Autor Tópico: Trabalhos Cientista13  (Lida 83104 vezes)

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Offline cientista13

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #30 Online: 10 de Maio de 2011, 09:37 »
O próximo desafio é a Santa Ceia no mámore e grande, tipo uns 1000 x 500, relevo de 15mm


Desafio já vencido. Fiz a Santa Ceia no mármore.

Adquiri o modelo da 3Dmodel só que esse modelo não foi feito para ser usinado com uma máquina de 3 eixos (e nem para de trocentos eixos) Esse modelo foi esculpido a mão e depois scaneado, o que o torna complicado. Se for usinar com as medidas nas proporções em 100% vários apostolos ficam com cabeça dupla na profundidade. Bom o modelo tem lá seus defeitos.

Foram quase 60 horas de usinagem.
Desbaste com fresa 6mm
acabamento fresa 2mm
refrigerado à àgua
Regado a cerveja (ninguém é de ferro)

escurecida com betume


A próxima será outra Santa Ceia, mas com outro modelo.

Estive conversando com o Paulo Bubolz e ele está modelando tomando cuidado para esses detalhes. 
 http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,8296.msg138736.html#msg138736
Vamos esperar a modelagem do Paulo Bubolz ficar pronto.


Offline Guia CNC

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #31 Online: 10 de Maio de 2011, 10:24 »
Parabéns, sem palavras

Offline Claudinei Giron

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #32 Online: 10 de Maio de 2011, 10:40 »
Muito bom o seu trabalho!

A última ceia de Jesus, onde Ele anunciou sua morte para resgate de muitos (não de todos).

Parabéns! Quantas frezas foi nessa "brincadeira"?

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #33 Online: 10 de Maio de 2011, 11:38 »
Salve!

Como vc bem sabe Inácio o principal problema para quem quer usinar a Santa Ceia é a extrema falta de opções comerciais disponíveis atualmente.

Logo que comecei a reunir material de referência para começar o meu modelo encontrei apenas 3 modelos comerciais disponíveis para usinagem:

Site russo For3d - U$1365.00. Este modelo não representa a cena retratada por Da Vinci mas é o que na minha opinião tem melhor qualidade artística está sendo citado apenas a título de curiosidade.

Site 3DModelClub - U$ 70,00. Esta que foi belamente usinada pelo Inácio.

Site VectorArt3D - U$75,00 imagens abaixo.

Logo no início do trabalho percebi certas particularidades em cada modelo que para muitos não chama a atenção pois o observador comum tende a ver mas não observar. Muitos artistas retrataram suas próprias versões da "Santa Ceia" mas a de Leonardo é a obra máxima. Transpor a obra de Leonardo para um modelo para fresar em todos os seus detalhes não é possível, o que se pode fazer é uma adaptação onde se faz necessário simplificar a cena, porém, esta simplificação não pode ao meu ver deixar de fora elementos que são importantes na cena ou retratá-los de forma inadequada. Cada modelo possui seus méritos mas também tem alguns poréns. As portas não são retratadas nos dois modelos. Os florais nas paredes não aparecem no modelo da VectorArt3D e são demasiadamente estilizados no modelo da 3DModelClub. Os objetos sobre a mesa não correspondem a cena de Leonardo principalmente no modelo da 3DModelClub.  Ainda no modelo da 3DModelClub  os pés dos personagens foram feitos aparentemente via copy and paste.

Quando vemos um trabalho artístico como um todo alguns pormenores estranhos podem passar despercebidos, lembrando que os autores das respectivas obras só pelo fato de as terem levado a cabo independentemente de qualquer coisa, merecem nosso respeito e admiração pois reproduzir algo criado por Da Vinci não é tarefa fácil!

Para quem ainda deseja fresar La Última Cena em breve disponibilizarei meu modelo, se melhor ou pior não sei... só sei que ao menos haverá mais uma opção.


Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 11:50 por Paulo Bubolz »

Offline cientista13

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #34 Online: 10 de Maio de 2011, 23:19 »
Obrigado Jost, Paulo, Claudinei

Claudinei usei duas fresas uma de 6mm e uma de 2mm. A de 6mm diamantada e a de 2mm de metal duro. Tive sorte o desgaste da diamantada foi pequeno mas por problemas no modelo tenha quase que inutilizado a fresa pois em certa altura da usinagem ela entortou a haste e consegui endireitar. Só não perdi o trabalho por conta do sobre metal e por estar por perto quando aconteceu o incidente que já estava previsto por conta do modelo da 3DModel.


pois o observador comum tende a ver mas não observar.... 
.... Ainda no modelo da 3DModelClub  os pés dos personagens foram feitos aparentemente via copy and paste.


Paulo Vi e não observei este detalhe. De fato parece mesmo. Observando tem muitos pés iguais mesmo.

Para quem ainda deseja fresar La Última Cena em breve disponibilizarei meu modelo, se melhor ou pior não sei... só sei que ao menos haverá mais uma opção.


Que seja breve, pois pretendo usinar outras, mas sem os mesmos problemas eh eh.

Abraço

Offline john

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #35 Online: 11 de Maio de 2011, 12:08 »
Vendo o trabalho que dá prá fazer essa Santa Ceia, imagino quanto tempo gastaria entre fazer a arte e terminar de usinar esse painel...com o qual fiquei entusiasmado com a posibilidade de fazer algo parecido
Link para a foto: http://www.artcampro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=24#

Offline cientista13

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #36 Online: 11 de Maio de 2011, 15:31 »
John

Outros trabalhos, outras máquinas.

trabalhos pequenos, máquinas pequenas. Trabalhos grandes, máquinas grandes.

dá uma olhada nessa máquina do link tem um video que a parte final é a mais interessante.

http://www.pedrini-italia.it/marmo.php?cat=fresatura&prod=UNIVERSAL M960TG

É uma fresadora da Pedrini empresa italiana. Somos autorizados deles, se comprar uma, nós que iremos instalar eh eh

Offline F.Gilii

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #37 Online: 11 de Maio de 2011, 15:43 »
Mas que belas máquinas que são fabricadas por esta empresa.

Os Italianos estão na vanguarda dos trabalhos em pedras e madeiras...

Offline cientista13

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #38 Online: 11 de Maio de 2011, 17:58 »
Vamos instalar uma fresadora dessas aqui na região ainda este ano. No ano que vem está no projeto de nós adquirir uma para a nova empreitada de nossa empresa.

As outras máquinas de corte e polimento já tem diversas por aqui e várias espalhadas pelo Brasil, a grande maioria instalada por nós.
São máquinas de porte e de qualidade. 

Offline gimbabf

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2011, 01:08 »
Salve!

Como vc bem sabe Inácio o principal problema para quem quer usinar a Santa Ceia é a extrema falta de opções comerciais disponíveis atualmente.

Logo que comecei a reunir material de referência para começar o meu modelo encontrei apenas 3 modelos comerciais disponíveis para usinagem:

Site russo For3d - U$1365.00. Este modelo não representa a cena retratada por Da Vinci mas é o que na minha opinião tem melhor qualidade artística está sendo citado apenas a título de curiosidade.

Site 3DModelClub - U$ 70,00. Esta que foi belamente usinada pelo Inácio.

Site VectorArt3D - U$75,00 imagens abaixo.

Logo no início do trabalho percebi certas particularidades em cada modelo que para muitos não chama a atenção pois o observador comum tende a ver mas não observar. Muitos artistas retrataram suas próprias versões da "Santa Ceia" mas a de Leonardo é a obra máxima. Transpor a obra de Leonardo para um modelo para fresar em todos os seus detalhes não é possível, o que se pode fazer é uma adaptação onde se faz necessário simplificar a cena, porém, esta simplificação não pode ao meu ver deixar de fora elementos que são importantes na cena ou retratá-los de forma inadequada. Cada modelo possui seus méritos mas também tem alguns poréns. As portas não são retratadas nos dois modelos. Os florais nas paredes não aparecem no modelo da VectorArt3D e são demasiadamente estilizados no modelo da 3DModelClub. Os objetos sobre a mesa não correspondem a cena de Leonardo principalmente no modelo da 3DModelClub.  Ainda no modelo da 3DModelClub  os pés dos personagens foram feitos aparentemente via copy and paste.

Quando vemos um trabalho artístico como um todo alguns pormenores estranhos podem passar despercebidos, lembrando que os autores das respectivas obras só pelo fato de as terem levado a cabo independentemente de qualquer coisa, merecem nosso respeito e admiração pois reproduzir algo criado por Da Vinci não é tarefa fácil!

Para quem ainda deseja fresar La Última Cena em breve disponibilizarei meu modelo, se melhor ou pior não sei... só sei que ao menos haverá mais uma opção.


Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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  Paulo,
   essa santa Ceia do for3d é bonita sem dúvida mas tem algumas inconsistencias e esquisitices  os participantes estão na grande maioria deitados em divãs (costume romano e não judáico da época)
   a figura que voce colocou em destaque da mesma foto é uma cópia de parte do momento da criação que está no teto da capela Cistina, já vi isso de perto, tá nem tão de perto pois o teto da capela cistina está a mais de 30 metros de altura
   mas como já disse quando terminar quero ser um dos primeiros clientes

Offline Hilarinho

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #40 Online: 17 de Maio de 2011, 22:20 »
Sobre a Santa Ceia...

...E se, a partir da pintura de Leonardo, fosse "repintado" todo o quadro, com tons de cinza, e depois utilizar um software para traçar as trajetórias de acordo com as diferenças entre claro e escuro, baseado na profundidade visual da cena, já não ficaria bom?

(Seria a mesma lógica de pintar com volume sobre o quadro, como fazem softwares como Z-brush e o Mud-box, mas essa pintura seria com pinceis de tons de cinza)

Sim, não é facil repintar uma coisa grande dessa, mas estabelecendo o método, fica apenas a variavel tempo de trabalho faltando (que inclusive vai depender da resolução desejada, e o tamanho do trabalho usinado).

Vejo como uma opção interessante, mesmo que haja outras pinturas mais expressivas, contrastantes, acho que basear na obra de da Vinci torna o desafio mais interessante também.

Enfim, é apenas uma sugestão de um caminho a seguir. (E claro, sem ser desrespeitoso nem minimalista com ninguem, muito menos com Leonardo da Vinci. :) )


Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #41 Online: 17 de Maio de 2011, 22:23 »
Salve!

Possivelmente este é o arquivo fonte, ou derivado mais próximo da verdadeira obra que deu origem ao modelo escaneado da 3DModelClub... como se pode ver a peça é semi-tridimensional e corresponde ao modelo em todos os detalhes. Encontrei por acaso revendo meus arquivos de referência.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Offline cientista13

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #42 Online: 17 de Maio de 2011, 22:58 »
Paulo tirando pouquissimos detalhes, como a faca na mão de São Pedro, é muito parecido mesmo

Offline Vagner.cnc

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #43 Online: 18 de Maio de 2011, 09:12 »
Mais um trabalho na pedra.




Caro Cientista13,

Teria como vc postar uma foto da fresa que utilizou para esse trabalho?

Em tempo: PARABÉNS!!!

Vagner
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 13:50 por Vagner.cnc »

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Cientista13
« Resposta #44 Online: 18 de Maio de 2011, 10:31 »
Salve Hilarinho!

...E se, a partir da pintura de Leonardo, fosse "repintado" todo o quadro, com tons de cinza, e depois utilizar um software para traçar as trajetórias de acordo com as diferenças entre claro e escuro, baseado na profundidade visual da cena, já não ficaria bom?

Respondendo... infelizmente acredito que não por uma série se motivos...

A técnica que vc sugere é o displacement. Permite deformar uma malha poligonal através de um bitmap em tons de cinza, onde o preto absoluto corresponderia a depressão mais profunda na malha e o branco absoluto seria a região mais elevada. Essa técnica é amplamente utilizada para aplicar detalhes num modelo ou mesmo para criar inteiramente modelos de baixa a média complexidade. Mas apresenta alguns inconvenientes que inviabilizam o seu  uso em modelos complexos como a Santa Ceia.

O primeiro inconveniente como vc mesmo comentou, é que não se pode usar uma imagem para aplicar a deformação diretamente sobre a malha, ela precisa ser totalmente refeita para que possamos ter um certo controle de quais áreas deverão ficar mais elevadas ou mais profundas controlando o gradiente de cinza em cada elemento em cena, do contrário qualquer sombra ou região mais escura na imagem 2D resultaria numa depressão, assim como reflexos e áreas mais luminosas resultariam em elevações indesejadas no modelo.

O segundo inconveniente é que é extremamente complexo gerar um mapa displacement manualmente para deformar a malha com a precisão necessária e obter um resultado próximo do pretendido sem que seja necessário exaustiva pós-edição para corrigir e refinar os detalhes... no fim das contas a pós edição será quase tão trabalhosa quando modelar do zero... seria uma tarefa tão árdua quanto modelar a cena polígono por polígono.

Outro inconveniente é que para que tenhamos definição suficiente para obter detalhes finos nos personagens como olhos, boca, cabelos, etc, a malha necessária deverá ser muito fina, mesmo usando aplicativos como Zbrush que permite manipular confortavelmente milhões de polígonos, seria necessário trabalhar com uma malha em nível de subdivisão entre 6 e 7, como o modelo possui uma área muito grande em relação aos próprios elementos mais finos em cena, precisaríamos dispor de um hardware razoável . A malha composta por quadrados (padrão do ZBrush) ainda seria transformada em triângulos ao ser exportada para o formato .STL o que aumentaria consideravelmente a contagem final de polígonos do modelo... creio que a grande maioria de aplicativos CAM não suportariam processar uma malha tão densa.

Com tudo isso não quero dizer que o uso da técnica de displacement não possa ser usada, pelo contrário, o seu uso facilita o detalhamento de áreas específicas difíceis de modelar através dos métodos tradicionais, como por exemplo o floral nas paredes ou as dobras do tecido da toalha de mesa... é justamente isso que estou fazendo. (veja o mapa displacement da toalha que criei para aplicar no meu modelo).

Citar
Paulo tirando pouquissimos detalhes, como a faca na mão de São Pedro, é muito parecido mesmo

Inácio os modelo da 3DModelClub não possui o mesmo nível de detalhamento da obra que postei, é possível que no processo de digitalização e pós-edição os detalhes mais finos tenham se perdido.


Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 10:45 por Paulo Bubolz »

 

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