Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => G-Code => Tópico iniciado por: Araujo em 27 de Outubro de 2016, 22:16
-
boa noite pessoal
por favor, estou querendo saber se existe alguma variável de sistema relacionada a força que o fuso esta fazendo ao usinar a peça.
a minha ideia é de tentar sondar a face de uma peça na máquina(torno cnc) com a propria ferramenta de corte, ou seja, quando a ferramenta tocasse na face da peça, iria causar um pequeno esforço no fuso e entao a face seria determinada.
alguem sabe se existe uma variavel assim, relativa ao "esforço" do fuso ou algo parecido???
-
Que eu saiba não (medição de esforço) com o Mach3
O que se pode fazer é uma sondagem através de probe digital ligado à uma entrada do Mach3 (supondo que esteja usando Mach3 para controle de maquinas).
Se pode fazer a leitura de diversos pontos, e mapear tais pontos e criar o que se chama "nuvem de pontos", o que possibilita por exemplo importação para um software de 3D e criação de um solido à partir dessas informações.
Outra possibilidade é obter medidas relativas à desvios de forma ou apenas dimensionais...
-
Outra possibilidade é obter medidas relativas à desvios de forma ou apenas dimensionais...
[/quote]
Primeiramente agradeço pela atenção.
Por favor como eu poderia fazer com desvio?
(Trabalho com um torno mori seiki meldas 64 mitsubichi)
-
E' provável que você não tem uma sonda, então você iria compensar esta falta substituindo-a com um movimento mecânico controlado pelo CNC através do esforço emitido pelo movimento do eixo Z ou como você diz do fuso.
Pessoalmente, considero errado agir dessa maneira porque, mesmo se pudéssemos controlar o esforço da máquina, deve sempre ter uma colisão mecânica, e isso não é bom para o cnc.
Existem vários sensores no mercado:
digital (que requerem intervenções no plc e nos componentes eletrônicos do CNC),
analógico (que não requerem ação sobre CNC).
Dado que o seu problema não é sondar uma superfície para determinar a sua exatidão, mas simplesmente determinar a posição da peça,
a solução mais simples e mais barata é usar um comparador de base magnética colocado na torre (ou no lugar de uma ferramenta).
Determinado o comprimento real desta "falsa ferramenta" você obteria o resultado desejado sem a necessidade de parâmetros, variáveis, ou qualquer outra coisa.
Então eu acho que, com um pouco de inteligência você vai encontrar a solução ideal.
-
Pessoalmente, considero errado agir dessa maneira porque, mesmo se pudéssemos controlar o esforço da máquina, deve sempre ter uma colisão mecânica, e isso não é bom para o cnc.
Obrigado por cooperar.
Olha, eu não pretendo danificar o cnc. Eu pretendo fazer com que a máquina detecte um pequeno esforço (um esforço igual ao o que a máquina faz ao usinar a peça normalmente). Eu li que o ciclo G83 pode ser programado com um código M no parâmetro 5163. Isso faz com que a máquina recue ao detectar o esforço que foi detectado. Eu estava pensando em fazer algo do tipo.
Vou anexar uma foto de um trecho da apostila que diz sobre o assunto.
Por favor continuem colaborando.
-
Araujo,
minhas palavras não queriam questionar suas habilidades e de modo algum representavam um julgamento sobre o seu profissionalismo.
Estou sempre impressionado e admirado pelas pessoas que estão buscando soluções para seus problemas usando o que têm disponível ou exploram tudo o que podem.
Eu gosto de pessoas como você que tem imaginação e peço desculpas se as minhas palavras vos têm perturbado.
O meu foi apenas uma observação! A função G83 para pequenos furos está relacionada com o esforço sobre o corte e a variação da velocidade do fuso. Portanto, temos de estar nestas condições para que possa ser aplicada.
É verdade que o conceito teórico é semelhante a uma sonda, mas há o fatídico "choque mecânico" que pode preocupar. Em uma peça não usinada não haveria problemas, em uma peça usinada pelo contrario podemos ter problemas.
Entre outras coisas, não podemos saber o uso das variáveis relacionadas com o sinal de salto (skip), talvez seja o mesmo para o G31, mas nenhuma informação adequada, e este é um problema para determinar a posição atual.
Apesar de tudo eu gosto desta ideia e vou pedir informações aos engenheiros Fanuc para entender se for possível usar este recurso.
Se você tem atualizações, entretanto, eu vou ser feliz para ouvi-lo e apoiá-lo nesta questão.
-
Obrigado badade.
Você é uma pessoa que eu admiro bastante aqui no fórum, por que quando eu comecei a aprender a programação parametrica, eu vi todas as suas postagens e aprendi muito, obrigado.
Agradeço tabém pela sua ajuda e dedicação quanto a este problema que estou tentando resolver ( sobre a sondagem). Vou sim, continuar pesquisando sobre o assunto também e se eu conseguir encontrar algo eu vou postar aqui.
A propósito, eu te enviei um email ([email protected]). Se você você quiser podemos conversar por lá também, o meu é [email protected].