Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Ferramentas para CNC => Tópico iniciado por: Jesus em 23 de Fevereiro de 2012, 19:00
-
Boas noites,
Eu estou precisando de uma ajuda! existe algum método de avaliar o desgaste das fresas.
Eu preciso disso pois estou testando diferentes fresas e quanto ao trabalho que cada uma faz eu tiro conclusões, mas quanto ao desgaste eu não consigo compara-las.
Obrigado a todos.
-
Ao meu ver o desgaste de uma fresa é algo dificil de se avaliar porque que eu saiba não existe um equipamento que meça alguma coisa na fresa - apenas nas peças usinadas e se chama rugosímetro.
E mais - a rugosidade também é avaliada de forma empírica baseando-se em padrões de rugosidade pré estabelecidos, onde se compara através do tato e do visual a superficie usinada com a superficie do padrão;
Se sua peça estiver com uma rugosidade acima do que voce esperava (ou tinha) sua fresa está desgastada muito provavelmente
(http://www.importecnica.com.br/placa_rugosidade1.jpg)
-
n
ão existe um equipamento que meça alguma coisa na fresa
tridimensional não funciona? ou aqueles apalpadores (probe) eletrônicos em máquinas cnc ... não servem?
E mais - a rugosidade também é avaliada de forma empírica baseando-se em padrões de rugosidade pré estabelecidos, onde se compara através do tato e do visual a superficie usinada com a superficie do padrão
os rugosímetros digitais não são uma forma menos falha?
-
tridimensional não funciona? ou aqueles apalpadores (probe) eletrônicos em máquinas cnc ... não servem?
Para avaliar o desgaste de uma fresa? - imagino ser uma tarefa no mínimo exaustiva e bem complicada, já que o equipamento não é desenhado para a função.
os rugosímetros digitais não são uma forma menos falha?
Talvez na acuidade de avaliar a rugozidade através de padrão, e mesmo assim continua sendo altamente empírico, pois se baseia no que é aceitável ou não baseado num padrão de acabamento de peça e não de aspecto ou medida de ferramenta.
Além do mais, um rugosímetro é uma ferramenta bastante cara para avaliar algo subjetivo para um leigo ou uma oficina que talvez não tenha esta necessidade, não é mesmo?
-
imagino ser uma tarefa no mínimo exaustiva e bem complicada, já que o equipamento não é desenhado para a função.
eu penso que depende de como as coisas são vistas, eu trabalhei com tridimensional manual, com colchões pneumáticos e era possível medir muita coisa ... hoje com as tridimensional CNC é possível medir qualquer coisa ... mas cada um vê de uma forma.
... rugozidade através de padrão, e mesmo assim continua sendo altamente empírico, pois se baseia no que é aceitável ou não baseado num padrão de acabamento de peça e não de aspecto ou medida de ferramenta
citei o rugosímetro por ser a forma mais segura que conheço para saber se uma usinagem está dentro de um padrão ... e desta forma eu acredito que seja possível de alguma forma determinar quando uma ferramenta não produz uma usinagem aceitável ... e não medida, dimensional de uma ferramenta.
Além do mais, um rugosímetro é uma ferramenta bastante cara para avaliar algo subjetivo para um leigo ou uma oficina que talvez não tenha esta necessidade, não é mesmo?
não sei dizer quanto "ao leigo", pois já vi muito leigo trabalhando melhor que muito profissional por aí ... e quanto ao preço do aparelho, hoje existem aparelhos com preços bem atrativos, depende da necessidade da pessoa, pois tanto tem gente que faz CNC com trilhos de gavetas e MDF como pessoas que fazem CNC's ótimas com guias lineares, patins, fusos de esferas e tudo mais ... gente pagando 15 ... 20 ... 25 mil em uma CNC muitas vezes copiada ... mas cada cabeça uma sentença. :)
-
Interessante a pergunta desse tópico, pois ontem mesmo estava "avaliando" minha fresa de 2mm que usei até agora em alguns testes com um novinha em folha.
A primeira reação foi pegar uma lupa de 15x q tenho aqui.
Como tinha com oq comparar, deu pra perceber a diferença.
Baseado nessa ideia, nao seria o caso de fazer uma foto micro da fresa nova e outras ao longo de sua vida ?
o velho truque do "antes e depois"
Claro q se estiver buscando valores numéricos, aí a coisa fica mais complicada.
-
Pois, acontece que eu estou a trabalhar numa empresa onde necessito de fazer testes e comparar as fresas de vários fornecedores, e preciso de dados concretos para poder fazer uma compraração no final dos testes.
-
Jesus,
Ou muito me engano, mas creio que voce pode se basear nas informações do fabricante quanto à durabilidade da fresa porque muitos testam seus produtos reproduzindo em laboratório as condições de corte ideais para se obter a maior produtividade possivel..
Muitos fabricantes sérios mostram o tempo de vida esperado da fresa, que se baseia em aporte de material e produtividade - claro que há margens de tolerancia para isso, mas o proprio fabricante poderá lhe dizer como e quanto poderá usar a fresa em questão.
-
acontece que eu estou a trabalhar numa empresa onde necessito de fazer testes e comparar as fresas de vários fornecedores, e preciso de dados concretos para poder fazer uma compraração no final dos testes
Se não possui o conhecimento para tal, procure estudar com as informações fornecidas pelos fabricantes e suporte das revendas de suas ferramentas. Monte uma tabela com os resultados, compare e decida o que é melhor para você. E neste caso mais fácil e prático do que esperar resultados concretos de cebo de colovelo dos outros que estão no escuro.