Boa tarde galera. Estou precisando muito da ajuda de vocês profissionais!
Não sei o que está havendo, mas eu gero o código g no Artcam e passo para a máquina com o mach3...ainda estou na fase dos desenhos...só coloco o spindle para rodar e fazer rebaixos no mdf porque estou aprendendo a trabalhar com a máquina.
Meu processo é desenhar no AutoCAD salvar em dxf e exportar para o ArtCAM, configuro todos os parâmetros corretamente (material, fresa) e crio o código g salvando em "gcode.tap" abro no Mach3, zero a máquina e dou o start. A máquina faz o desenhos no mdf.
Seria tudo perfeito se ela não estivesse dando uma falha nas dimensões. Não acredito em falhas de programas, mas por desencargo de consciência pensei que o problema poderia ser a transferência de arquivos. Então criei desenhos simples como retângulos e círculos no próprio ArtCAM e enviei direto para o Mach3.
Mesmo assim as dimensões não ficam corretas.
Por exemplo: desenhei um retângulo com 155 mm em x e 200 em y, a máquina fez os rebaixos com 166 em x e 214 em y...é uma enorme diferença! 11 mm em x e 14 em y. Se parar para pensar, trata-se de um erro proporcional = mais ou menos 6,6 ou 6,5 % nas dimensões. Será que tem alguma coisa mal configurada na minha máquina? Alguém poderia me ajudar? O valor de "Steps" (no motor tunning - eixos x, y e z) é padrão ou varia de máquina para máquina? Espero que possam me ajudar! Abraço! Fernando -
[email protected]