Boa tarde a todos. Meu nome é Marcelo e sou um curioso nesta arte da fundição... Venho pesquisando o assunto avidamente na internet e quero parabenizar a guiacnc pela qualidade do material que disponibiliza, em especial aos participantes deste forum, que com desprendimento e comprometimento vem postando comentários que são verdadeiras aulas sobre o tema...
Amigos o negócio é o seguinte. Atualmente atuo no ramo da advocacia, mas até pouco tempo atrás trabalhava como distribuidor de produtos de higiene industrial, mais especificamente na área da agroindústria. Ocorre que, como curioso que sou e tendo muita dificuldade em conseguir equipamentos eficientes e de baixo custo para aplicação dos meus produtos, acabei por desenvolver um projeto próprio, do qual requeri patente. Ocorre que o danado ficou melhor do que a encomenda, o que me proporcionou comercializá-lo entre clientes e fornecedores, obtendo ganhos extras nada desprezíveis. com o tempo, fui melhorando a máquina e diminuindo-a, chegando no modelo das fotos, hoje todo confeccionado em aço inox (parte usinado, parte em peças obtidas no mercado). Só que como atualmente parei de trabalhar no ramo dos produtos químicos, o meu mercado (estranhamente) se expandiu, abrangendo meus antigos concorrentes, que sempre demonstraram interesse em obter este equipamento.
Desta forma, pensei em fabricar um modelo com aparência mais comercial, fundido em um corpo único em latão ou bronze (que depois seria cromado), com a minha logo e modelo impressos. A demanda ainda não é grande, de forma que pensei em iniciar com um forninho caseiro, que me permitisse fundir cerca de 10 a 20 máquinas por final de semana (para não atrapalhar a nova carreira).
E é por aí que começam as dúvidas: Qual o sistema seria mais adequado para começar, areia verde, isopor, ou outro? Que tipo (gás, óleo, carvão, elétrico) e tamanho de forno? Que temperatura deveria atingir o forno para fundir o bronze ou latão (e inox?)? Enfim, se puderem sanar algumas dessas dúvidas, fico imensamente grato e me coloco à disposição... Grande abraço a todos!