"FRESCORÊ"Mais conhecida como art déco (de arts décoratifs, do francês), mas que eu gosto de chamar de "frescorê', ou, em bom "brasileiro", frescura pura. Se fosse em portugês lusitano seria: esse car... da por.... Definições a parte, arte não tem fronteiras nem padrões. Faça lá o que você quiser, e goste quem quiser, se quiser. Se não quiser...
Lembrei até de minha cunhada, quando ao fazer um café. Toda gentil, ela me diz: olha, fiz um cafézinho agora, e me lembrei de você. Esta em cima da mesa da cozinha. Se quiser, vá lá beber, mas, se não quiser, vá à merda. Pelo menos ela é muito sincera.
Mas no nosso caso, fisguei esse peixe meio doido aqui:
http://www.rlblair.com/wall-art.htm. Endoidei também, e resolvi encará-lo, ontem à tarde. Lá pelas l6:00, fui ao ancoradouro da Titanic - estava quente prá caramba -, nem me preocupei com o jogo do Brasil. Enfim, lá pelas 17:30, terminei o danado, até meio parecido com o que me inspirei. Digo meio, porque alterei alguns de seus traços.
Passei a tarde me divertindo e suando prá cachorro com ele. Comparem o desenho e o meu trabalho. Falta apenas dar leve escurecida no fundo, e passar um selador.
Agora, o bom da estória, pasmem, o que mais me chamou a atenção. Os dizeres que estão abaixo da imagem, no link citado acima: Dimensions - approx. 2 feet long x 16 inches tall x 1 1/2 inches deep.
Wood - Carved Redwood Price - $450.00. Em português lusitano: um ca... linho de merda (a merda é por minha conta), medindo mais ou menos 60cm de largura por 40cm de altura e quase 4cm de grossura, pela bagatela de R$ 774,00 (dolar comercial de hoje R$ 1,72).
Se eu soubesse que o dono da arte tinha pelos menos uns cem, para entrega imediata, eu mandava embrulhar todos. Acho que ele não vai ter. Então, deixa para outra vez.
O meu peixe, como é filhote, e ainda por cima - por azar meu - é nacional, medindo 26cm x 16cm, por 2cm de grossura, deve valer mais ou menos duzentas pilas, ou seja: metade da metade de um americano. Alguém se arrisca.
Havendo interesse, monto uma fábrica só desses peixes.
Moral da estória: OU ficamos rindo, falando que somos pobres e felizes, ou nos mudamos mais para o norte do planeta, para fazer "artdeco", com pau norteamericano.