo de permanência), ciclo de atividade (Duty Cycle), teste de diodo e continuidade.
- Seleção de escala automática e manual.
- Interface RS-232C ótica para conexão em micro-computadores.
Etc ,etc ,etc !
-
boas pessoal, desculpem a demora, essa empreitada ainda nao terminou, estive atras do multimetro automotivo, mas são todos muito caros, entaossis, o unico jeito é ebay mesmo, ja encontrei um aparelho simples, prontinho pra uso, e tambem um outro mais sofisticado, ainda estou a decidir qual comprar.
http://cgi.ebay.com/Digital-Gasoline-Motorcycle-Car-Engine-Speed-Tachometer-/320557631379?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4aa2b94793 (http://cgi.ebay.com/Digital-Gasoline-Motorcycle-Car-Engine-Speed-Tachometer-/320557631379?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4aa2b94793)
http://cgi.ebay.com/Inductive-Tach-Hour-Meter-Gas-Engine-2-4-Stroke-/180630499309?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a0e6aafed (http://cgi.ebay.com/Inductive-Tach-Hour-Meter-Gas-Engine-2-4-Stroke-/180630499309?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a0e6aafed)
-
Comprei no Mercado Livre, chegou hoje paguei R$ 63,00 + sedex, é igual do Jost.
Testei e funcionou direitinho.
-
Comprei no Mercado Livre, chegou hoje paguei R$ 63,00 + sedex, é igual do Jost.
Testei e funcionou direitinho.
bem que eu gostaria que esse me servisse Montanaro, mas esse mede a rotação ''mecanicamente'', ou seja pelo que entendi o laser dele deve estar em contato com a parte girante, o que eu preciso é para motores a gasolina, ou seja ao aproxima-lo da vela de ignição, ele mede os impulsos elétricos, e informa a rotação do motor, eu estou enrolando pra comprar, mas agora não esta dando mais pra esperar...