Olá!
Minha dúvida é a seguinte: quando estamos escaneando a peça, o software sabe qual dos 3 contatos foi interrompido para fazer qual a disposição do plano? Ou simplesmente ele perde o contato e o software cria um ponto ali?
Não sei se vocês entenderam, mas digamos que meu touch probe está se movendo no eixo X e encontra uma peça. Quando ele toca a peça somente um ou dois dos sensores será interrompido. O software sabe qual foi esse sensor que foi interrompido para saber em qual direção o plano da peça se encontra? Ou simplesmente interrompe o sinal?
Todos os contatos estão em série, qualquer um que seja interrompido sinaliza o contato com "a peça".
Pois se ele simplesmente interromper o sinal, seria possível eu escanear uma peça de metal de forma mais simples: ligando um fio na peça (de metal) e o outro fio no touch probe. Nesse caso ao tocar a peça o sinal seria fechado.
É isso mesmo, simples não é? Pode ser até um arame que abre contato quando toca a peça. Não precisa de grandes investimentos nem de tempo nem de dinim pra começar a brincar com isso.
E tem muitas placas controladoras de motor-de-passo com predisposição para probes, a configuração é idêntica às das chaves de "home". Se vai ser o fechar ou o abrir do sinal que indicam o contato é só ajustar na configuração.
Alguns poréns na minha instalação:
1. Os fios da probe geraram interferências quando ligava o spindle, começou a perder passos. Solução: utilizar conectores e remover completamente a probe antes de ligar o spindle.
2. A nuvem de pontos gerada (LinuxCNC): não descobri ainda como trabalhar com ela... abre liso no MasterCAM, mas estou longe de gerar qualquer percurso.
Boa sorte!
Ricardo Maeda