...Há uma seção de concerto de relógios que pode ser interessante...
Valeu, Gilii, este final de semana vou tentar "estudar essa matéria"
...Além de ser bonitão do jeito que está, você ainda quer que funfe...
.
Obrigado, Rubens, mas se não funcionar, não valeu.
Abraço
PS: Fui espiar as fotos mais uma vez e os desenhos, me parece que seu pêndulo é de acrílico, é isto mesmo ? O desenho especifica nogueira e isto é importante, a massa do pêndulo é crítica ... como a densidade da nogueira é da ordem de 650 ~ 700 kg/m3 e a do acrílico 1.100 ~ 1.200 kg/m3, a diferença é expressiva ... vc levou isto em consideração ?
Oi, Xará.
Quanto ao mecanismo parece estar correto, porque movimentando o escape através do garfo (com a mão) o trem de engrenagens move todo, e não parece pesado.
O pêndulo original é de madeira mas não pesa isso tudo que vc falou, porque só a parte exterior é um disco completo. As outras duas partes, são discos cortados de madeira. Eu procurei o peso específico dessa madeira na net e calculei (aproximado) que a parte de madeira do pêndulo pesaria entre 250e 300g. No interior do pêndulo, vai um bloco de aço com a altura regulável através de uma barra roscada, justamente para ajuste de velocidade dele. Esse bloco de aço, com as medidas do desenho, pesaria aproximadamente 1kg. O pêndulo que eu fiz foi um sanduíche de acrílico e nylon, que pesou 960g, então eu inseri uma barra chata de aço com 250g para o ajuste de velocidade (sei que o peso do ajuste sendo menor vou ter uma faixa de ajuste menor tbém). Então, os pesos dos dois pêndulos (o do projeto e o meu) estão bem próximos.
Abraço
Nas fotos que você postou eu não vi a engrenagem do escape, tampouco consegui vê-la na montagem. Ficou LINDO esse relógio, sou de BH e se um dia você me permitir, gostaria de vê-lo pessoalmente.
Bento
Oi, Bento.
Depois vou postar outras fotos mais detalhadas. Quando quiser aparecer, pode vir numa boa.
Abraço
...não sei se reparou no detalhe; no centro das polias que sustentam os pesos vai rolamento para diminuir o atrito (quanto maior o peso mais atrito), eu também colocaria rolamento no eixo principal (onde são enrolados os cabos)...
Oi, Gilberto.
Na foto acima que mostra as duas polias dá pra ver os rolamentos.
Eu ia rolamentar todos os eixos, mas resolvi tentar assim porque no projeto é tudo de madeira com buchas nylon. Nesse relógio os furos são no nylon e os eixos, em vez de tarugos de madeira, são de aço inox.
Pessoal, agradeço os pitacos e continuem palpitando. E obrigado a todos. Penso que neste fim-de-semana vai ser possível dar mais uma fuçada.
Abraços.
Jorge