Olá, pessoal.
Depois das inestímáveis dicas dos companheiros Fábio e Alebe, consegui pôr minha CNC para funcionar. Os problemas resumiam-se a configurações das portas no Mach3. Meus trabalhos serão com MDF e principalmente milling e furação de PCI. Quanto ao MDF, estou aguardando a chegada de fresas topo de 2 cortes e raiadas que comprei do Walter Guarnieri.
Em relação à furação do PCI, fiz testes com fresas para furação de 0,8mm e obtive resultados satisfatórios.
Já no que se refere ao traçado (milling) das placas, os experimentos não poderiam ser mais catastróficos. Como me faltava (e ainda falta!) informação, ao fazer o pedido, também ao Walter, resolvi comprar fresas engraving de 0,1mm de 15 graus (muita aguda, né?). Digitalizei o desenho da placa em alta resolução, importei o bitmap no artcam e gerei os arquivos G-code para milling, furação e recorte da placa (com algumas pontes para mantê-la presa ao restante do material).
O milling, como já disse, foi um desastre total, nem trilhas consegui obter e a fresa já quebrou. Perdi vinte reais e resolvi rasgar outros quarenta, pois tentei mais duas vezes e quebrei mais duas fresas.
Desconetado da CNC, o G-code rodou normalmente no Mach3, mas quando operando a máquina, não dava para continuar.
Mesmo já estando com a parte da placa de fenolite inutilizada pelas marcas das fresas, resolvi rodar os outros dois G-codes gerados (da furação e do recorte), usando uma fresa para furação de 0,8mm; e nesses testes obtive êxito. Só que no principal, que é o milling, fiquei muito decepcionado.
Ao que me parece (posso estar redondamente enganado), o problema pode ser ou com a configuração da ferramenta ao gerar o percurso no Artcam (setei os dados da ferramenta com base numa fresa v-bit de 90 graus pré-configurada no Artcam).
Comprei do Walter (estou esperando chegarem), juntamente com as fresas para MDF, uma "engraving" de 90 graus para outro teste com milling, mas não tenho ideia de como configurar a ferramenta no artcam, por exemplo: passo vertical, passo lateral, avanço etc.
Alguém poderia me auxiliar com essa configuração passando-me os dados?
Agradeço-lhes desde já.
P.s.: outro dado importante é a velocidade da micro-retífica, que também não sei qual a ideal para essa fresa "engraving".
Paulo Henrique