Autor Tópico: HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.  (Lida 45940 vezes)

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Offline minilathe

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #30 Online: 09 de Setembro de 2013, 18:01 »

2 - Um forno de poço elétrico(indutivo ou resistivo) construído dentro de uma câmara hermética de metal com paredes grossas com um orifício na tampa, onde você conecta o sistema de vácuo, uma coisa que eu não sei como funciona é a vedação da tampa e do corpo do forno, deve ser grafite com um encaixe bem justo. Este modelo não pode ter a câmara ligada direto na bomba de vácuo, o ar precisa passar por um chiller industrial antes de entrar na bomba de vácuo, sob pena da bomba fritar se não for para alta temperatura. Este sistema nem é tão impossível no mundo DIY, só que você vai gastar um pouquinho. Ah, voce precisa manter constantemente sob vacuo, dessa forma o aluminio ficara otimo o tempo que for enquanto estiver liquido, portanto o chiller tem que ser bruto.

É possível obter vácuo com um ejetor à água, que é um tipo de bomba de vácuo mais robusta, com a vantagem de fazer vácuo e resfriar os gases. Um ejetor bem desenhado pode produzir vácuo razoável. Outra opção robusta e barata é uma bomba à vácuo de anel líquido (alcança 700 mm de Hg) - http://bombasbeck.com.br/br/produtos/pdf/vacuo.pdf.

Se o molde com o alumínio líquido for centrifugado acho que também deve ajudar a expulsar os gases, não é? 
 
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 18:09 por minilathe »

Offline Jorge_BH

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #31 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:17 »
Muito bom, o how-to.
Quanto à fabricação dos motores da Ferrari é que não dá pra entender, sendo a fábrica de Maranello assim como outras, quase completamente  robotizadas, ainda não fazem os blocos dos motores de uma peça laminada:
Matsuura Maxia: V8 Engine Block Machined From Solid

Abraço.
Jorge

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #32 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:10 »
minlathe:

Essa eu nao conhecia, centrifugar o molde, não sei se dá. Quanto a bomba, acho que pode ser uma dessa sim, o gritante nem é o tipo da bomba, é o fato de que o ar tem que ser refrigerado por um chiller antes de entrar nela, ou então vc frita o interior dela.

Jorge:

Muito simples: CUSTO. É mais barato fazer de areia e você atinge resultados excelentes. A liga de aluminio silicio(10 a 11% de teor de Si na liga) que eles usam nao precisa ser temperada, tem resistencia mecanica excelente e rigidez excelentes so deixando esfriar apos a fundicao. Pode ter certeza que eles cogitaram fazer motores a partir de um bloco solido mas chegaram a conclusao de que nao precisa.

Abraços,

-Dimitri Martins

Offline Jorge_BH

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #33 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:20 »
Valeu, Dimitri.
Gil, já vi peças serem fundidas e centrifugadas, com resultados excelentes... Mas eram coquilhas.
Abraço.
Jorge

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #34 Online: 10 de Setembro de 2013, 00:19 »
Jorge,

Só complementando, uma liga chamada A356 muito comum nos EUA e qualquer lugar que não se chame brasil, é usada para fabricar os cabeçotes Edelbrock para motores vintage V8 daqueles camaros e corvettes antigos. Ela suporta 37ksi de tração máxima sem nenhum tipo de tratamento, só do jeito que sai do molde de areia quando esfria, se você pegar uma 7075-T6 muito comum aqui no brasil e fundir, ela vai virar T0, ou seja, sem tratamento algum, suportando no máximo 18ksi de tração limite e se você ousar tratá-la até T6 denovo, saiba que distorções gritantes ocorrerão. As ligas de silício são ligas próprias para fundir.

Então somando essa qualidade de não precisar de tratamento à qualidade da precisão atingida com um valor de produção insignificante perto do valor de uma usinagem de um bloco a partir de um cubo solido, não ficam muitas dúvidas restantes pra decidir qual método usar...

PS: Obvio que a ferrari nao usa essa liga, pode apostar que a deles é superior a essa, andei lendo de fontes duvidosas que atinge 60ksi.

Abraços,

-Dimitri Martins

Offline Jorge_BH

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #35 Online: 10 de Setembro de 2013, 07:35 »
Oi, Dimitri.
Eu não entendo quase nada de ligas (química não é comigo), e acredito no que vc disse. Também acredito que no Brasil teríamos profissionais competentes pra desenvolver ligas melhores do que as citadas por vc, se eles não fossem trabalhar em outro país, porque aqui não têm valor algum. Aqui só tem valor que sabe chutar bola.

Quanto à minha dúvida inicial: pelo que já li a respeito, o metal laminado ou forjado tem suas propriedades mudadas, aumentando, assim, sua resistência à deformação. Mesmo vc me explicando no tópico acima, acho que a tendência evolutiva seria usar um bloco forjado de liga de alumínio para usinar o bloco de motor. Alguns carros de corrida nos USA já começaram a usar esse processo.

Abraço e obrigado.
Jorge

Offline F.Gilii

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #36 Online: 10 de Setembro de 2013, 10:14 »
Quanto à fabricação dos motores da Ferrari é que não dá pra entender, sendo a fábrica de Maranello assim como outras, quase completamente  robotizadas, ainda não fazem os blocos dos motores de uma peça laminada:
Tem explicação - a liga dos blocos é especial e difícil de ser usinada à partir de blocos laminados, pois pode perder certas propriedades importantes que só são obtidas por fundição.

Quando o material é laminado há pressões que modificam o material e este perde qualidades como manter dimensões sob certos esforços mecanicos.

Normalmente motores de alta performance tem blocos fundidos - não laminados (e usinados por completo)

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #37 Online: 10 de Setembro de 2013, 10:33 »
Fabio,

Mesmo assim é possível hoje em dia, com essas Matsuura Maxia de 5038409284 eixos, só que o custo e tempo de usinagem é proibitivo e você obtém o mesmo resultado com uma liga bem fundida e estruturalmente sólida, sem defeitos. A grande diferença do billet(Bloco sólido laminado) pro cast(fundido) é justamente o fato de que o billet não possui problemas estruturais como a porosidade, normalmente vistos em fundidos, mas se você atingir o grau máximo da perfeição possível em fundição você consegue um resultado estrutural equiparável ao billet. Por isso a ferrari usa aquele "equipamentozinho" Bosello HT, uma máquina de raio X industrial monstrenga, para certificar a integridade da estrutura interna do fundido e sabendo disso eu realmente cedi e aprendi que o alumínio é o metal mais infernal de trabalhar depois do titânio(este se incendeia se for fundido fora de atmosfera inerte....kkkkkk).

Abraços,

-Dimitri Martins

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #38 Online: 10 de Setembro de 2013, 10:35 »
Ah e sim o Fabio está certo, a estabilidade dimensional da peça final é tão importante quanto o custo pra galerinha de Maranello.

Abraços,

-Dimitri

Offline F.Gilii

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #39 Online: 10 de Setembro de 2013, 11:09 »
Bem, o único motor que eu conheço, usinado à partir de billets são motores aeronauticos como o Jabiru - http://www.jabiru.net.au/engines

Já ví de perto inclusive fiz manutenção em alguns - são muito bem feitos por sinal...

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #40 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:00 »
Nossa! Eles tem um billet boxer 6 à ar igual os de Porsches antigos, animal! Muito bonito mesmo o acabamento, o ronco deve ser lindo.

Faltou mencionar na minha resposta anterior que usinar de um bloco solido tem a vantagem de voce manter a têmpera tambem, usando refrigeracao adequada, entao voce teria um bloco billet com UTS de 60ksi.............. ...........por exemplo.

Abraços,

-Dimitri Martins

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #41 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:36 »
Bem, o único motor que eu conheço, usinado à partir de billets são motores aeronauticos como o Jabiru - http://www.jabiru.net.au/engines

O nome é de um pássaro da América do Sul e, de certo modo, brasileiro (jaburu, para nós). Será que "patentearam" o nome?

Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaburu

Offline F.Gilii

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #42 Online: 10 de Setembro de 2013, 13:21 »
Jabirú - deve ser o Tuiuiu

http://en.wikipedia.org/wiki/Jabiru

Offline Cássio Alvarenga

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #43 Online: 10 de Setembro de 2013, 16:04 »
O nome é de um pássaro da América do Sul e, de certo modo, brasileiro (jaburu, para nós). Será que "patentearam" o nome?

   Geralmente quem patenteia a natureza é a industria medica/farmacêutica. Seria o primeiro caso que eu saiba na industria mecânica...  ;D

E "Jaburu" em Minas é sinônimo de mulher feia.


« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 16:06 por Cássio Alvarenga »

Offline styg

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Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #44 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:52 »
Parabéns e obrigado pelo post Mech, sem dúvida um dos melhores sobre fundição que já li nesse fórum.

 

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