Senhores o ruido produzido por tupias e retificas ao longo de dias de trabalho acabam entrando no celebro de tal forma que chega a altos niveis de estress, alem do mais, tupias tem a saida de ventilação para baixo que mesmo com o uso de aspirador a bagunça é grande,
Bem, creio que se possa contornar o problema usando alguma proteção auricular, prática aliás muito recomendada, ou mesmo enclausurar a máquina toda para minimizar o nível de ruído no geral, muitas vezes necessidade conforme a situação de instalação (visinhos, escritórios próximos etc)
... se for utilizar fluido/lubrificante para corte de aluminio o resultado a meu ver tambem não é bom pois o vento da tupia manda longe o liquido refrigerante. Já tentei fazer uma especie de difusor para desviar o vento da tupia para traz e colocar aspirador mas acaba virando um monte de parafernalia.
Sim - ao meu ver a máquina deve nascer prevendo este tipo de percalço...
Minha pergunta é; Quais vantagens de se usar um motor de indução com inversor de frequencia?
A primeira é o nível de ruído, bem menor do que o de um motor universal...
A segunda é a possibilidade de variar a velocidade, o que pode ser uma vantagem caso haja necessidade de usinagem em diversos materiais - dispensável em corte de MDF
A economia em adaptar um motor de indução com carcaça em aluminio na maquina é mais interesante do que adiquirir um spindle apropriado??
Difícil responder, porque mexe com economia e a forma que cada um vê o investimento.
Posso apenas falar por mim - acabei de fazer um motor desses e o adaptei com um porta pinças porque não tenho $$$ no momento para colocar um cabeçote de alta velocidade.
Se eu pudesse escolher, compraria um motor que nasceu para a função - adaptação é sempre adaptação.
Qual potencia de motor X inversor serião necessario?
O céu é o limite, e a capacidade de suportar a carga que seu eixo "Z" terá...