Amigos,
Estou tendo muitos problemas ao trabalhar com bedame no torno que tenho em minha oficina.
É um torno pequeno, de 1 metro, motor trifásico de 5cv.
Estou usando suporte e pastilha de metal duro. Mesmo a ferramenta estando perfeitamente alinhada com o eixo da peça a ser usinada, assim que a ferramenta encosta na peça a pastilha quebra.
O que preciso fazer é: tenho uma barrinha de 8mm de diametro e 50mm de comprimento de aço 1020 que preciso fazer um canal na ponta da barrinha, a ponta eu deixo a uns 20mm longe da placa(é o minimo possivel), este canal que preciso fazer quase na ponta da barrinha, deve deixar o diametro dentro do canal em 6mm.
O que acontece é que quando a pastilha encosta na peça, a pastilha imediatamente se enterra na barrinha, quebrando a pastilha e entortando a barra, que por sua vez gira e "monta" sobre o suporte, travando de forma que a placa fica girando em falso sobre a peça que está presa.
Reparei que isso acontece assim que a pastilha toca e começa a tirar metal da barra, e eu estranho pois o avanço é minimo, indo de decimo em décimo manualmente.
Fiz um teste afiando um bits no mesmo desenho da pastilha(bedame), e o efeito é o mesmo, quebra logo em seguida.
Pergunto: está correto alinhar o bedame exatamente no eixo da peça? nao deveria ficar logo abaixo? logo acima? qual a velocidade ideal? estou usando 130 RPM, mas ja tentei de 64 até 350 e sempre quebra, ja gastei uma fortuna em bits e pastilhas só para testar e tentar identificar o problema.
Agradeço qualquer ajuda!!
Abração!!