Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MECÂNICA => Ferramentas para CNC => Tópico iniciado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 10:03

Título: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 10:03
Olá a todos !!!

Eu estou tentando cortar uma chapa de aluminio de 6mm ( a chapa eu não lembro qual liga é), e o que está acontecendo é que as fresas simplesmente quebram, umas no começo do corte, outras no meio.

A configuração que estou usando é essa:

diametro da fresa: 3mm
nº dentes:           2
RPM:                  11520
passo vertical:      2mm
avanço:              0.144 m/min (2,4 mm/segundo)
(vide imagem em anexo)

As fresas que conseguiram chegar mais longe cortaram vários pedaços do aluminio, em várias passadas. Mas derrepente quando começam a cortar outro pedaço, não fazem nem barulho, simplesmente se soltam da parte presa que está na pinça.

Outras fresas quebraram logo no começo do trabalho.

Eu comecei a cortar pedaços em uma unica passada, mas a fresa depois de 35 minutos de trabalho quebrou. A partir dai coloquei em várias passadas, de 2mm, para não forçar tanto, mas mesmo assim quebram.

Não sei o que fazer, porque forçando elas eu não estou, pois nos calculos elas deveriam trabalhar a 0.228 m/min de avanço!!! Além disso eu consigo cortar com essas mesmas fresas chapas de aluminio de 3mm em uma unica passada na mesma velocidade de avanço que estou usando agora sem criar rebarba e nada.

Alguém já teve esse tipo de problema ??
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: danidillen em 18 de Novembro de 2010, 10:16
Olá!

Por acaso você está refrigerando a fresa ? Será que não quebra por que cria uma ponta postiça na fresa por não ser refrigerado?
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: F.Gilii em 18 de Novembro de 2010, 10:27
Se a fresa se solda da pinça, pode ser excesso de vibração ou excesso de esforço, pois me parece que a profundidade de corte que está usando está absurbamente alta...  Passo vertical = 2mm

Creio que deva usar algo bem menor - por exemplo 0,2 ou 0,3mm.

Diminuindo a altura por passe, voce pode aumentar o avanço bem mais do que está usando - veja mais abaixos um exemplo que eu calculei:

Outra sugestão - ajuste o programa para trabalhar em "mm/minuto" e não metros/minuto - assuim fica mais fácil lidar com a realidade e com os padrões de mercado.

Para uma fresa em HSS de 3mm diametro com 2 cortes, a rpm do spindle deveria ser de uns 13000 rpm, avanço de 750 mm/min com passe de 0,2mm

Se for uma fresa em metal duro, a rpm pode ser 24000 e o avanço de 1150 mm/min...

Note que se sua máquina não tem como ajustar a rpm, deverá ir ajustando as velocidades de avanço até conseguir um bom compromisso entre velocidade e acabamento, e sem quebra de fresas.
Começe com velocidades em torno de 500 mm/min e vá aumentando.

última nota:
estes cálculos apesar de bem precisos são apenas orientativos - podem variar de máquina para máquina, de situação para situação...
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: F.Gilii em 18 de Novembro de 2010, 10:28
Daniel,

Não entenda como bronca ou implicância, mas leia o enunciado do problema e veja as imagens...

O cara usa uma fresa minúscula e uma profundidade de corte muito grande - vai quebrar mesmo que esteja despejando refrigerante aos baldes :)
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 10:53
Entendo F.Gilli, sobre o passo vertical, realmente, quanto maior, mais forçada a fresa trabalha, mas eu estava trabalhando a vários meses com essas fresas,cortando chapas de aluminio de 3 mm, em uma unica passada, sem deixar rebarbas e sem quebrar a fresa. É isso que está me deixando de cabelo em pé.

Vou fazer o teste com essas configurações que você me passou e posto aqui os resultados.

Velocidade de avanço = 500 mm/min
passo vertical= 0,3mm

valeu !
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: F.Gilii em 18 de Novembro de 2010, 10:58
Bem - se já cortou desse jeito e não quebrava antes, só me restam duas opiniões:
- ou as fresas perderam o fio e nãocortam a mesma coisa
- ou mudou a liga do aluminio nestes novos trabalhos...
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 11:10
Eu estou quase acreditando que seja a liga do aluminio, porque os outros aluminios o corte ficava brilhante e limpo, quase polido. Essa chapa agora está ficando opaco o corte e cheio de ranhuras. :-\
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 14:37
 :-\....um quadrado de 300x300 mm, cortei com a fresa de 3mm, com avanço de 500mm/min (~ 8mm/segundo), com passo vertical de 0,3mm...demorou 1hora e 28 minutos....

A fresa não quebrou, mas infelizmente não pode demorar tanto assim. Se essa pequena peça demorou tudo isso, imagina a peça que tenho que cortar que tem 1600x600 mm...!!!
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 14:43
O que mata também a minha máquina aqui, que a deixa lerda é esse splinder de "11520" RPM....aff...é muito pouco...no inversor já tá com os 400mhz e não passa dessa velocidade !!! O splinder não tem identificação nenhuma...não dá para saber qual o TOP SPEED dele....

Fico vendo os videos das máquinas que tem splinder de 80000 RPM. Corta o aluminio igual manteiga !!! O corte sai até polido !!!
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: F.Gilii em 18 de Novembro de 2010, 14:55
Bem - se demora muito, veja o preço das fresas e compre um estoque delas...

O correto é tentar usar o máximo que as ferramentas podem dar - te passei uma noção do que é feito - o resto agora é por sua conta.
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 18 de Novembro de 2010, 15:11
Valeu F.Gilii pela ajuda....vou tentar outras configurações de corte aqui. Vou terminar de cortar nessa mesmo para acabar. As outras peças eu faço testes...

Valeu !!!! Abraços !!! ;)
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: Bruxo em 18 de Novembro de 2010, 18:44
Ola, incagrillus, li sobre seu problema,,,,, olha, trabalho com usinagem a 25 anos,,,  e posso te dizer que o RPM do seu spindle, é o suficiente,,,, o que falta é acertar o avanço como o SR gilii, comentou!!!,,,, olha! so p/ vc ter uma ideia, um Discovery da Romi 720,a maxima velocidade dele é de 7000 RPM, e usina alumíno perfeitamente,,,,,  tudo depende do avanço,,,vc comentou que a liga do material ta diferente, pergunto?? sera aluminio mesmo, ou  é Zamak? são identicos,,, mas o zamak é mais pastoso,,,, ja trabalhei muito com esses dois materiais  fazendo moldes plasticos,,,,, acredito que a maioria do pessoal do forum saiba,,  mas, p/ queles que não sabem vai a dica,,,,,, o melhor refrigerante p/ alumino é querosene ou alcool,,,, ai vc vai ter um acabamento perfeito.
abçs Bruxo
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 19 de Novembro de 2010, 14:06
Olá Bruxo....é aluminio mesmo, a liga é 1100. Agora sobre o rpm, entendo que estando bem casado o rpm e o avanço tudo fica perfeito, mas quanto maior o rpm, mais rápido é o corte da máquina...e tempo é o que preciso ganhar aqui. Mas tá tranquilo. Eu estou cortando conforme a configuração sugerida pelo nosso amigo F.Gilii, mas a fresa quebrou denovo. Na segunda passada (0,3mm por passo) ela na metade do caminho, simplesmente se parte sem fazer barulho. Não fica nem sinal de forçado na fresa ou algo do tipo.

Não sei o que fazer mesmo em relação a isso. eu já fresei com essas mesmas fresas outros aluminio da mesma liga e elas não apresentavam nenhum problema...agora já é a 3º fresa nova que quebra. Contactei o fabricante para ele dar uma olhada aqui, vou esperar ver o que ele fala e posto aqui o que ele disse.
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: viumau em 21 de Novembro de 2010, 20:03
Amigo incagrillus tente usar este programa para calcular velocidade da ferramenta e corte do material,o nome do programa é "Cinco Speed and Feed" é gratuíto, basta somente se registrar para poder baixa-lo ok, uso a muito tempo e com base nele dexei de quebrar as minhas fresas... :P
Segue o link direto: http://www.cimco.com/download_registration.php3?area=1&id=20&prodname=CIMCO_Feed_and_Speed_-_Freeware (http://www.cimco.com/download_registration.php3?area=1&id=20&prodname=CIMCO_Feed_and_Speed_-_Freeware)
Link de outros programas deles: http://www.cimco.com/download.php3 (http://www.cimco.com/download.php3)
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: incagrillus em 22 de Novembro de 2010, 08:34
Olá "viumau" (  :o )...eu olhei o programa...muito bom tbm, assim como o do F.Gilii. Os dados resultantes são os mesmo que eu tenho aqui.
O meu problema é que as fresas não estavam conseguindo cortar a chapa de aluminio de 6 mm em 3 passadas, ou seja, 2mm de passo vertical. Eu sei que pode parecer absurdo isso, 2mm de uma vez, mas com essas mesmas fresas eu cortei milhares e milhares de peças de aluminio de 3mm de uma unica vez, ou seja, 3mm de passo vertical e velocidade de corte a 169 mm/min, sem quebrar a fresa e sem deixar rebarbas, deixando um corte perfeito.
Quando eu comecei a cortar essa chapa de 6 mm, as fresas não duraram muito tempo e foram quebrando. Eu acredito que seja a liga dessa chapa que está diferente das outras, apesar que o fabricante me garante que é liga 1100. Mas vejo que tem algo errado, porque o corte está ficando esbranquiçado, opaco e cheio de ranhuras, totalmente diferente das outras chapas que ficavam com um corte quase que polido e brilhante.
Estou conseguindo cortar a chapa agora com a ajuda do mestre F.Gilii, colocando o passo vertical a 0,5mm e velocidade de corte em 360 mm/min, mas leva muuuuito tempo para cortar.
Valeu pela dica do programa. Ajuda muito tbm !!

Abraços !!!
Título: Re: Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: celp58 em 27 de Novembro de 2010, 00:32
Incagrillus
Fora os parametros citados anteriormente, avanço rpm, o que pode estar tb ocasionando a quebra de fresas, podem ser folgas, uma vez que voce usou a máquina em condições de esforço, elas podem ter aparecido e as vezes são dificeis de se detectar, pois aparecem as vezes num determinado movimento, verifique eixos castanha, rolamentos fixação do spindle, o próprio spindle etc, as uniões dos motores com os eixos, pois aluminio é um material fácil de usinar, mas não perdoa falhas.
Título: Re:Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: lrgullo em 10 de Setembro de 2013, 09:10
bom dia!

posso aproveitar e perguntar sobre os dados de avanço, passo vertical, velocidade rpm e velocidade de mergulho para usinar em uma Liga de Estanho 88 (destas usadas para baixa fusão de bijuteria)??

att
Título: Re:Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: cebaldocchi em 15 de Novembro de 2013, 23:58
Amigo quando eu montei a minha fresa cnc eu tentei seguir alguns valores de fábrica e nunca consegui fresar nada.
Aí comecei fazer testes e achei alguns valores com bons resultados.
RPM: 5000 (máx da minha máquina).
Feed Rate: 60mm / min
A máquina não tem refrigeração, mas jogo óleo WD-40 na superfície durante o processo (à cada 5 ou 10 minutos)

A fresa que uso é metal duro feita no esmeril mesmo.
Por enquanto o acabamento é bom!

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/2013-08-0200.11.28.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/2013-08-0802.17.20.jpg)
Título: Re:Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: alexandrevieira37 em 05 de Fevereiro de 2014, 07:52
Caríssimo,

É comum trabalhar com aproximadamente 10% do diâmetro das fresas de profundidade. Utilizar uma fresa de 3mm com 2mm de ap. seria como utilizar uma de 12mm com 8mm de ap. Não tenho duvidas que em alguns casos você obtenha um bom resultado, mas com certeza as fresas estão além da sua capacidade de corte.

A liga 1100, é relacionada a um alumínio com 99% de pureza (ou seja, sem ligas), você pode estar tendo o mesmo problema que encontramos no corte com bedames em tornos, a dilatação do material resultante do processo pode estar dilatando o canal e "travando" a ferramenta. Outro problema que pode ocorrer, menos comum, é o encruamento da área de corte, que modifica as características mecânicas do material. Mas como eu disse é pouco comum.

Para processos de alto rendimento em alumínio é muito importante verificar a refrigeração, ele deve estar com pressão razoável e direcionada diretamente a área de corte em pelo menos dois lados da ferramenta, a concentração de óleo deve ser de aproximadamente 14%, mas deve variar de acordo com o fabricante, seria bom consultar seu fornecedor.

No caso da ferramenta, utilize fresas de metal duro, sem cobertura e polidas, atente-se ao ângulo de hélice da ferramenta. Para ferramentas pequenas, qualquer vibração pode ser um grande problema, recomendo que verifique a eficiência da sua fixação e também o estado do spindle da máquina.

Trata-se de eliminação de possibilidades para encontrar o problema, não há receita mágica. Porém, volto a falar que a profundidade de corte é enorme quando comparada ao diâmetro da sua ferramenta.

Espero ter ajudado. Grande abraço!
Título: Re:Fresa quebrando no aluminio
Enviado por: luiscastanharo em 28 de Maio de 2016, 17:22
boa noite amigo!

Entre no site da indaço la tem alguns parâmetros de corte que você deve seguir para cada tipo de material

Por exemplo a rotação e dada pela formula: vc*1000 / (d *pi) onde vc e a velocidade de corte para cada tipo de material e d e o diâmetro da fresa

o ap que siguinifica a profundidade de corte depende do diâmetro da fresa utilizada também pode ser calculado depende de cada fabricante assim com o ae que siguinifica profundidade lateral máxima que a fresa suporta

quanto ao avanço geralmente é calculado pela formula f=z*az onde az e o avanço por dente dado pelo fabricante e z o numero de dentes esse avanço e dado por volta para calcular em mm/min basta multiplicar pela rpm aplicada