Olá Julio,
Eu jamais utilizaria areia verde para qualquer trabalho que seja independente de ser reaproveitável ou não, pois o acabamento da peça final fica extremamente primitivo, pelo fato da umidade presente na areia servir apenas para destruir o acabamento da superfície e inserir bolhas de ar na peça final. Trata-se de uma tecnologia ultrapassada e primitiva. O bloco do motor de um carro não utiliza somente machos de silicato, o bloco inteiro é feito em silicato, os machos e as fêmeas.
Outra coisa, o silicato de sódio endurece SIM pelo processo de CO2 como foi informado no próprio tutorial, mas o calor o endurece também e não estou falando do CO2 gerado pela queima de combustível, pois já criei machos em fornos elétricos do tipo MUFLA, que não emitem CO2 algum durante o aquecimento. Tudo que é necessário fazer é desidratar o silicato de sódio, seja por uma reação química com um composto de alta afinidade como CO2 ou pelo próprio calor, que também é muito efetivo com relação à desidratação.
Um grande abraço,
-Dimitri Martins
Valeu, Dimitri. Desculpe a demora em responder. A questão da areia verde é realmente um processo não diria primitivo, mas antigo. Existem várias grandes indústrias que trabalham com areia verde ainda. Areia verde está longe de ser um processo em desuso. Longe disso! Eu ainda bato na tecla do que é mais ou menos versátil. Eu conheço uma fábrica de panelas de alumínio bem aqui perto que ela utiliza apenas areia verde. Utilizar silicato para cada penela produzida seria inviável. Areia com silicato tem o reaproveitamento prejudicado, caro e seria inviável descartar toneladas de areia com apenas 1 uso. Comprei recentemente 240kg de anilhas para minha academia e comprei diretamente de uma fábrica, que utiliza areia verde. O cara faz um mode, funde e em pouco tempo a areia está pronta para ser utilizada novamente.
Quer um exemplo de uma grande indústria que utiliza largamente areia verde? A CSN. Faça uma visita lá se puder. Eles possuem alguns dias da semana onde visitantes podem ser acompanhados de um guia para fazer um tour na indústria. Então, dependendo da peça, não se usa resina ou silicato. Para que fazer uma anilha em ferro fundido usando silicato? O acabamento é relativamente bom para o que se serve.
Mas concordo plenamente com vc que o acabamento das peças feitas em areia não é de excelência e demandam posterior tratamento da peça. A questão da umidade é um problema sim, desde que quando a areia não tenha manutenção devida. Para vc ter uma ideia, algumas indústrias possuem o próprio laboratório para análise da areia para verificar parâmetros como compactação, umidade, absorção do azul de metileno para verificação da qualidade da bentonita etc.
Outra, o vapor expelido pela areia úmida deve ser perfeitamente absorvido pelas paredes do molde. Por isso a permeabilidade da areia deve ser levada em conta. O teor de finos, a compactação, tudo isso tem forte influência na aborção da umidade e qualidade da peça. . Se a areia for muito compactada, se o teor de finos ( acima de 100 mashs) for muito alto a aborção é prejudicada e a peça fica com muitas bolhas, pois o vapor não terá por onde sair a não ser pela própria peça.
Eu tenho um curso de areia verde que fiz com um especialista chamado Marco Antônio Alves, que dá consultoria a diversas grandes indústrias. segue o link da página dele para vc se inteirar e, quem sabe, mudar um pouco a sua opinião. :
http://www.areiaverde.com/referencias.htmlPor fim, Se a minha vivência é teórica, então vou postar alguns dos vários vídeos que tenho relativos a fundição. Já fiz várias peças fundidas em areia, silicato e cera perdida. Devo ter uns 20 ou mais vídeos, fora tudo o que fiz e não filmei. Tem uns 10 ou mais anos que mexo por hobby com fundição. Então, não sou de tudo apenas teórico:
https://www.youtube.com/watch?v=KUSNQY5iIuIhttps://www.youtube.com/watch?v=AAf0JgH08lwhttps://www.youtube.com/watch?v=ltWiRuuHrmIObs.: Pena não poder filmar a visita que fiz à CSN. Iria te mostrar o quanto a areia verde é importante lá. Mas se morar no Rio, dê um pulo em Volta Redonda e agende uma visita. Um abraço.