Grande Mac,
Falei dos segredos para transformar fonte de PC em fonte variavel ... não disfarça não ... heheheeee
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh
hhhhhhhhhhhhhhhhh, tá! Por que não falou logo?
Pelo que entendi, a maioria das fontes funciona baseado num controlador de PWM como o TL494. Compare a pinagem do controlador da sua fonte com o TL494 (são MUITO parecidos) e faça a comparação entre os pinos.
Este CI tem um gerador de rampa (gerado por um RC externo) que é comparado com um ajuste de tempo morto (dead-time), pino 4.
A rampa também entra num outro comparador, cuja outra entrada vem da saída de 2 comparadores (pinos 1 e 2, e 15 e 16) e uma entrada de realimentação, pino 3.
Estes 2 comparadores servem para uma série de recursos (sobre corrente, sobre tensão, ...), além de ajustar a tensão de saída propriamente dita. Tire fora todos os componentes que são ligados aos pinos 1, 2, 3, 15 e 16, exceto um RC que costuma existir entre os pinos 2 e 3.
Ah, aproveita e já tira TODOS os capacitores ligados a todas as saídas, a não ser que você queira ver umas explosões
O corte-costura e os componentes e a serem colocados são:
Pino 1- resistor de 1K para o terra, e resistor de 4K7 para a saída de 12V;
Pino 2- tap central de um potenciômetro linear de 10K, sendo que uma extremidade vai ligada ao terra e a outra ao pino 14. Também coloque neste pino um capacitor de 100nF ligado ao terra. Mantenha o RC que é ligado ao pino 3;
Pino 3-Mantenha o RC que é ligado ao pino 2;
Pino 4-ligado no terra;
Pino 15-ligado no 14;
Pino 16-ligado no terra;
Coloque o positivo de capacitores eletrolíticos de tensão de pelo menos uns 50V na saída de 5V e 12V, e o negativo no terra.
Este é o feijão com arroz
Só e somente só isso.
Assim você consegue controlar a saída de 5V (com uns 25A) entre 2V e 13V, e a saída de 12V (com uns 15A) entre 8V e 25V.
Além do feijão e arroz, você quer uma salada, ou seja, controlar a saída a partir de 0V? Alimente o pino Vin (não me recordo do número do pino) com uma tensão entre 8V e 40V. Confirme estes limites com a documentação do controlador da SUA fonte. Estes são do TL494.
Também quer uma verdura? Pegue as saídas do secundário do trafo e retifique em onda completa. O normal é meia onda. Aqui vou deixar em aberto, pois ainda não fiz esta alteração.
Tá a fim de uma sobremesa? Tire o trafo, identifique cada enrolamento do secundário, e religue-os de forma a conseguir maior corrente e/ou maior tensão na saída. Dica de ouro: Se a tensão (retificada) na saída de 12V estiver acima de uns 35V, é necessário alimentar o pino Vin do controlador por uma fonte externa, ou garantir de alguma forma que esta tensão não seja ultrapassada. Experiência própria: tem componente que estoura legal
Vai um cafezinho? Use o outro comparador (pinos 15 e 16) que foi desabilitado para fazer um limitador de sobre-tensão, sobre-corrente.
Bom apetite
Moleza, não? Como costuma dizer um amigo meu, "depois que a onça tá morta, todo mundo vem e chacoalha o rabo". Da minha parte, só estou tirando a foto com ela e levando a fama, pois quem deu um jeito nela foi o Sir Jorge
Abraços,
Rudolf
PS: Me corrijam se estou enganado em algum ponto, tá? Estou escrevendo sem acesso à pinagem do TL494.