Olá meninos!
Paulo, também não tenho Linux instalado mas agradeço muito pela oferta do plug-in, na sequência combinamos pra tu me enviar.
Fiquei muuuito curioso sobre a ferramenta secreta, hehehehe.... Disserta aí!!!
Dougwar - Este eu criei baseado em um apresentado em um livro, mas a criação deste tipo é bem tranquila utilizando ferramentas de vetores.
Então......
Hoje vou mostrar um trabalhinho realizado a quatro mãos.
Dias atrás a menina Célia comentou comigo que estava tendo algumas dificuldades em ajustar os cortes para a montagem de uma intársia. E também para efetuar o correto acabamento das bordas.
Ela me passou uma foto para exemplificar:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
Durante estes anos tenho estudado a intársia e tinha algumas idéias, ainda não colocadas em prática, para utilizar com esta técnica. Esta foi a oportunidade.
Utilizando o Blender, modelei peça a peça imaginando suas devidas formas finais. Na intársia cada peça tem suas particularidades, com algumas bordas mais retas, outras arredondadas e algumas tem relevos ou rebaixamentos em certas áreas. O modelo resultou em 51 peças.
O resultado da modelagem ficou assim:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
Aqui uma visão da malha modelada:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
Então conversei com a Célia, para definirmos quantas espécies de madeira seriam utilizadas, bem como as dimensões do modelo final.
Resolvemos por utilizar 5 espécies e a dimensão seria de 425x661x15mm. Com base nestas definições, fiz um teste com 5 tons de textura, para avaliarmos se ficaria legal.
Eis o render texturizado:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
Outra particularidade da intársia é que cada peça tem uma devida direção de corte, conforme os veios da madeira. Este render texturizado serviu também para definir estas direções.
Aprovado o modelo, partimos então para o desmembramento dos tons. Criei cinco arquivos STL com os relevos e cinco arquivos DXF com os vetores externos de cada grupo, devidamente posicionados para a usinagem.
Eis um exemplo, das peças do grupo 1:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
Hora de fazer serragem,
Passamos (Célia e eu) boas horas estudando e testando as melhores estratégias para as usinagens. Utilizamos então uma fresa topo de 5mm para o desbaste grosso, deixando uma sobre camada de 1mm. Passe vertical de 3mm em cada passada e passe lateral de 1.5mm.
Para o desbaste final foi utilizada uma fresa ball-nose de 3mm, com passe lateral de 0.3mm. E para o corte final das peças a fresa topo de 5mm.
Aqui algumas das primeiras peças usinadas, do grupo 1:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
As madeiras utilizadas foram (na sequência da mais clara para a mais escura): Pinus, Cerejeira, Muiracatiara, Imbúia e Canela. Com medidas diversas, correspondentes ao STL de cada grupo.
Bem... Eis o resultado final desta criação a quatro mãos:
Oficina do Velho Hippie - Trabalhos
As peças foram coladas sobre uma base de MDF de 3mm e o peso final ficou em 1496 gramas, o que nos agradou muito. Pois uma das preocupações era quanto ao peso final.
Após a colagem, o acabamento foi feito com selador e verniz.
Registro aqui meus sinceros agradecimentos à menina Célia. Pela confiança, tranquilidade e companheirismo durante o desenvolvimento deste modelo.
Como sempre, aguardo comentários e críticas dos meninos que acompanham este tópico. Muito em breve posto mais alguns trabalhos realizados.
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!