A Tempos que não posto nada poraqui pois estive ocupado em outras atividades, entre elas o estudo de ferramentas alternativas para a modelagem de relevos.
Abaixo seguirá o resultado de um desses estudos, um trabalho recente usando o software Chinês JDPaint. Ferramenta absolutamente fantástica e pouco ou nada difundida fora das esferas Asiáticas e leste Europeu. Em minha opinião o módulo "Virtual Sculpt" do JDPaint, conjunto de ferramentas e recursos para modelagem, não tem paralelo com outros softwares, comparado ao ArtCam ou Aspire por exemplo, está décadas a frente.
Em termos simples as ferramentas de modelagem podem ser comparadas a Edição 3D do Zbrush com a incrível possibilidade de manipular o relevo por meio de vetores.
Para o desenvolvimento do trabalho apresentado usei como imagem de referência a magnífica gravação de Albrecht Dürer que foi um dos maiores artistas da Renascença cuja obra muito vasta destaca-se pelas xilogravuras a pinturas.
Resolvi criar um shadermap para para dar o volume inicial manipulando a imagem original no Photoshop, removi o fundo, suavizei e fiz a correção das áreas claras e escuras a fim de atenuar os baixo-relevos nas áreas de sombras, em seguida vetorizei a ilustração no Corel. Poderia perfeitamente ter feito esse trabalho direto no JDPaint, suas ferramentas para edição de vetores são excelentes, usei o Corel pelo fato de que tenho mais familiaridade com ele e assim acelerar a vetorização.
Para o próximo trabalho penso em não utilizar shadermap para o relevo inicial pois corrigir o relevo resulta em muito trabalho extra.
Trabalho incompleto, Continua...
Abs.
Paulo Bubolz