Prezada Lista,
Como muitos aqui, já fiz algumas compras lá fora.
A maioria pelo e-bay, alguns diretamente de empresas.
Se vc for importar, lembre-se que caso seja taxado, vc pagará 60% de imposto calculado em cima do valor da mercadoria+frete.
Em virtude da avalanche de importações que os brasileiros começaram a fazer de uns tempos pra cá, simplesmente a alfândega brasileira não dá conta. Alias, nem os Correios estão dando conta. Então VAI demorar sim vc receber a mercadoria, infelizmente. Eu recentemente fiz uma compra na Inglaterra e ficou 19 dias parado na alfandega para ser taxado. Isso dá pra conferir se vc tiver o número de rastreamento. Uma dica, quando comprar, peça o number trackking pro vendedor. Com ele, depois de alguns dias (pra dar tempo damercadoria chegar no Correio Brasileiro), vc entra no site dos Correios e consegue rastrear sua compra. Lá vai ter o histórico dele ao entrar no Brasil. Caso vc saiba de onde esta vindo a mercadoria, dá entrar no Correio do País de envio e saqber exatamente o histórico do envio a partir de lá.
E é uma loteria mesmo, pelo simples fato do alto volume de mercadorias chegando e poucos funcionários pra despachar.
Mas vou dar uma dica boa.
Caso vc tenha pago, por exemplo, pela mercadoria+frete, U$ 100, e quando vc for retirar a mercadoria te taxarem sobre U$ 150, 200, sei lá.
Tem como recorrer. É só vc ter como comprovar que pagou essa quantia e fazer uma impugnação desse lançamento a maior de imposto que estão te combrando. Como?
Simples.
Por exemplo, se vc comprou pelo e-bay, pagando pelo Pay-Pal, a cobrança virá no seu cartão de crédito, certo?
Então vc tira xerox da fatura do cartão de crédito onde esta o valor pago pela compra equivalente em U$ 100,00, mais cópias das telas do e-bay que dê pra identificar o produto que vc comprou
Junta tudo, volta nos Correios e faça sua impugnação explicando que vc não concorda com o valor estipulado pelo fiscal tendo emvista que vc pagou em cima de U$ 100 e não U$ 150, 200.
Se for tudo bem documentado e explicado não tem como ele manter o valor estipulado.
Detalhe. Vc ainda não vai retirar a mercadoria. Os correios retornaram a mercadoria+impugnação para a alfandega analisar seu recurso. Costuma demorar uns 15/20 dias para ser analisado.
Mais um detalhe.
Essa da Receita não saber o valor da mercadoria é quase verdade. Seria impossível identificar tudo. A infinidade de produtos e origens é imensa. Mas, da mesma forma que vc entra na internet pra comprar eles podem entrar pra conferir o valor da mercadoria. Isso se tiver como identificar na embalagem, o que nem sempre é fácil, por exemplo se vier da China é quase impossível, mas se vier dos EUA é tranquilo de conferir. Portanto, na impugnação é bom ser verdade o que vc esta defendendo.
É isso
Espero ter ajudado.
Forte abraço