Fábio, Luis
O inversor que estou usando é considerado de boa qualidade. É o WEG-CFW10.
O técnico da Tecmaf me avisou que isso poderia ocorrer. Mas eu fico meio incrédulo, pois para que serve o cabeçote que não possa variar a rotação?
E ele foi bastante enfático: "... esse spindle só trabalha em 18000..."
Por isso mesmo, Fábio, solicitei a você aquele orçamento para os spindles independentes a fim de instalá-los em motor trifásico de 3CV da WEg que tenho aqui. Eu uso outro do mesmo tipo em um moinho de alta energia para o qual montei o sistema de automatismo usando CLP e inversor CFW08 também da Weg. Já trabalha há dois anos e nem chia.... o único cuidado que o pesquisador teve foi colocar circulação de água nos mancais, construídos especialmente.... e mais nada.
Não sei, mas me inspira mais confiança do que esses Spindles que a TECMAF está me ofertando agora. Tenho dois (esse e um de 2 CV) mas não tenho coragem de submetê-los a um regime de trabalho um pouco mais pesado.
Porque, 1 CV que não corta alumínio de 6mm de espessura e passo 0,5 ou 0,7, fresa HSS, mesmo refrigerado a ar, de custo alto, é um pouco demais para mim, apesar do meu pouco conhecimento na área.
No teste que fiz ontem com uma fresa de 5mm, ele aqueceu muito, reduziu drasticamente a velocidade e teria queimado se eu não estivesse atento para desligar.
Afinal de contas, meu interesse maior agora é usinar alumínio, principalmente chapas de espessuras de 1/4" até 5/8", que é o que está rolando muito por aqui como subempreitada de grandes oficinas...
ronaldo