Olá caro Piovanelli
Realmente nunca tinha lido aquele tópico em que o Jorge afirma :
Os limites para a tensão aplicável ao motor são determinados primeiro pelas características do motor, a qualidade da isolação (alguns fabricantes especificam) e tb pelos resultados práticos obtidos. Quanto a isto há consenso sobre algo até 20 ~ 25 X a tensão nominal.
Foi mais uma que aprendi .
Bom, dá pra ver que no seu caso voçê tem a lição bem estudada.
Consequentemente a resposta pode passar pela utilização de fontes de computador em série até perfazer os valores que voçẽ necessita , será ?
12v + 12v + 12v + 12v + 12v + 12v = 6 fontes em série , se for praticável tanto a nivel fisico como de $$$
Quanto à formula , eu estava equivocado sim , voçê corrigiu bem
Abraço
Zé Vilhena
Zé Vilhena,
Esse forum é um MUNDO de conhecimento, as vezes é até difícil acompanhar tudo isso mesmo. Eu é porque tava com um pouquinho de tempo mes passado, e fui atualizando algumas leituras.
No que tange à fonte, acho que na verdade o problema nem é tanto a tensão, mas sim a corrente. Não sei se você chegou a pegar uma discussão de quando o Rudolf tava desenvolvendo o Smile, ele e o Jorge ficaram debatendo muito sobre se era necessário alimentar os drivers com a corrente nominal do motor multiplicado pelo número de fases e limitado o total a 70%, ou se na verdade o driver drenava da fonte correntes bem menores que as nominais do motor em altas tensões, posição, por exemplo, encontrada na planilha que o Fernando me passou.
Como ainda to meio sem saber o que fazer, to esperando para ver se alguns dos gigantes aqui do forum fazem uma visita neste tópico para ver o que seria melhor no meu caso, considerando que estou utilizando drivers chopper de micropasso de onda senoidal pura.
No mais, fico, como você, aguardando a visita deles para ver o que seria melhor neste caso, seguir uma ou outra posição, dadas as características do driver.
Um abraço,
Daniel.