Quando eu tenho uma eletronica que está "mandando" a amperagem correta de acordo com o motor, esse motor tem que estar na temperatura perto dos 90º ?
Lolata,
o fator que limita a corrente máxima permissível é a temperatura suportável pelo isolamento dos enrolamentos, o verniz. Na esmagadora maioria dos motores que usamos o isolamento suporta até 130
oC. Isto é o máximo absoluto, não quer dizer que
tenha que chegar lá ... Há outras coisas que vão determinar a corrente ideal de operação, como uma margem de segurança, temperatura ambiente, saturação do circuito magnético, etc ... por isso vc vai encontrar nas especificações algo como 80
oC, como máximo ou como aumento sobre a temp ambiente, isto é mais ou menos a faixa mais comum.
Testei há algum tempo um motorzinho "arroz de festa", um 23LM-C004, que com fonte de corrente constante, duas fases energizadas, temperatura ambiente de 22
oC, atingiu 112
oC, 90
oC sobre a ambiente ... Mas é importante dizer que isto foi com o motor parado ... com o motor girando a temperatura sempre vai cair, pq a corrente média tb vai cair ... outra coisa a considerar é o modo de operação do motor ... na maioria das vezes usamos meio passo e neste caso o motor pode estar parado com uma ou duas fases energizadas e a diferença no aumento da temperatura poderá ser a metade, no caso de apenas uma fase energizada ...
Caso esse motor, embora esteja recebendo a amperagem correta e não esteja com a temperatura alta, é sinal que não está no seu limite ?, posso aumentar a amperagem ?
Olha, o correto é sempre obedecer a especificação ... só o fabricante conhece todas as características ... tudo isto que estou dizendo é verdade para a maioria dos casos, mas pode haver exceções ...
Uma das coisas que podem nos induzir a erro é o modo de operação, como falei acima ...
Em um de seus comentarios (não sei onde) voce relatou, que caso não conheça a amperagem do motor, é só monitorar a temperatura, por esse motivo que estou com essa duvida.
O recurso de usar a temperatura pra determinar a corrente é isto, um recurso para quando não temos informação, serve pra quando precisamos usar o motor e não dispomos das especificações ... garante que o motor não vai fritar e muito provavelmente o coloca bem próximo do ponto de operação que seria especificado ...