Autor Tópico: Réguas de controle  (Lida 8778 vezes)

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Offline miyamura

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Réguas de controle
« Online: 10 de Junho de 2008, 11:05 »
Bom dia. Estou estreando no forum

Meu nome é Igor Miyamura e contruo quadros de bicicleta sob medida para atletas.

Recentemente mandei reformar minhas maquinas operatrizes mas mantive um velho torno Imor (na verdade um modelo de correia plana da primeira leva de maquinas que a imor contruiu)  que eu mesmo estou reformando por hobby. O problema é que chegou a hora de rasquetear os rabos de andorinha dos carros e preciso de um regua de controle triangular. Alguém sabe onde posso encontrar (pode ser usada) desde já agradeço!

Igor Miyamura
www.igormiyamura.bl ogspot.com
http://www.miyamuradesign.com


Offline F.Gilii

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Re: Réguas de controle
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2008, 11:32 »
Olá Igor,

Seja bem vindo ao fórum...

Posso estar errado, mas talvez uma simples "régua de luz" sirva para sua necessidade (supondo que queira apenas conferir a planicidade das superfícies)...

Qual o comprimento que precisa controlar?

Nota:
Muito interessante seu trabalho com quadros de bicicleta - um belo trabalho

Offline F2S

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Re: Réguas de controle
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2008, 11:36 »
Igor,

De fato, trabalho muito bacana esse seu, parabéns!

Offline miyamura

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Re: Réguas de controle
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 11:40 »
pode ser uma saida

Eu preciso na verdade marcar com pasta de controle pra rasquetear.

Mas boa idéia, uma regua de luz deve servir.

O tamanho é de 370mm.

No comprimento total do barramento (2 metros) eu consegui fazer uma regua de granito bem lisa arrastando uma contra outra com pasta de desbaste.

É incrivel como está dificil de conseguir material para rasqueteamento. Até o rasquete eu tive que fazer.

Obrigado.

Olá Igor,

Seja bem vindo ao fórum...

Posso estar errado, mas talvez uma simples "régua de luz" sirva para sua necessidade (supondo que queira apenas conferir a planicidade das superfícies)...

Qual o comprimento que precisa controlar?

Nota:
Muito interessante seu trabalho com quadros de bicicleta - um belo trabalho

Offline F.Gilii

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Re: Réguas de controle
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 11:59 »
Igor,

Eu não faço ajustes a pelo menos uns 25 anos, mas se me lembro bem, você poderia por exemplo usar um bloco de aço ou ferro fundido (este último seria mais indicado) e retificar uma das faces, sendo que esta face seria sua referência para aplicar a tinta de controle...

Poderia prender de cada lado do bloco um puxador de gaveta reforçado (ou faça aolgum apoio robusto), pois assim fica mais fácil manupular este bloco, seja para carregá-lo, seja para apoiá-lo sobre a superfície a ser tratada...

Eu comentei sobre a régua de luz, porque provavelmente além de mais fácil de ser encontrada, o preço de aquisição seria menor (acredito eu)...

Outro caminho seria fazer a sua régua, mas o controle não é fácil sem as ferramentas adequadas...
Sei disso porque eu fiz uma régua de luz pequena, e gastei algo em torno de 30 horas entre retífica e lapidação...

Talvez isso ajude:
http://www.casadoferramenteiro.com.br/

http://www.casadoferramenteiro.com.br/LJ0003.aspx?CTL0001=1028
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 12:09 por fgilii »

Offline miyamura

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Re: Réguas de controle
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2008, 12:47 »
O valor da retifica por si só ja bateria o preço da regua. Acho que vou tentar com a regua com fio de luz mesmo.

muito obrigado!  ;D



Igor,

Eu não faço ajustes a pelo menos uns 25 anos, mas se me lembro bem, você poderia por exemplo usar um bloco de aço ou ferro fundido (este último seria mais indicado) e retificar uma das faces, sendo que esta face seria sua referência para aplicar a tinta de controle...

Poderia prender de cada lado do bloco um puxador de gaveta reforçado (ou faça aolgum apoio robusto), pois assim fica mais fácil manupular este bloco, seja para carregá-lo, seja para apoiá-lo sobre a superfície a ser tratada...

Eu comentei sobre a régua de luz, porque provavelmente além de mais fácil de ser encontrada, o preço de aquisição seria menor (acredito eu)...

Outro caminho seria fazer a sua régua, mas o controle não é fácil sem as ferramentas adequadas...
Sei disso porque eu fiz uma régua de luz pequena, e gastei algo em torno de 30 horas entre retífica e lapidação...

Talvez isso ajude:
http://www.casadoferramenteiro.com.br/

http://www.casadoferramenteiro.com.br/LJ0003.aspx?CTL0001=1028


MarcoAG

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Re: Réguas de controle
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2008, 18:59 »
Miyamura, parabens pelo seu trabalho, tambem gostei.

Voce pretende fazer pessoalmente o rasqueteamento? Rapaz, voce tem coragem. E muita paciencia.

Saindo um poco fora do tema do seu topico, mas nao muito, alguem aqui ja usou um produto chamado Moglice? Ele substitui o torcite sob o carro do torno. É uma resina epoxy mais resistente ao desgaste que o aço, e é moldada sobre o proprio barramento da maquina. Achei interessante.
Segundo o fabricante tambem serve para as guias rabo de gaivota (ou sera andorinha, eu sempre esqueço) do carro transversal, e neste caso vem de encontro a este topico.

Offline F.Gilii

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Re: Réguas de controle
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2008, 19:04 »
Marco,

Eu já ví usarem esta resina em barramentos de tornos cnc de grande porte, e os resultados são muito bons, mas me parece que agora se usa um outro material que tem um melhor coeficiente de atrito, e uma outra formulação que diminui - se não elimina - o "sticktion", um efeito desagradável que existe em peças que devem deslizar entre elas...

Me parece que esse "turcite B" é bastante razoável...

MarcoAG

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Re: Réguas de controle
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2008, 19:09 »
Hummm, só tive noticia desse Moglice mesmo, e fiquei tentado a usar no meu torno antigo.
Um amigo meu da internet usou e gostou. Como eu nunca usei, por enquanto estou só pensando.
Só nao imagino como poderia ser usado nas guias do carro transversal.
Obrigado pela resposta Fabio.

Offline F.Gilii

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Re: Réguas de controle
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2008, 19:24 »
Marco,

Uma alternativa que pode dar resultados interessantes seria usar um PTFE (delrin) para deslizamento...

Eu não usaria "teflon" puro pois ele sofre de um fenômeno de "escorrimento" quando aplicado em peças que por exemplo fiquem sob constante carga, como é o caso de um carro logitudinal de um torno, por causa do peso...

MarcoAG

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Re: Réguas de controle
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2008, 19:33 »
Posso tentar o delrin, Fabio.
O que me atraiu no Moglice é que fica perfeitamente ajustado ao barramento, desde que o barramento esteja bom, é claro.
O custo fica em torno de 100,00 uma lata que pra um carro costuma dar.
VOce ja viu usarem isso no carro transversal?

Offline F.Gilii

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Re: Réguas de controle
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2008, 19:44 »
Marco,

Eu trabalhei na TRAUB, e ví diversos tornos serem montados com esta tecnologia...
As superfícies de deslizamento eram retificadas finamente, e as partes que receberiam a resina eram usinadas e claro, desengorduradas quimicamente...

Na montagem, se fazia um alinhamento prévio dos movimentos, e tudo era solidamente fixado para evitar qualquer tipo de deslocamento, e a resona era então aplicada através de bombas especiais...

Uma vez curado, os carros eram retirados, e as superfícies de deslizamento em resina eram finamente rasqueteadas, e se reabriam os furos de lubrificação que a resina teria obstruído...

Voltava-se à montagem e aí sim se finalizava a geometria da máquina para ser testada...

Esta descrição simplificada é para um torno que nasceu com este método construtivo, e acredito que para fazer num torno à título de reforma, o caboclo deve queimar o bestunto um tanto para evitar surpresas, pois apesar das propagandas apontarem uma certa "simplicidade" para a plicação, geometria é um troço que costuma castigar mesmo um camarada esperto e tarimbado...

Dá uma olhada:
http://diamant.com.br/

MarcoAG

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Re: Réguas de controle
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2008, 20:21 »
Esse amigo meu nao teve dificuldades na aplicaçao. Ele fez um gabarito com parafusos para segurar o carro uns 2 mm acima do barramento. Nos parafusos do gabarito ajustou o posicionamento do carro em relaçao ao torno depois foi só aplicar a resina e deixar o carro sobre o barramento para curar a resina.
Segundo ele ficou muito bom.

O torno dele é um Joinville, como o meu é bem mais pesado, acho que seria um pouco mais dificil pra lidar com ele.
Vou pensar nisso com calma, sem pressa, nao vou cair de cabeça nesse produto.

Fabio, muito obrigado pela sua disposiçao em ajudar.

Offline miyamura

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Re: Réguas de controle
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2008, 22:19 »
Obrigado pelo elogio.

Já foram os 2 metros de barramento... hehehe... falta só o fino acabamento. tava com diferença de 6/10 mm :P

Sobre calçar o barramento, apesar de ser mais caro eu iria de torcite. É um investimento que vale a pena pelo tempo que dura.


Miyamura, parabens pelo seu trabalho, tambem gostei.

Voce pretende fazer pessoalmente o rasqueteamento? Rapaz, voce tem coragem. E muita paciencia.

Saindo um poco fora do tema do seu topico, mas nao muito, alguem aqui ja usou um produto chamado Moglice? Ele substitui o torcite sob o carro do torno. É uma resina epoxy mais resistente ao desgaste que o aço, e é moldada sobre o proprio barramento da maquina. Achei interessante.
Segundo o fabricante tambem serve para as guias rabo de gaivota (ou sera andorinha, eu sempre esqueço) do carro transversal, e neste caso vem de encontro a este topico.

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Re: Réguas de controle
« Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2008, 08:23 »
Igor,

Espantei com a diferença que encontrou no seu barramento - tem certeza que foi 6/10 mm?

Não seria 6/100, que iguamlente é uma barbaridade?

 

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