Bom dia senhores!
Sou novo no ramo de CNC e estou com um problema sério. Uso Artcam/Mach 3. Já estou há algumas semanas tentando usinar uma ferramenta em aço VC-131, uso aquele oleo solúvel para resfriamento, parti de uma fresa de topo reta de 3 mm de diâmetro para tirar o "grosso" do material, daí fui descendo para 1mm, 0.7mm, 0.5mm, 0.2mm, tudo beeeeemmm devagar, não sei se seriam exatamente necessárias todas essas etapas e trocas de ferramentas mas por ser um aço muito duro essa foi a melhor maneira que encontrei para usinar e até aí mesmo com algumas quebras de ferramenta(até então não sabia calcular rpm/avanço e fiz tudo de "orelhada") tudo parecia correr consideravelmente bem.
Mas aí começou o meu problema, comecei a usar uma fresa piramidal de 15º de aço duro para fazer o acabamento que por ser bem fina desgasta e quebra com frequência. A ferramenta que estou usinando é bem pequena, em torno de 25x25mm, e com alguns detalhes que pela simulação do artcam eu não conseguiria alcançar com outra fresa. Já usinei o mesmo modelo em grafiti porém não obitive bons resultados com eletroerosão, portanto o ideal seria usinar diretamente no aço mesmo mas me parece q essa fresa piramidal ou não é apropriada para o serviço ou, mais provavelmente, eu estou fazendo algo de errado, ou talvez seria impossível fazer esse nível de detalhe neste material. Por isso venho pedir a ajuda dos senhores mestres da usinagem CNC.
Gostaria de entender como se calcula rpm/avanço para uma fresa dessa, como determino o diâmetro de uma ferramenta q acaba numa ponta que é praticamente uma agulha???
Se alguem que trabalhe com metal, micro fresas puder me dar uma ajuda ficarei eternamente grato, segue abaixo uma imagem do modelo que está me tirando do sério.
Problema com fresas de acabamento / Piramidal