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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Fontes => Tópico iniciado por: RUBENS CAMARGO em 23 de Agosto de 2013, 14:10
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Ola pessoal tenho um trafo que era de um monitor de caça niqueis...
O mesmo com entrada de 220v e saida de 110v.
Gostaria de saber como eu poderia diminuir a tensao de saida para 60v
e como fazer para medir a corrente de saida.
Faz tempo que nao manuseio mais o multimetro e nen lido com alguma coisa
de parte eletrica e acabei ficando meio burro kkkk por causa das medicaçoes
que venho tomando quero voltar a fazer algo para nao ficar totalmente parado
desde ja grato!!!!
Att:RUBENS
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se o primario do trafo é 220v , vc ligando em 110 v tera a metade da tesão no secundario , ou vc desmontar o trafo e eliminar metade das espiras , vc tera 55 v
abç
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Ola pessoal tenho um trafo que era de um monitor de caça niqueis...
O mesmo com entrada de 220v e saida de 110v.
Gostaria de saber como eu poderia diminuir a tensao de saida para 60v
e como fazer para medir a corrente de saida.
Faz tempo que nao manuseio mais o multimetro e nen lido com alguma coisa
de parte eletrica e acabei ficando meio burro kkkk por causa das medicaçoes
que venho tomando quero voltar a fazer algo para nao ficar totalmente parado
desde ja grato!!!!
Att:RUBENS
Para reduzir a tensão pode seguir as dicas anteriores.
Com relação a determinação da capacidade de corrente, para responder essa questão com propriedade (sem chutes grosseiros e com base técnica), é necessário medir a bitola dos fios do primário e secundário e também medir as dimensões da janela central do trafo (altura, lagura e profundidade), onde estão os enrolamentos. Considerando que o trafo possui ferro do tipo E+I. Com essas informações, pode-se estimar a capacidade de corrente.
Fotos do trafo também ajudam.
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Complementando,
se o primario do trafo é 220v , vc ligando em 110 v tera a metade da tesão no secundario , ou vc desmontar o trafo e eliminar metade das espiras , vc tera 55 v
abç
Se a rede for 220V é necessário ligar a rede ao enrolamento de 220V eliminar metade das espiras no enrolamento de 110V. Se a rede for 110V, pode ligar a rede no enrolamento de 220V e usar como secundário o enrolamento de 110V, que terás 55V.
Uma perguntinha "básica", você tem um trafo isolador ou um autotransformador? Se for um autotransformador, você quer trabalhar sem isolamento entre primário e secundário?
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Eu estive olhando melhor este danado aqui e ele tem as seguintes opçoes de ligaçao
110,,127,,220 ..
no interior dele que esta os 110 da saida e as alimentaçoes 110,127e 220 estao por cima!
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fiz um teste com um autotransformador que tenho aqui em casa liguei o trafo na saida dele e deu os 55 certinho..
Explicando melhor este autotransformador tem a entrada de 220 e saida de 110 e virce e verça
e a potencia dele é de 3000va
liguei o trafo assim como indicado= Se a rede for 110V, pode ligar a rede no enrolamento de 220V e usar como secundário o enrolamento de 110V, que terás 55V.
agora teria que descobrir a corrente!!!!
pelo olhometro o fio tem cerca de 0,75 ou 1m,m de diametro a janela central do trafo tem de largura 55m,m altura de 50m,m e profundidade de 40m,m..
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W=V.I
(Potencia = tensão X corrente)
Como a potencia não muda, ao diminuir a tensão pela metade, terá o dobro de corrente.
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fiz um teste com um autotransformador que tenho aqui em casa liguei o trafo na saida dele e deu os 55 certinho..
Explicando melhor este autotransformador tem a entrada de 220 e saida de 110 e virce e verça
e a potencia dele é de 3000va
Preste atenção ao fato do autotransformador não isolar a rede elétrica da carga conectada ao secundário, certo?? Você não espera ligar uma carga no secundário desse jeito, não é??
Um trafo de 3000 VA de capacidade suporta até 3000/110=27A no enrolamento de 110V. Ou seja, se ligar o enrolamento de 110V como um secundário, o fio vai suportar os mesmos 27A, fornecendo uma potência limitada a 55 x 27=1495 Watts, devido a bitola do fio.
Mas volto a perguntar, vai usar um trafo sem isolamento mesmo??
agora teria que descobrir a corrente!!!!
pelo olhometro o fio tem cerca de 0,75 ou 1m,m de diametro a janela central do trafo tem de largura 55m,m altura de 50m,m e profundidade de 40m,m..
Perguntas:
(1) Qual fio? Do enrolamento de 220V ou de 110V? Seria melhor medir com um paquímetro.
(2) Quais as medidas do furo do carretel?
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W=V.I
(Potencia = tensão X corrente)
Como a potencia não muda, ao diminuir a tensão pela metade, terá o dobro de corrente.
Não é bem assim, a bitola do fio (a capacidade de corrente) é um fator limitante.
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Eu estive olhando melhor este danado aqui e ele tem as seguintes opçoes de ligaçao
110,,127,,220 ..
no interior dele que esta os 110 da saida e as alimentaçoes 110,127e 220 estao por cima!
Pelas dimensões do núcleo do trafo (em relação aos fios) eu estimo uns 200 a 300 Watts para esse trafo. Além disso, como alimentava um monitor de um caça niqueis, provavelmente antigo (com TRC) e menos eficiente que os monitores atuais, assim, a carga (e a potência do trafo) deve estar entre 100 a 300 Watts.
O enrolamento de 110V deve suportar no máximo 300/110 = 2,7A, compatível com uma "bitola" de fio, ou como você disse, um diâmetro de 0.7 a 1 mm.
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.Mas volto a perguntar, vai usar um trafo sem isolamento mesmo??
Qual tipo de isolamento se refere caro gil?
Perguntas:
(1) Qual fio? Do enrolamento de 220V ou de 110V? Seria melhor medir com um paquímetro.
(2) Quais as medidas do furo do carretel?
(1) os fios sao da mesma bitola tanto no primario quanto no secundario sendo que no final da ligaçao de 220v o fio parece ter a bitola de 0,50m,m
Entao nao daria para usar este trafo para alimentar um driver de motor de passo tendo ele ligado
no autotransformador?
Att:RUBENS
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.Mas volto a perguntar, vai usar um trafo sem isolamento mesmo??
Qual tipo de isolamento se refere caro gil?
Quando você liga um trafo na rede elétrica, o primário está conectado diretamente aos fios da Fase e Neutro, normalmente. Como você deve saber, se tocar num fio Fase e estiver descalço, vais levar um choque.
Num autotransformador, para ser mais barato, os enrolamentos primário e secundário estão interligados eletricamente. Ou seja, se você tocar nos fios do secundário vais levar um choque igual ou pior que no caso acima citado.
Imagino que você não queira se arriscar a levar choques ou queimar sua eletrônica ao manusear seu sistema. Desse modo, todos os circuitos eletrônicos, por segurança e para que não queimem são isolados da rede. Para isso, os enrolamentos primário e secundário podem até ocupar o mesmo carretel do trafo, mas não estão eletricamente conectados.
Entao nao daria para usar este trafo para alimentar um driver de motor de passo tendo ele ligado
no autotransformador?
Não faça isso, pelas razões já expostas. Use um trafo (comum) que tenha primário e secundário(s) isolados.
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Obrigado caro gil pelos exclarecimentos !!!!
Agora fiquei com o pé atraz pois tenho a fontona dos drivers smiles ligado a este autotransformador
pois nao tenho rede de 110v ,,,aqui em casa é 220v :-\!!!!
Nunca tive problemas de choques eletricos ou queima de alguma coisa,,,os drivers e a tupia que tenho estao sendo alimentados pelo autotransformador,,,, e agora kkkk
Att:RUBENS
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W=V.I
(Potencia = tensão X corrente)
Como a potencia não muda, ao diminuir a tensão pela metade, terá o dobro de corrente.
Não é bem assim, a bitola do fio (a capacidade de corrente) é um fator limitante.
Não é bem a bitola... Mas sim a capacidade de dissipar calor.
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W=V.I
(Potencia = tensão X corrente)
Como a potencia não muda, ao diminuir a tensão pela metade, terá o dobro de corrente.
Não é bem assim, a bitola do fio (a capacidade de corrente) é um fator limitante.
Não é bem a bitola... Mas sim a capacidade de dissipar calor.
Sim, na prática, a capacidade de dissipação guarda uma grande relação com a bitola do fio. Além disso, há outras maneiras de aumentar a dissipação e a capacidade de condução de um fio (enrolamento), usando dissipação forçada a ar, à óleo, ... ou até um supercondutor (o que já envolve outros mecanismos da matéria).
Mas, nesse caso mais simples, quando se quer maior capacidade de condução num "trafo seco", aumenta-se a bitola.
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Rubens,
Obrigado caro gil pelos exclarecimentos !!!!
Agora fiquei com o pé atraz pois tenho a fontona dos drivers smiles ligado a este autotransformador
pois nao tenho rede de 110v ,,,aqui em casa é 220v :-\!!!!
Nunca tive problemas de choques eletricos ou queima de alguma coisa,,,os drivers e a tupia que tenho estao sendo alimentados pelo autotransformador,,,, e agora kkkk
Att:RUBENS
Não conheço essa "fontona", mas imagino que possua trafos internos, que atuarão isolando a alimentação de entrada (rede elétrica de 127 ou 220V) da(s) tensão(ões) de saída da "fontona". Desse modo, não há problemas se ligar um autotransformador não isolado à entrada de uma fonte ou carga que seja isolada.
Do mesmo modo, se você alimentar motores ou outras cargas isoladas por sua construção inerente não haverá problemas.
O que fica complicado é alimentar cargas (fontes) eletrônicas não isoladas com um autotransformador, e além disso conectar esse circuito à outros mais sensíveis que possuem isolação.
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Obrigado caro gil!!!!!!
Eu estava olhando a fontona dos drivers e vi que ela tem isolamento de 600v
entao acho que nao terei que esquentar a cuca :)
Valeu nobres amigos pelas dicas aqui postadas..
caso o moderador quizer pode fechar este topico ok
desde ja grato!!!!!
Att:RUBENS