Jorge,
Só complementando, uma liga chamada A356 muito comum nos EUA e qualquer lugar que não se chame brasil, é usada para fabricar os cabeçotes Edelbrock para motores vintage V8 daqueles camaros e corvettes antigos. Ela suporta 37ksi de tração máxima sem nenhum tipo de tratamento, só do jeito que sai do molde de areia quando esfria, se você pegar uma 7075-T6 muito comum aqui no brasil e fundir, ela vai virar T0, ou seja, sem tratamento algum, suportando no máximo 18ksi de tração limite e se você ousar tratá-la até T6 denovo, saiba que distorções gritantes ocorrerão. As ligas de silício são ligas próprias para fundir.
Então somando essa qualidade de não precisar de tratamento à qualidade da precisão atingida com um valor de produção insignificante perto do valor de uma usinagem de um bloco a partir de um cubo solido, não ficam muitas dúvidas restantes pra decidir qual método usar...
PS: Obvio que a ferrari nao usa essa liga, pode apostar que a deles é superior a essa, andei lendo de fontes duvidosas que atinge 60ksi.
Abraços,
-Dimitri Martins