Um pouco de história :
Diz-se que primeiro cata-vento consta da Torre dos Ventos, construção em Atenas, onde figuravam representações simbólicas dos oito principais ventos que decoram os muros externos
Na França, na Idade Média, utilizavam-se silhuetas recortadas para ornar os campanários das igrejas e as torres dos castelos. Estas figuras ainda fixas são emblema do poder e um atributo nobre aos castelos.
No fim do século XV, Leonardo da Vinci, querendo saber donde vinha o vento, inventa o primeiro instrumento de meteorologia : um cata-vento, móvel sobre um eixo.
Após a Revolução Francesa e abolição dos privilégios, o cata-vento deixa de ser símbolo exclusivo do clero e da nobreza : vem ornar as residências dos ricos, para, em seguida os artesões, os camponeses e o povo o adotarem. O Cata-vento torna-se então um sinal social. Cada um quer ornar a sua casa, indicar o seu ofício, o seu lugar na sociedade, os seus gostos, os seus temores.
O cata-vento tem certamente um papel funcional : indicar-nos a variação dos ventos. É também uma insígnia, avisando o viajante que descobria de longe, a profissão do ocupante da casa. Mas cata-ventos também eram colocados para fins protetores por surperstição ; o vento potente que faz nascer na imaginação popular as lendas mantidas por tradição oral
CATA-VENTOS - Corte CNC / PLASMA
http://i8.photobucket.com/albums/a5/POIRAUD/CataVentoCoq.jpg[/img]
(Sequência a um cancro generalizado, revendo a minha empresa:
www.artecorte.biz me contactar sobre:
[email protected])