Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas para CNC => Tópico iniciado por: Recav em 30 de Janeiro de 2007, 21:03
-
Alternativa Utilizada por Jorge Proparts, mais detalhes no link :
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=312&postdays=0&postorder=asc&start=60
(http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/CNCs/CNCProparts008.jpg)
-
Alternativa utilizada por Marcus, mais detalhes no link abaixo :
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=672&postdays=0&postorder=asc&start=15
(http://img253.imageshack.us/img253/2288/spindle1jj8.jpg)
-
Alternativa utilizada por Francisco de Assis, mais detalhes no link abaixo :
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=591&postdays=0&postorder=asc&start=15
(http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/CNCs/DSC05354.jpg)
-
bom Meu nome é Rodrigo, e recentemente construi uma maquina CNC.
é coisa pequena, Area util X350mm, Y350mm, Z120mm as mesas sao feitas em Nylon, e correm sobre eixos de 10mm de diametro com a ajuda de buchas de bronze. a estrutura foi feita com madeira.
Motores utilizados: 23LM-C004, 6V 1,2A
Drive : Phase Drive.
sistema de traçao: barras roscadas 1/4", com duas porcas em cada mesa.
pois bem, só falta comprar o motor que carrega a ferramenta mas estou em duvida em qual comprar: vou fazer trabalhos leves, madeira fina, Placas eletronicas, e quem sabe acrilico. que motores voces recomendam???
ouvi falar em usar uma Dremmel é possivel???
tambem ouvi sobre tupias, sao boas???? qual a diferença enrte retificas e tupias ???
-
rodrigo
Amigo, se sua estrutura suporta um bom peso, use uma tupia, se nao use uma microretica dessas qualquer nao precisa ser dremel tem uma microretifica da FORT que vende no ML com 180w de potencia a dremel so tem 120W, as pontas e fresas sao as mesmas da dremel, para placa de Circuito vc vai precisar de uma ponta conica (bem é o ideal né) tem um cara no ML q vende um kit por 100 pilas com 30 ou 40 fresas nao sei q tem uma, é muito boa, eu comprei a algum tempo,.
abraços
-
Companheiro Rodrigo.
Eu fiz uma maquina desta que vc. está falando, para placa de circuito impresso e eventualmente depedendo da imaginação para outros serviços, falta concluir algumas coisas, teis como, placas de controle e tocar a mesa por uma de MDF, pois a que coloquei foi só para teste, já está com a DREMEL instalada e nos testes consegui exelente precisão, chegando mesmo a alcançar menos de 0,25 de mm, com broca aomum, cou colocar uma foto, vendo barato pois tenho que me submeter a uma sirurgia um tanto complicada e preciso completar uma grana, segue a foto.
-
muito obrigado pelas resposta, e a proposito alguem sabe o peso da microretifica da FORT? e de uma tupia qu seja boa???
por favor se possivel coloquem modelos de Tupias pois me interresei só estou com duvida quanto ao peso ja que minhas guia sao dois eixos 10mm aço 1045.
-
Rodrigo,
Máquinas da categoria de uma Dremel, similar ou mesmo uma tupia pequena são bem leves - menos de 500 gr...
Procure um catálogo de algum fabricante, como Bosch, Black & Decker, DeWalt, Makita etc que você encontra tabelas de pesos nas características técnicas dessas máquinas.
-
Companheiro Rodrigo.
MAKITA 906, se enquadra neste tipo de serviço, tem tamanho e peso adequado para uma boa faixa de maquinas CNC. e o preço fica quase igual a uma DREMEL que é bem menor.
-
obrigado pelas respostas, vou procurar a Makita e dar uma olhada. 8)
-
Colegas:
Para o eixo Z utilizo de guias de máquina de escrever, uma Tupia similar á Makita e uma adaptação de um motor de passo como base para um motor CC de 36 Volts. Possso ainda usar um micro-retífica nesta base. O motor de passo é um Nema 23 23LM-C004, 6V 1,2A. Drive próprio baseado no L297 e sistema de tração com barras roscadas M6x1 em inox 304L e porca em Nylon a base é uma chapa de 4mm dobrada.
André
-
Pessoal:
Como moro em AP e minha oficina é a dep. de empregada, não posso fazer barulho para não eincomodar a dona patroa e aos vizinhos, deste modo, fui forçado á utilizar uma solução de "baixo ruído" para os cortes de compensado, acrilico, balsa, latão e alumínio. Utilizei de uma estrutura de um motor de passo Nema 23 para colocar um motor Brushless e uma parte de um cabo de extrensão para micro retífica.
-
Pessoal:
Nas fotos esta montado o motor CC versão 2 para cortes e marcação em geral. As fotos foram feitas com meu celular e não estão uma maravilha mas dá para ter uma idéia. Ver no detalhe que estou fazendo uma placa de PCB.
André
-
André,
Gosto desta idéia de usar um "brushless" para spindle...muito interessante :)
-
André, qual drive vc está usando pra esse motor brushless ? Qual a tensão e a correte dele?
eu tenho um aqui, mas é parrudinho, pena q nao sei a tensão dele e nem tenho drive, o jeito será eu fazer um driver pra ele.. vou me quebrar todo fazendo o ponte-H tripla e o acionamento será com TIP122 princípio. e usarei um PIC pra logica.
-
Pelas fotos ele parece estar usando um Esc(electronic speed control) e motor usados em aeromodelos, deve controlar a velocidade por um servoteste.
Quanto à fazer um driver, isto não é tão fácil como para os de motores de passo. Além da ponte H de fets (de preferência), por se tratar de um motor brushless sensorless (sem sensores) o driver precisa saber quando acionar a próxima fase e isto é feito lendo o pólo que não está sendo utilizado naquele instante.
Acho muito mais fácil usar um Esc pronto e só se preocupar em gerar um pulso de 1 a 2ms em intervalos de 20ms, para o controle da velocidade.
-
Pessoal:
O Driver utilizado é um Speed control de 30A que eu utilizei de um aeromedelo elétrico meu que eu não estava usando, o o pulso conforme o Júlio comentou no mail dele eu uso um circuito com um LM555 e um potenciômetro para variar a velocidade do motor.
André
-
Andre e Julio
temho um motor brushless e não tenho nenhum dado sobre ele, ele era de um HD gigante antigo, tem 11cm de diametro e os fios do enrolamento são grossos mais ou
menos AVG 18, são tres fios, como não tenho nenhuma experiencia com esse tipo de motor queria saber se é possível usar um controle desses de aeromodelo e qual o tipo mais fácil (simples) para controlar a velocidade, quero usar o motor no spindle da minha CNC, agradeço a ajuda
Gilberto
-
Tai mais uma alternativa para spindles esse particularmente eu fiz pra minha maquina, (que esta em projetos de usuarios)
-
Olá Guga,
qual rpm deste motor?
-
Andre e Julio
temho um motor brushless e não tenho nenhum dado sobre ele, ele era de um HD gigante antigo, tem 11cm de diametro e os fios do enrolamento são grossos mais ou
menos AVG 18, são tres fios, como não tenho nenhuma experiencia com esse tipo de motor queria saber se é possível usar um controle desses de aeromodelo e qual o tipo mais fácil (simples) para controlar a velocidade, quero usar o motor no spindle da minha CNC, agradeço a ajuda
Gilberto
Segue esquema de um Speed pra motores brushless, tenho o programa para o microcontrolador também....
-
Ramede,
Obrigado pela colaboração...
-
Paulo
este e um motor de 1100 rpm 1,5 cv trifasico...
-
Olha só o spindler do cara...
-
Olá todos, ando sumido mas sempre que posso dou uma olhada no Guia. Fui contactado pela empresa TecMaf do Brasil em Sta Barbara do Oeste que começou a produzir spindles sem ecovas para cnc com potencia de 1; 2; 3; 4; 5; 7,5 e 10 cv com 18.000 RPM e me pareceram de ótima qualidade. Embora eles ainda não tenham os spindles no site da empresa vale a pena consultar por telefone.
Um abraço
-
Laser,
Vc chegou a olhar os preços?
Obrigado
-
Fernando e Brenk,
Sou representante da Tecmaf...
Qualquer dúvida é só perguntar...
-
Fábio, você tem mais detalhes sobre este motor citado pelo Laser737? Se possivel o de 1cv ou 2cv....
-
Igsalamon,
Sim - tenho alguma coisa sim...este do desenho é de 1,2 CV
preços por MP;
-
Fábio,
Um desses de 1,2 hp é o menor? Ou o de 1 hp... ou o menor mesmo... quanto sai? Se não quiser postar aqui me passa por MP.
Obrigado
-
Brenk,
Estou vendo lá com eles a possibilidade de motores menores, mas no momento este é o menor...
É bem leve para a potência que é capaz de gerar, e tem a vantagem de ter o porta pinças já incorporado, o que oferece uma excelente rigidez...
-
E pra controlar a velocidade desse motor como faz? tem o seu devido inversor? vem junto ou e separado?
Obrigado
-
Marcus,
Usa-se um inversor comercial que deve-se adquirir em separado...o fabricante do motor também oferece inversores da WEG
-
Fábio,
Me passa o valor por MP do motor de 1,2 mesmo... É um bom torque.
-
gimbabf, tambem tenho dois motores desse de hd antigos de 5 1/4, o motor o eixo fica parado eo corpo e quem gira, os fios saem por dento do eixo, sera esse o que voce tem? voce ja colocou pra funcionar, como fez?
MDAWEB
-
Mdaweb
esse motor de hd é bem maior que os seus ( ver tópico motor trifásico, tem fotos ) preciso construir um drive especialmente para ele, é um motor bruschless DC, diferente dos encontrados no comécio que são AC, no caso dos seus motores vc pode tentar usar o drive deles caso a PCI do Hd esteja boa
Gilberto
-
Olá amigos, separamos aqui um Heberle de 1/4 cv e 1210 RPM com rolamento... para maior performance. Como a máquina que estamos a projetar é robusta e o motor um tanto pesado (cerca de um quilo e aparência semelhante ao do Jorge no primeiro post), não vejo problema estrutural em usá-lo mas gostaria de saber de vocês se para testes e fresas "leves" mem madeira e acrílico ele pode servir como spindle?
-
Estou concluindo o Eixo Z e vou usar nele uma tupia, daquelas chinesas...
O motor de passo aciona um fuso com passo de um milímetro por volta e o conjunto todo sobe e desce... básico...
Um dos problemas que verifico é que a tupia, apesar de contar com um ajuste de velocidade, não tem uma boa perfórmance em baixas velocidades...
Ela, em 18.000 rpm tem um bom torque, mas com velocidades baixas (mínima), perde sensivelmente o torque.
Isto vai inviabilizar trabalhos em metais, que exigem velocidades mais baixas e bastante torque...
Daí tava pensando.....
Será que não daria para se montar algum tipo de spindle, parecido com aqueles daquelas furadeiras de bancada, onde o motor responsável pela rotação da ferramenta fica fixo e fazer baixar apenas o eixo da pinça?
Parece que naqueles casos existe um rasgo lateral no eixo externo, mantendo-o fixo, enquanto o interno é que gira...
Uma engrenagem se encarrega de fazer os eixos subirem e descerem... e isto alivia em muito todo o peso que recai sobre o motor responsável por fazer esta extrutura se movimentar...
Podia-se colocar daí um motorzão trifásico com polias invertidas (usando o mesmo processo das furadeiras de bancada) tanto no motor quanto no eixo e o sstema de elevação ficaria bem levinho, pois o que subiria e desceria seria apenas o eixo principal e não toda a extrutura, como vejo que acontece em quase todas as máquinas que geralmente são montadas artesanalmente, como a minha....
Imagino que nas máquinas profissionais devem ser utilizados algumas soluções deste tipo, pois vi algumas máquinas destas com motores enormes (só dá pra ver o motor) e eles ficam fixo... enquanto a ferramenta se movimenta...
Gostaria de ver uma máquina destas de perto, mas não foi possível... Daí fico pensando se não existe meios de se montar algo assim, que aliviasse a carga do eixo Z, que ao movimentar toda a extrutura sobrecarrega demais o pobre do motorzinho que colocamos lá...
Abraços pra todos,
Eduardo
-
Eduardo,
Acho que jeito até tem, porem acho q ficaria muito caro, tanto financeiramente como mecanicamente falando, entao acho que a solução seria um motor trifasico de 1/2 Cv e um inversor de frequencia, eu tava olhando os valores e o conjunto (motor 1/2cv carcaça de aluminio e inversor básico) fica em 600 a 800 paus, ai é so colocar um mandril de aperto rápido na ponta do eixo do motor e pronto, resolvido o problema, ps: mandril de aperto rapido até 3/8 é barato agora de 1/2 pra cima é 200 paus pra frente
abraços.
-
Edu Lopes;
Acho mais fácil e mais barato aumentar o tamanho do seu motor do eixo Z do que fazer todo este desenvolvimento.
Reinaldo;
Sua solução realmente é simples. Demais. Adaptarum mandril na ponta do motor? e onde ele vai apoiar as forças de usinagem? No rolamento do motor não pode de geito nenhum.
-
Edu Lopes,
O Gilii está representando um motor Spindle de alta frequência apropriado para isto, preparado para o uso de pinças, espero apenas que esteja mais próximos de nossos bolsos!
Aqui mesmo no fórum existem idéias como a sua e com fotos, faça uma pesquisa. Há um colega inclusive, que montou aquele principio das antigas " brocas de dentistas", bastante interessante a solução.
-
Reinaldo;
Sua solução realmente é simples. Demais. Adaptarum mandril na ponta do motor? e onde ele vai apoiar as forças de usinagem? No rolamento do motor não pode de geito nenhum.
Fala Rgallas blz
olha eu uso deste geito a um bom tempo
e nao tive nem uma problema.
mais e sim errado usar o mancal do motor, o certo e ter um mancal proprio
acoplado abaixo ne do motor
alias o rapaiz ai e muito obiservado vio rsrs!!!!!
eu uso aqui um motor siemens de 1/2 cv, de carcaça de aluminio
e uma inversor de frequencia de 300 hz da marca weg que pra mim e o melhor
ele aguenta trabalhar por um bom tempo em baixa frequencia os de outras marcas
ja ouvi falar que e meia hora queima.
meu motor e de alta, dois polos, 3380 rpm, com o inversor de 300 hz ele vai a
17.200 rpm, com um de 500 vai a 29.100.
e o mandril que uso aqui e um dos mais baratos. de 18 reais,
nao lembro agora a medida, e é colocado com conico.
lembrando que esta ideia foi criada a muito tempo pelo grande Motta la da Bahia
o jack.
blz galera falou
-
Dimetalmc;
Claro que tudo pode. Mas será que é uma solução viável? Você consegue usinar metais? Como foi colocado pelo Edu Lopes ele pretende viabilisar a usinagem de metais, em baixa velocidade e avanço.
Mas é bom saber que você usa esta solução. Mais um paradigma quebrado na minha cabeça. Aliás, nestes dois anos de GuiaCnc, tão sobrando poucos paradigmas...... hehehhe
-
. . . eu uso . . . e uma inversor de frequencia . . . da marca weg que pra mim e o melhor
ele aguenta trabalhar por um bom tempo em baixa frequencia os de outras marcas
ja ouvi falar que e meia hora queima.
Gostaria de ouvir mais opiniões à respeito, pois fui informado que o inversor da ABB não dá manutenção, sendo esta uma das razões de ser melhor que a marca weg.
-
. . . eu uso . . . e uma inversor de frequencia . . . da marca weg que pra mim e o melhor
ele aguenta trabalhar por um bom tempo em baixa frequencia os de outras marcas
ja ouvi falar que e meia hora queima.
Gostaria de ouvir mais opiniões à respeito, pois fui informado que o inversor da ABB não dá manutenção, sendo esta uma das razões de ser melhor que a marca weg.
olha só, melhor é mais uma questão de espeçificar corretamente pra sua aplicação, do que durabilidade de produtos, hje tá praticamente tudo igual neste quesito, quando "eu acho" que o ABB é melhor é porque conseguimos maiores velocidades com ele pois o do modelo monofásico deles, de alim em 220 volts vai até 500hz ou seja mais velocidade disponivel , o que é melhor para alguns tipos de trabalhos.
-
Já vi que caboclo não pode mesmo é ficar parado... hehehehe
Pintou um finalzinho de semana mais tranquilo, já fica inventando moda...
Óia aí o que eu estou em vias de cometer...
Na realidade, já estou cometendo... rs....
Gostaria que os amigos comentassem, pois não sei ainda o resultado que vou obter...
-
O motor é Trifásico 220V - 60Hz - 3460rpm - 1/2Hp...
Rolamentos superior (únicos que consegui até agora) Timken LM501349 e o eixo do mandril pretendo fazer com rasgo de chaveta, para ser conduzido solidáriamente pelo tubo externo...
A idéia é algo similar às furadeiras de bancada...
Pretendo usar polia com o dobro do diâmetro no eixo do motor, em relação à que vai engastada no eixo do spindle, fazendo com isto que a rotação dobre...
Funcionando adequadamente, a idéia é colocar futuramente um inversor neste motor...
Como o projeto ainda não está pronto, ainda não sei como será a perfórmance do conjunto.. . por isto gostaria que os colegas tecessem alguns comentários, pois como ainda estou em fase de execução, não fica difícil fazer algumas mudanças, caso venham a ser necessárias....
O medo é depois de tanto trabalho, a coisa não dar certo.. rs....
Vou colocar algumas fotos do que já tenho mais ou menos pronto, para verem como está ficando... inclusive 2 fotos do painel...
-
Pessoall, alguem já pensou ou utilizou um eixo de serra como spindler?
Será que da certo?
MDAWEB
-
Mdaweb,
Deve dar, apesar de um tanto pesado e fabricado para resistir a esforços radiais apenas...
-
O que vocês acham desses motores para o Spindle?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69724610-_JM
http://aeromidas.com/loja/product_info.php?cPath=1&products_id=49&osCsid=24a83a5d87105b82b3e0bd0e1680f4d2
http://cgi.ebay.com/EK5-0081-Brushless-Motor40g-3900RPM-V-ESC-25A-10T-Gear_W0QQitemZ360019122360QQihZ023QQcategoryZ123849QQcmdZViewItem
Até que material um motor desses deve conseguir cortar?
O motor puxa uma corrente gigante, será que uma fonte de PC dá conta.
Pelas especificações teoricas de algumas eu já vi que sim, será que na pratica tambem?
Andre Milke, que fonte vc usa no seu brushless, o motor esquenta muito, tem noção da temperatura de funcionamento?
Muito Obrigado e Abraços.
-
Caros, como vocês já sabem que eu tenho um problema grande quanto ao barulho, parti para o conjunto motor indução/inversor. Sabemos que não é uma solução muito ortodoxa mas funcionou bem para alguns colegas do forum.
Tomei o cuidado de ligar na siemens e verificar o rolamento do motor que eu comprei. É um 6202 2ZC3
achei alguma especificação no link http://simplybearings.co.uk/shop/p1470/62022ZC3+Metal+Shielded+Deep+Groove+Ball+Bearing+15x35x11mm+=+6202.2ZC3++6202ZZC3/product_info.html
fiquei mais tranquilo quanto a velocidade que o rolamento suporta: velocidade limite 22000 , velocidade de referencia 43000, bem mais que os 3600 designados para os 60hz.
Outra coisa, apesar do rolamento não ser de contato angular, a construção do motor contempla que ele seja instalado na posição do spindle, com a ponta do eixo volta para baixo, sem problemas. Essa posição consta no catálogo do fabricante. (siemens)
-
Sanches,
Então, pelo seu comentário você está dando o aval que funciona...
Se posso sugerir, diria para ter cautela no que afirma, pois não é assim simples - troca-se de rolamentos e pronto...
Sugiro verificar junto a um fabricante de rolamentos quais as necessidades de montagem para rolamentos desse tipo, bem como suas faixas de aplicação...
Da forma que você escreveu, parece que está resolvido o problema....
desculpe se fui (e sou) chato, mas não pude ficar quieto...
-
ops....
Fábio, talvez eu tenha sido infeliz no uso do nosso difícil português...
não dei aval de nada..nem tenho conhecimento pra isso. Só tentei dizer que o rolamento original do motor, aquele informado acima, suporta velocidades bem superiores aos 3600 rpm que vem na placa do motor. Pois eu sempre imaginei que girar estes motores a 15000-18000 fosse para destruir o rolamento em pouquíssimo tempo. Agora, sabendo da especificação do rolamento, acho que não é tão perigoso usar o original em 15000 rpm por exemplo. Não substitui nenhum rolamento, citei só as características do original.
E quando eu falar bobagem é pra ser chato mesmo, pode puxar a orelha! ;D
-
Sanches,
Espero que entenda o "porque" eu sou muitas vezes chato com certos assuntos (para dizer a verdade, com praticamente todos os assuntos :) )!
Outro dia escreví num tópico dando uma das minhas opiniões, e o caboclo entendeu que eu afirmei categóricamente alguma coisa - e de fato não era muito positiva - e já saiu dizendo um amontoado de besteiras para outras pessoas que mais do que depressa meteram o pau em mim...
A sorte que normalmente o que eu digo eu afirmo embasado em conhecimento adquirido em estudos e em uma carreira profissional, e não pura e simplesmente por "achismo", e o caboclo se ainda não quebrou a cara, está quase - o que é bom porque pelo menos ele terá a chance de aprender alguma coisa nova ...
Então decidí que vou manter a minha conduta de dar palpite nos problemas dos outros só que de forma cautelosa sim, mas talvez mais contundente, mais exigente e porque não dizer mais realista!.
Sempre fui cético e um tanto negativista, mas daqui para frente serei um pouco mais! :)
A idéia é incutir um pouco mais de conhecimento nas pessoas de forma que elas pesquisem mais antes de saírem fazendo porque um outro disse que fez e pronto - tá resolvido...
É por isso que nosso mercado está inundado de produtos e serviços de qualidade inferior, e eu não aceito muito bem que essa mentalidade impere por aqui...
Infelizmente sou assim, e não pretendo mudar num futuro próximo!.
No caso específico de troca de rolamentos, sugerí que procurasse um fabricante, porque vai ver que os limites de rotação de rolamentos como estes citados são normalmente sob condições específicas, como sob névoa de óleo ou em alguns casos com graxas especiais para altas temperaturas ...
Já para as montagens, pressupõe-se que os rolamentos sejam montados com sistemas de pré cargas e que tenha a possibilidade de medições e ajustes posteriores, e isso demanda usinagens e características específicas...
Claro - é interessante ver que alguns estão usando e tendo até exito com estes motores, ainda mais que o investimento é relativamente baix, mas deve-se cuidar para que isso não vire norma...
Para as aplicações que a grande maioria de nós temos - que é extremamente leve e sem compromisso - acredito que nem precise trocar rolamentos, mas se simplesmente se afirmar certas coisas, daqui a pouco vai ter gente com necessidades industriais e vai achar que com meia duzia de parafusos resolve seus problemas...
Se fosse assim um centro de usinagem VNC não custaria o que custa, e não faria o que faz...
MAAAAASSSSSSSSS, para não perder o costume, é só a minha opinião...
-
concordo plenamente..
afinal nossas necessidades não são lá as necessidades da industria...
quanto aos rolamentos.. os meu não troquei ainda.. (AINDA)
mas tá na lista de coisas a fazer..
não vai ser por conta de um rolamento de 40 contos.. que eu vou moer um motor novinho hehe
Abraços
-
Desculpem desenterrar o tópico mas creio ser válida a informação.
Baseado em experiência própria vos digo:
Fazer um motor dimencionado digamos para 3600 rpm ,girar a 15 ou 18 mil não requer apenas cuidado com os rolamentos.
A força centrífuga gerada PODE danificar a ventoinha ou até o rotor.
Um pedaço de plástico rígido ou um pino elástico (trava da ventoinha) nessa velocidade seria equivalente a um tiro.
Internamente pode ocorrer desprendimento das lâminas do rotor.
Elétricamente ocorerão perdas de campo e sobrecorrente (dentre outros efeitos teòricos)
Todo cuidado é pouco.
Grato.
-
Minha tentativa desta vez na substituição das tupias [pesadelo] vai ser agora com um motor trifasico italiano ,que o fabio camargo conseguiu ...testei o bichinho com 300hz no inversor ,deu 18 000 rpm ,e muito silencioso ,mandei adaptar o porta pinças ,e vou comprar um inversor toshiba que chega a 500hz ,não que eu vá usar nesta faixa de frequencia ...segue o tópico que criei ...abraços
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,10032.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,10032.0.html)
-
Oi, Cyrillo.
Na placa do motor tá marcando 7Kg. Esse é mesmo o peso dele?
E o preço? Como foi feita a adaptação da pinça?
Abraço.
Jorge
-
sebastião.. segue o DXF do porta pinças...
esse desenho foi feito para motores com eixo de 11mm
no teu caso.. se nao me falha a memoria é 14... é só fazer o furo na parte de cima com a medida certa (14) e eu faria ele um pouquinho mais longo... uns 10mm.
-
Fabio ,optei por não usar as ER 16,pois vc disse que chegavam a 13 mm e não chegam ,só vão até 10 ,a ER 20 que chega a 13mm vou adaptar um porta pinças da minha tupia superior ,que ja tenho aqui com umas 4 pinças consigo usar todas minhas ferramentas com elas e um mandrilzinho tipo o eixo da dremel que uso na pinças de 6 mm ,vendi uma Tupia porter cable hj por quinhentão ,pra bancar o inversor .To feliz com a escolha ...só uma pergunta ,como o porta pinças que tenho aqui tem um cone no fundo ,eu posso dar um passe neste cone fixando ele no torno pelo cone onde fica a pinça e prendendo entre pontos ne?dai deixo ele no diametro do eixo do motor e faço uma luva que entre na prensa nas duas pçs ne? será que ficaria centradinho?
-
é muita coisa pra dar errado.. mas se o cara for bom é possivel.
-
Fabio então qual seria o procedimento mais adequado?
-
Amigos para não poluir o forum com o mesmo ou quase o mesmo problema , vou pegar uma carona neste aqui valeu rsrsrs.
Precisso trocar os rolamentos do meu spindle, como o F camargo ja sabe, pois já conversamos,
mas quero substituir o spindle por esta tupia que ja tenho. pois não posso parar de trabalhar
anteriormente ela já me serviu com o mesmo proposito, mas tive que usar o suporte que fiz para ela em outra montagem , mas tambem não gostei pois foi feito meio as presas, por isso pergunto se alguem ja colocou um destes em foto abaixo em sua cnc e se tiver o arquivo do suporte ,se poderia me fornecer, pois to com o spindle parado para não prejudicar mais o danado até desmontar e verificar os rolamentos.
Há , tambem vou mandar fazer uma bucha para adaptar a porca porta pinça do spindle nsta tupia. O que vcs acham???
abraço
ricardo
-
José Ricardo,eu acho que tem como fazer de algumas maneiras ,uma pela base ,mas vc vai perder um pouco de curso da ferramenta ,,ou vc pode até mesmo retirar a base com coluna e prende-la com abraçadeiras ,e com uma fresa ou eixo comprido fixado vc acertaria o esquadro com a mesa ,eu ja aproveitei até o encaixe dos cabos de segurar a maquina pra fazer um suporte ,é só perder um tempinho que isso se ajeita ...abraços
-
obrigado amigos, , pois depois de quebrar a cabeça já consegui fazer uma engenharia rsrsrs para colocar a danada para trabalhar.
foi até mais simpres do que pensei
segue a foto
bem ,nesta foto ela esta com as duas empunhadeiras, mas eu já reitifei pois com elas me diminuia aarea da mesa.
sem elas ficou muito bom.
o problema é ainda o barulho, mas achoque vou fazeruma caixinha de acrilico para colocar pois acredito que va diminuir bastante.
depois coloco as fotos.
abraço
-
.....
o problema é ainda o barulho, mas achoque vou fazeruma caixinha de acrilico para colocar pois acredito que va diminuir bastante.
abraço
Ai surge outro problema, aquecimento da tupia.
abraço
-
AMIGO, JOHN/
bom dia.
se vc verifica eu retirei a tampa de cima da tupia, e coloquei um acrilico. , apenas para não cair nada dentro,
o pó não tem problema, pois a tampa tambem tinha varios rasgos
depois é só usar o compressor e dar ama jateada de ar que fica show.
onten eu trabalhei ditero com ela 1hora 30 minutos e não esquentou nadinha, ficou morninho morninho.
o problema é o barulho, mas vou fazer uma caixinha de acrilico e vou prender no suporte com dobradiça de um lado, onde posso manusear como se fosse uma portinha.
acredito que va diminuir bastante o barulho.
hoje coloquei o suporte para aspirar o pó que é um acessorio dela mesmo,acho que vai resolver o problema do pó
depois coloco as fotos
e obrigado pelos comentarios e ajuda
abraço/
ricardo
ricardo
-
....o pó não tem problema, pois a tampa tambem tinha varios rasgos
Rasgos esses para passagem de ar. Não me expliquei direito, o que quis dizer é que se vc fecha-la em uma caixa, ela certamente vai esquentar, porque o volume de ar que passa pelo motor é bem expressivo e tem a finalidade de refrigerá-la.
Quanto ao barulho é irritante mesmo. agora, por exemplo, poderia ter deixado algo usinando e vindo aqui pro escritório. Mas ai já viu né, a vizinhança: "PQP nem no domingo essi homi sussega" hahaha
-
amigo JOST.
apaguei o minha ultima mensagem pois não sei o que houve, mas foi sem nehum comentario
e não me lembro de ter mandado nada
coisas do alem rsrsrsrsrs
abraço
-
Olá pessoal .;;estou com problemas ao utilizar minha makita na minha cnc.;;;;
Ela possui umas 2 pinças que já vieram com a maquina.;;alguém sabe se consigo comprar pinças para a makita .;;ou talvez adaptar algo para utilizar ferramentas com diferentes medidas?
minha makita é a 3709;;..
-
Eu comprei do Walter na florêncio de Abreu um adaptador para fresas de 3 mm.
-
Olá pessoal .;;estou com problemas ao utilizar minha makita na minha cnc.;;;;
Ela possui umas 2 pinças que já vieram com a maquina.;;alguém sabe se consigo comprar pinças para a makita .;;ou talvez adaptar algo para utilizar ferramentas com diferentes medidas?
minha makita é a 3709;;..
se for para diametros menores, veja la em cima a que a que coloquei para sbstituir meu spindle, pois tenho que trocar os rolamento,
é semelhante a maquita e outras.
eu mandei fazer umas buchinhas num torneiro e até agora não tive problemas.
caso vc não consigas, esta é uma solução.
abraço
ricardo
-
Então estava pensando em fazer essas buchinhas, mas, vou dar uma conversada com alguns torneiros que conheço e pedir para fazer.;;
Após os testes eu decido,..se utilizo a mesma maquina ou parto para outra alternativa.;;
agradeço desde já pessoal.;;
abraços.;;