Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => G-Code => Tópico iniciado por: darlansales em 18 de Junho de 2010, 17:48
-
Ola Pessoal, estoumontando uma CNC para fazer Edredon e Colchas em Matelassê. Gostaria de saber onde posso conseguir G-Codes dos modelos de costuras. Desde já agradeço.
Valeu
-
Olá Darlan!!! ;D
Pra você pegar um G-code para costurar edredon pronto, penso não ser muito apropiado!
Pois há diferênças significativas no que diz respeito a G-codes. Veja bem: quando
se gera um código G (G-code), deve-se levar em consideração o tamãnho da área
útil da máquina(cnc), por exemplo: Se você pegar um código-G gerado para uma que ira costurar um edredon com medidas de 2,00x2,00, e você coloca-lo em outra máquina, provalvemente haverá uma diferênça entre as médidas! ou para maior ou menor....a não ser que as máquinas sejam exatamente iguais (área útil com médidas iguais)
Penso ser melhor pra você, produzir os seus propios códigos G...
Pra esse segmento comercial seu (tecelagem) , é mais facil você usar o Corel Draw pra fazer os desenhos indicando por onde a máquina de costura deve passar, e depois converter o desenho no "ace converter"... Programas mais faceis de se lidar como esses eu desconheço! ( falo eu)....
Se precisar de alguma ajuda estou à sua disposição!!!
Um grande abraço!!!
Att: Robison ;)
-
Blz pura, agradeço pelos esclarecimentos. Inclusive já gerei um G-code na mão mesmo pra poder testar. Como o modelo era em forma de losango, até que sai fácil.
Valeu
-
Darlan;
Coloque mais detalhes da sua máquina (que pretende usar para costurar) e do serviço que pretende fazer, o código G deverá atender as peculiaridades do serviço e da sua máquina, talvez possa ser gerado (complemento ao desenho) por uma macro no Mach3.
Abraços.
-
Programa (versão beta) para gerar o Código G para costuras e bordados:
[attach=2]
-
Programas demo para costuras e bordados:
http://www.embird.com/
-
Fala, Marco!!! :D :D
Esse programa do exemplo da foto, tem a capacidade de gerar um G-code que troque
a ferramenta de acordo com a cor da linha? Tipo; desenho amarelo linha amarela, desenho vermelho linha vermelha, e assim por diante.....
Até mais!!!
Um grande abraço!!!! ;)
-
...que troque a ferramenta de acordo com a cor da linha?
Se cada cor for criada como um percurso separado é possivel sim.
Robinho, por que vc não usa hpgl para suas canetas?
O Fábio já tinha dado essa dica, mas acho que vc não captou.
-
Esse programa do exemplo da foto, tem a capacidade de gerar um G-code que troque a ferramenta de acordo com a cor da linha?
Sim! Pode ser que até sirva para vc trocar a cor das canetas (no caso de adaptar às suas necessidades. Na tela vc pode verificar a possibilidade de várias cores.
Esse programa do exemplo da foto...
O arquivo com o programa esta anexo na mensagem; junto já vem alguns arquivos ".DST" (formato vetor para costura e bordados).
Para gerar vetores ".DST" procure programa demo no link do meu post anterior.
Abraços...
-
Se cada cor for criada como um percurso separado é possivel sim.
O Fábio já tinha dado essa dica, mas acho que vc não captou.
E ai Alebe beleza? :D
Obrigado pela sua prestatividade!!!!
Quando em outro tópico o Fabio me falou sobre o HPGL, já hávia usado ele antes!
E no dia que ele me deu aquela dica, eu revi todas a possiveis configurações relacionadas as canetas que poderia ser utilizadas....
No caso ,fiz o desenho do trabalho no Corel Draw, salvei no formato HPGL, porém
lá(Corel), só tenho a opção de escolher o diametro da ponta da caneta e a cor, o que é relativo, visto que posso gerar o código com uma cor de caneta e colocar uma cor diferente na máquina!!
Quando você disse:
Se cada cor for criada como um percurso separado é possivel sim.
É nisso que eu quero trabalhar!!! Resolvi usar o Artcam para isso! imprimi as apostilas disponiveis no fórum e estou mandando vêr!!!
Nesta semana que passou comprei o material pra fazer a parte mecânica, e assim
que tiver algo mais compreensivo posto videos e fotos pra que vocês possam analizar e dar suas valiosas sujestões....
Muito obrigado! pela sua disposição...... ;)
Uma grande abraço!!!!
-
Graaandeee Marco!!!!! :D :D :D :D
Muito obrigado!!! As valiosas dicas e sua voluntaria disposição e que estimulam usuarios com eu, a querer ajudar o proxímo!!!
Um grande abraço!!!!! ;) ;)
Att: Robinho
-
Faço minhas as palavras do Robinho sobre o Marco. Valiosíssimas as dicas bem como a disposição. Eu, novo no assunto, creio que vou aprender bem rápido com essas ajudas. Conforme o Marco me pediu, segue os detalhes da maquina. Ela terá 4000 mm x 4000mm de tamanho. Pretendo usa-la para fazer colchas em matelassê, pra quem não sabe, matelassê é parecido com o edredon, so que a manta que fica entres os tecidos é bem mais fino.
Valeu
-
ah, ja tava esquecendo mais uma coisa... no caso das cores das linhas, no meu caso so terá uma cor, pois a princípio o matelassê so se usa uma cor de linha, mesmo sendo uma figura a ser iserido, pois o que importa é a estampa da do tecido. Sendo o tecido liso e branco, usa-se uma linha de cor preta mesmo.
Valeu
-
Achei interessante! acho que vale a pena acrescentar.
Wilcom Embroidery Digitizing tutorial - Introduction to Input A (http://www.youtube.com/watch?v=GZ5J_cWGm8U#)
-
Ola marcOmartim, realmente é muito interessante, mas na verdade eu estou procurando por modelos no artcam ou em DFX como essas fotos abaixo, pois são o modelos de costuras pra se fabricar edredons e colchas em matelassè.
Valeu pela dica
-
Acho que o Artcam não é o mais indicado nesse caso.
Mach3 Quilting machine (http://www.youtube.com/watch?v=BG1tbcfUuHU#)
De uma olhada nisso:
http://www.cnczone.com/forums/diy-cnc_router_table_machines/57404-diy-_cnc_embroidery_machine.html (http://www.cnczone.com/forums/diy-cnc_router_table_machines/57404-diy-_cnc_embroidery_machine.html)
http://www.cnczone.com/forums/diy-cnc_router_table_machines/57404-diy-_cnc_embroidery_machine-35.html (http://www.cnczone.com/forums/diy-cnc_router_table_machines/57404-diy-_cnc_embroidery_machine-35.html)
-
Softwares do ramo:
http://pqdesigner.com/index.htm (http://pqdesigner.com/index.htm)
PCQ_HS Face1.mp4 (http://www.youtube.com/watch?v=df0Bh49vqNY#)
-
Show de bola, ;D vou dar uma olhada com bastante calma.
Valeu
Abraços
-
Softwares do ramo:
Oi, Marco.
Este site, como vários que já visitei, apresentam softwares para desenhos de bordados. Já procurei na net muitas vezes e não encontrei, é um software que controla a mesa X/Y para o bordado, via porta paralela. Ele teria de interrromper o deslocamento dos eixos enquanto a agulha está abaixada no tecido, e deslocar somente uma coordenada (assim penso eu).
Vc saberia onde encontrar um software desses?
Abraço.
Jorge
-
Jorge;
Existe o software específico para cada máquina industrial utilizada, no link que passei existe uma solução completa compatível com a maioria das máquinas existentes no mercado.
Na solução homemade pode usar qualquer um, a lançadeira e o zig-zag da bordadeira dá o movimento necessário para fazer o ponto e a CNC só precisa alimentar o tecido na direção desejada; pode ser o Mach3, MC2 etc...
Abraços...
-
As máquinas de bordado que usam motores de passo usam um sensor para perceber quando a agulha está em baixo, e param os motores por um instante - isso é relativamente fácil de ser implementado numa máquina relativamente lenta como são as máquinas de bordado.
-
Acho que se usar o Z para girar a bordadeira, nem precisa de sensor, fica fácil o sincronismo ;)
-
Marco, esses softwares são proprietários das marcas. Eles usam a porta USB (serial) do micro e o processamento para os motores é feito em placas internas (nas máquinas). Então, eu estava precisando é de um software para porta paralela, pra tentar usar como uma cnc comum.
Gilii, usar um sensor pra parar os motores até que não parece muito complicado. Mas, quando os motores funcionarem, eles precisam movimentar só uma coordenada (x,y) que seria ponto a ponto; aí eu acho que complica (pelo menos pra mim...). Eu não conheço nenhum programa de bordado, mas penso que o programa do desenho que gera o G-Code é que deve gerar essas interrupções.
Não sei se estou falando besteira...
-
É muito simples. Você pode editar o gcode num programa free (existe alguns sim) ou por exemplo no Artcam, num esquema de furações, considere cada furo como o ponto do bordado, se usar o motor original da bordadeira precisará sincronizar com um sensor, se usar o motor Z para rodar a boradadeira não será preciso.
Abraços...
-
...se usar o motor Z para rodar a boradadeira não será preciso...
Vi em algum site da net, um cara que trocou o motor da máquina de costura por um motor de passo. É isso q vc tá falando?
-
Exatamente!
Se vc não dispõe e um sistema mais sofisticado, pode usar o motor de passo do eixo Z para vira a máquina e o X e Y para mover o pano.
-
Valeu, Marco, acho que vou tentar isso mais tarde. Tenho umas coisas na "fila".
Obrigado.
Jorge
-
Gilii, usar um sensor pra parar os motores até que não parece muito complicado. Mas, quando os motores funcionarem, eles precisam movimentar só uma coordenada (x,y) que seria ponto a ponto; aí eu acho que complica (pelo menos pra mim...).
O sensor sinaliza para o programa fazer uma "pausa" na execução quando a agulha estiver dentro do pano - quando a agulha sobe, libera a execução do programa - assim as coordenadas e a movimentação dos eixos é preservada.
Eu não conheço nenhum programa de bordado, mas penso que o programa do desenho que gera o G-Code é que deve gerar essas interrupções.
Não sei se estou falando besteira...
Não - são coordenadas normais - o sensor apenas sinaliza ao programa de controle - nada mais nada menos
-
Já faz um tempo eu imprementei uma coisa assim com uma maquina singer para costurar peças de couros para chaveiros,
Eu fiz um bastidor para suporte da peças XY comandada com motores de passo, e um motor CC para o cabeçote, e coloquei um sensor otico na polia, assim
quando a agulha estava em cima mandava um sinal para o programa, e assim inviava os sinais para os motores de passo
O arquivo era em plt, feito em corel Draw, O programa de controle eu mesmo fiz em qbasic.
-
...O sensor sinaliza para o programa fazer uma "pausa" na execução quando a agulha estiver dentro do pano - quando a agulha sobe, libera a execução do programa - assim as coordenadas e a movimentação dos eixos é preservada.
Se ligasse o sinal de um sensor ótico na placa, como se fosse fim-de-curso... daria certo?
-
Não como final de curso - como "pausa" (se não me engano, no Mach3 a função se chama "block hold")
-
Obrigado, Fábio.
Abraço.