Gostaria de saber se alguem com experiência em microfusão ou outros processos parecidos poderia ajudar com relação a contrução de um forno elétrico ou a gás para calcinação de gesso . Estou com um projeto baseado em um forno para cerãmica ( ultima foto), mas como os processos tem algumas diferenças, estou na dúvida se daria certo também para processo do gesso refratário.
O mais importante seria conseguir uma distribuição uniforme da temperatura no interior do forno, para isso pensei em rotacionar a mesa com os tubos de gesso. Preciso também de um sistema de controle de temperatura, tipo rampa ou curva. ex: 2h a 200ºC, elevar para 400ºC por mais 2h.... até +- 800ºC , para isso pretendo utilizar termostatos microprocessados se for construir um forno elétrico, se for um forno a gás, acredito que o controle terá que ser feito na mão mesmo.
Tenho um vizinho que trabalha a muitos anos com cerãmica e ele utiliza um forno bem artezanal feito com um tambor de 200l, segundo ele funciona perfeitamente, daí acredito que também conseguiria fabricar um, apenas adequando ao processo que pretendo utilizar ( cera perdida).
Aproveitei e tirei umas fotos do processo de confecção dos modelos em cera. Para dar sequencia, preciso do forno para calcinar o gesso e verter o broze nos moldes.
Se alguem já teve ou tem experiência com esses fornos e puder ajudar, agradeço. Me disponho também a passar o aprendizado que tive até o momento.
Sds
Carlos