Autor Tópico: Trabalhos Paulo Bubolz  (Lida 72767 vezes)

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Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2011, 17:23 »
Salve Hilarinho!

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Se caso pusesse na cena as pessoas sentadas, devidamente trajadas e posicionadas, depois "achatando-as" em niveis de Z para combinar com a profundidade das outras camadas que pretende (talvez) fazer, ajudaria ?

A própria cena de Leonardo por si só complica a situação... veja que temos 13 personagens, se extrairmos os elementos puramente humanos visíveis teremos apenas cabeças, mãos e pés, restará justamente o elemento mais complicado da modelagem: as vestes drapeadas. Seria sim possível  utilizar os elementos humanos visíveis extraídos de outros modelos (cabeças, mãos e pés) o que teoricamente poderia acelerar em parte o processo de modelagem, mas ainda assim os principais elementos da modelagem orgânica que são as vestes precisariam ser modelados a unha...

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O pessoal que lida com o Poser talvez já tenha visto algum modelo tridimensional real representando as figuras retratadas na Santa Ceia.
De fato existe um vasto acervo de modelos comerciais do Pozer ou Daz Studio e também modelos gratuitos razoáveis. Felizmente existe o  MakeHuman. Trata-se de um aplicativo open source capaz de gerar uma malha humana onde é possível definir inúmeras características no modelo, como sexo, idade, massa muscular etc, e ainda conferir ao modelo a pose que imaginarmos.

Mas nem tudo são flores... Infelizmente se um objeto tridimensional for simplesmente achatado no eixo Z o que teremos não é um relevo deste objeto, mas pura e simplesmente uma versão deformada do mesmo...  esse problema poderia ser resolvido em parte se criarmos um deep map da cena montada com os personagens em 3D e aplicarmos esse deep map sobre uma malha suficientemente subdividida através da técnica de displacement... mas como já vimos em http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7445.msg140562/topicseen.html#msg140562 essa técnica também tem lá suas limitações. Nesse caso o trabalho todo seria mais o menos o seguinte:

01 - Gerar 13 malhas básicas para cada um dos personagens.
02 - Posar os 13 personagem de acordo com suas respectivas referências em 2D (inclusive os dedos das mãos).
03 - Posicionar com precisão os 13 personagens de acordo com sua posição original na cena.
04 - Criar um deep map da composição.
05 - Criar uma malha plana subdividida de 5 a 7 vezes.
06 - Aplicar sobre o plano o deep map como displacement.
07 - Modelar a roupa de cada um dos personagens (possivelmente com auxílio de outros mapas de displacement).
08 - Editar a fisionomia de cada um dos 13 personagens para que se assemelhem a imagem de referência.
09 - Etc...

O que a primeira vista parece uma solução mais simples no final acaba por também demandar um bocado de trabalho ;-)

Existem muitas formas de modelagem: Nurbs, Poly by poly, Displacement, modelagem vetorial, escultura high poly etc... cada modalidade possui suas vantagens e desvantagens dependendo do modelo que queremos produzir. Escolher a técnica mais adequada e planejar o processo de modelagem como um todo, pode fazer muita diferença na qualidade final do modelo e no tempo gasto para produzi-lo. Ao contrário do que parece, modelar um relevo na maioria das vezes é mais complicado do que fazer um modelo full 3D.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 08:21 por Paulo Bubolz »

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso... {Rudimentos}
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2011, 08:29 »
Salve!

Em anexo mais um preview do andamento do modelo Santa Ceia. Este será o penúltimo preview antes da imagem derradeira.

Este seria o rudimento da malha base que dará origem ao modelo final, servirá como guia para o deslocamento da malha  através do eixo Z.


Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 13:28 por Paulo Bubolz »

Offline Paulo Bubolz

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Trabalhos Paulo Bubolz - Modelo Jesus com a coroa de espinhos
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2011, 08:34 »
Salve!

Em anexo imagens do meu último trabalho finalizado Jesus com a coroa de espinhos.

O trabalho é parte de um estudo que venho fazendo em busca do melhor fluxo de trabalho para a criação de relevos tendo como pontos principais tempo x qualidade.

Breve disponibilizarei o modelo comercialmente no meu blog.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 08:40 por Paulo Bubolz »

Offline Guia CNC

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2011, 09:13 »
Parabéns Paulo, realmente profissional.

Offline Euclides Júnior

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #19 Online: 28 de Julho de 2011, 09:22 »
Bom dia Paulo
Ai vai uma Santa Ceia vetorizada nao sei se sera util para vc
Abs
Jr.
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 09:26 por Diginox »

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #20 Online: 28 de Julho de 2011, 14:44 »
Obrigado Jost!

Diginox! Já tenho esse arquivo, mas mesmo assim agradeço por disponibilizar!

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 15:31 por Paulo Bubolz »

Offline iluj

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2011, 03:24 »
Olá Paulo, gostaria que vc me tirasse uma dúvida se possível.
Tendo por exemplo a Santa Ceia em vetores, como o desenho disponibilizado pelo colega Diginox. O que é necessário fazer para transformar este em um desenho 3d? Peço isto, pois não entendo nada de desenho 3d, mas desconfio que seja extremamente difícil fazer a modelagem...
Parabéns pelos trabalhos!
Obrigado.

Offline JOSÉ RICARDO

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2011, 08:29 »
amigo ILUJ,
este tipo de trabalho é a menina dos olhos de muitos colegas por aqui, inclusive   EU,  pois é um trabalho diferenciado .
já li muitos topicos por aqui e vejo que tem muito trabalho para se fazer até ficar perfeito.
é um estrada bem longa amigo, mas com paciencia , com gosto ao que faz, e tambem com umas ajudinhas aqui no forum rsrsrs
vamos chegar la
fico sempre de olhos arregalados por aqui, pois sempre alguem deixa escapar umas dicazinhas rsrsrs.
tambem concordo que as pessoas se preservem em mostrar como se faz, pois tambem  passaram por esta estrada,
o bom é aprender como se pesca e não apenas comer o peixe, e para aprender a pescar só treinando e errando, pois até pegar o peixe , ele vai te roUbar a isca muitas vezes,  mas  com certeza ele vai ser comido com batatas coradas rsrsrsr

Este mesmo amigo ai, O GRANDE PAULO, já deu umas dicas fantasticas
abraço, e vamos ficar atentos
RICARDO
« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, 08:31 por JOSÉ RICARDO »

Offline iluj

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #23 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:29 »
Concordo com vc José Ricardo, mas minha pergunta não tem um cunho técnico aprofundado, é mais uma questão de curiosidade mesmo, pois como vc mesmo falou, nós vamos aprendendo  com dicas de pessoas mais experientes, mas nesse caso acho muito difícil conseguir fazer algo relativamente "grande" sem uma certa experiência...
Ontem mesmo fiquei lendo muito sobre dicas de como fazer as caixinhas de MDF e outras coisas mais, e percebí que vc já possui uma bagagem grande neste ramo, e com certeza vou tirar proveito!
Quanto a mim, tenho mesmo que ficar de olho, poi sou novato (apenas um ano), e construí minha CNC ano passado. Mesmo eu tendo pouca experiência, no que puder ajudar, estamos aí!
Obrigado.

Offline JOSÉ RICARDO

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #24 Online: 12 de Agosto de 2011, 11:35 »
amigo , na area de marcenaria de artesanato . já estou a 10 anos, e realmente é muita bagagem,  mas vc pode ter trocentos anos , sempre vai ter alguem que te ensine alguma coisa.
abraço e boas sorte para nós
Ricardo

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #25 Online: 12 de Agosto de 2011, 14:27 »
Salve!

A grosso modo bastaria importar o vetor para o ArtCam e aplicar relevo... mas o resultado dificilmente seria algo aproveitável, pois o vetor em questão não foi concebido para essa finalidade. Para melhorar o resultado vc teria que "separar" os elementos (no Corel Organizar/Separar curva) e refazer/modificar diversas partes do vetor para que possa aplicar os relevos/depressões de forma seletiva.

Observe na imagem que postei abaixo um exemplo de vetor especialmente criado para compor o cenário da Última Ceia.

Se deseja criar relevos a partir de vetores sugiro que assista vídeos e tutoriais sobre modelagem com ArtCam ou Aspire. Aqui mesmo no fórum tem muito material disponível inclusive o manual do ArtCam em português.

Não uso Artcam nem Aspire para meus modelos (exceto quando preciso fazer coisas bem específicas) então não tenho muito a dizer sobre eles. Uso principalmente a dupla dinâmica Silo e Sketchup.

A outra imagem abaixo mostra parte do fundo de cena da Santa Ceia sendo feita no Sketchup.

Vejam... não é que a criação de relevos seja uma ciência oculta e que quem sabe fazer guarda exclusivamente pra si o conhecimento rsrsrsrs... o simples fato é que não dá pra resumir a tarefa do início ao fim num simples passo-a-passo exceto em casos específicos... onde invariavelmente o incauto aprendiz  de fato "não aprende" mas apenas repete o passo-a-passo, por um motivo simples... a tarefa exige o "domínio" do software que será utilizado na tarefa... saber um pouco ou apenas o básico não resolve. Além disso, uma gama de outros conhecimentos periféricos serão requisitados durante uma tarefa dessas, se vc não os tiver, não vai conseguir fazer um bom trabalho. Por exemplo... é como querer fazer uma expressão numérica sem ter aprendido antes a somar, dividir e multiplicar... tem gente que apela pra calculadora... (esperando que o software por si só crie "arte") maquina nenhuma cria arte (ainda...), quando isso acontecer num futuro próximo será o primeiro passo para que nos tornemos obsoletos (Skynet).

Vou listar alguns conhecimentos periféricos e pontos que acho relevantes para quem deseja começar com modelagem 2.5D.

01 - Escolha o software que vai usar e se aprofunde nele (saber um pouco de cada não ajuda, o ideal é que saiba muito de um só e mais um pouco de cada).
02 - Aprenda a vetorizar "bem" (Mesmo que não pretenda trabalhar com modelagem com vetores - Corel, Illustrator, Inkscape, Fireworks etc.).
03 - Aprenda a editar bitmaps (Muitos trabalhos principiam em imagens, seja como referência ou para criar relevos preliminares via Shader-map - Photoshop, Gimp, Fireworks etc.).
04- Aprenda Inglês o suficiente para a leitura (a grande maioria dos materiais de referência relevantes estão em inglês).
05 - Aprenda com os melhores (por exemplo: se vai aprender escultura não pergunte as técnicas que o "Severino" usa pra fazer as suas esculturas de barro... vá direto na fonte e estude a obra de Michelangelo.).
06 - Aprenda a desenhar. (se quiser fazer trabalhos artísticos, seja vc o artista, não espere que a maquina lhe transforme em um).
07 - Não desista ( A natureza já te presenteou com as duas melhores ferramentas que existem no universo conhecido... uma massa cefálica altamente desenvolvida e um polegar opositor e isso é tudo o que realmente vai precisar).
 
08- E por último e o mais importante... Livre-se da televisão (A televisão é um vortex encravado na sua sala por onde o seu tempo (sua vida) escorre e não volta! Já dizia o Barão de Itararé  "A televisão é a maior maravilha da ciência... a serviço da imbecilidade humana".

Espero que uma ou outra palavra possa ter sido de utilidade.

Um abraço!

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, 15:07 por Paulo Bubolz »

Offline cientista13

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #26 Online: 12 de Agosto de 2011, 20:48 »
Ótimas dicas Paulo

Mas trocando de dicas para trabalho, a quantas anda a Santa Ceia, pois afinal quebrei a minha que fiz no mármore e vou ter que usinar outra, se não estiver longe do fim, eu espero, caso contrario farei uma e depois outra.

« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, 20:49 por cientista13 »

Offline iluj

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #27 Online: 13 de Agosto de 2011, 03:26 »
Grande Paulo, além de dominar a arte de modelar, domina também a arte de se expressar...
Agradeço realmente sua atênção, pois era realmente isso que eu queria e gostaria de ler a respeito do assunto.
Não acho que vou querer entrar nesta área, pois não tenho experiência alguma, e com certeza para mim poder criar algo realmente com algum "valor" teria que ter algum mestre me ensinando...
Lí em uma postagem sua que vc irá vender a arte (desenho) da Santa Ceia se não estou enganado, aí então poderei comprá-la e tentar usinar uma peça em 3D...
Não trabalho com isso, mas acho muito interessante esta área, pois comecei de brincadeira a construir minha máquina e hoje fico horas lendo aqui no fórum a respeito do assunto. Não adianta ter a máquina e não fazer nada com ela, e para isso tenho que aprender um pouco da arte de desenhar. Até já aprendí bastante, pois conheço um pouco da parte mecânica, mas desta parte de criação eu era um zero à esquerda agora já consigo até fazer umas peças em 2D...

Offline JOSÉ RICARDO

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #28 Online: 14 de Agosto de 2011, 18:15 »
Amigo PAULO, como  sempre prestativo.

Como  disse  anteriormente, vc já nos deu boas dicas, e por isso sua palavras são uma fonte de verdade.
Realmente não é uma questão de não querer ensinar, apesar  que neste mundo muitas pessoas pensam assim, mas sei que  é uma técnica que envolve N fatores os quais seria impossivel ensinar por aqui ao modo que nós gostaruiamos de aprender, mas como eu já disse O CAMINHO É LONGO, mas se uns aprenderam , porque não posso aprender, não é amigo, apenas temos que ter força de vontade e muita dedicação e estudo, pois  como vc já falou, aqui mesmo tem varios videos e dicas sobre isso, temos é que estudar e muito.  é que as vezes escapa umas perguntinhas srsrsrs
Um grande abraço e estou sempre de olhos abertos nos tópicos inclusive o SEU.
RICARDO

Offline Paulo Bubolz

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Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
« Resposta #29 Online: 15 de Agosto de 2011, 08:29 »
Salve Inácio!

Mas trocando de dicas para trabalho, a quantas anda a Santa Ceia, pois afinal quebrei a minha que fiz no mármore e vou ter que usinar outra, se não estiver longe do fim, eu espero, caso contrario farei uma e depois outra.

Respondido em PVT.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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