Oi, Luiz.
Mas há tbém relógios que a propulsão é feita numa engrenagem intermediária (nem tanto, nem tão pouco).
Abraço.
Jorge
Jorge me parece que o modelo segue o padrão. A corda está na roda que gira menos, na ponta oposta ao escapamento, não é uma roda intermediaria, mas apenas a que está no meio.
Antes de fazer muita modificação, de uma retificada nos dentes da roda de escape e nas pontas da ancora. Já fiz muitos relógios funcionarem "retificando" a roda de escape com uma lima fina.
No video realmente parece estar meio duro o escapamento. O pendulo "desligado" da ancora funciona como um pendulo mesmo
se embalar ele vai andar até de um lado para outro, cada vez menos até parar. Isso não quer dizer que o escapamento esteja leve ou funcionando. Apenas quer dizer que o pendulo está livre. Uma das funções do pendulo é dar o pontapé inicial na ancora para que libere a roda de escape, para que a roda de escape empure a ancora e a ancora embala o pendulo que está ligada na ancora que vai travar novamente a roda de escape (esse é o ponto do TIC do relógio)e aí o pendulo vai dar outro pontapé inicial na ancora que vai liberar a roda de escape que vai empurar a ancora que embala o pendulo até a ancora travar a roda de escape (esse é o TAC do relógio) e assim vai ficar fazendo Tic, TAc, Tic, Tac, .....Tic, TAc, Tic, Tac, até acabar a corda.
Sem o pendulo, dando um peteleco (pontapé só quando acabar a paciencia né) na ancora, ela vai ter que ir até o outro lado com uma velocidade bem maior que o empurãozinho que vai dar, ou seja se movimentar um ou dois milimetros na ponta qde baixo, a ancora vai ter que ir até o outro lado, fazendo a roda de escape até voltar um pouco. Faz esse teste e vai retificando até que fique bom.
PS.: "dàs veis" uma gotinha de oleo fino ajuda bastante