Desculpa, pessoal..
Eu to até meio doido aqui com tudo isso..
Os dois solenóides estão em ligados em paralelo (220v).
A fonte que me referi é 5v 2A, Gil...
Desculpem a confusão, e obrigado pela paciência!
Se fosse um sistema industrial, cada solenóide teria seu relé ou, no mínimo, seriam contatos separados para cada válvula solenóide, cada uma com um fusível dedicado.
Quando uma válvula ou carga indutiva é desenergizada, podem ocorrer surtos de tensão ou correntes que vão se dissipando em razão do campo magnético que vai se reduzindo. Surtos de tensão alta podem ser problemáticos em placas digitais, gerando atuação ou acionamentos espúrios. Por isso, é importante segregar a parte de potência (relés de maior corrente) do controle (BOB).
Além do exposto, a capacidade do contato do seu relé está sendo alocada a duas válvulas, dependendo da corrente na energização, o contato do relé poderia ficar "colado" (agarrado) devido a um surto de corrente (baixa indutância e resistência das solenóides em paralelo). Não estou afirmando que seu problema seja devido à não segregação. Mas, a mesma atua em favor da confiabilidade de seu sistema, além de facilitar o diagnóstico e a proteção, de cada válvula e respectivo relé, com fusíveis distintos. Ou seja, poderia até ser um fator coadjuvante ou até a causa.
Fazer diagnósticos à distância e com poucas informações é complicado....