Autor Tópico: BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato  (Lida 5678 vezes)

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Offline cyberax

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BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Online: 18 de Novembro de 2012, 02:07 »
Recentemente finalizei a revisão de projeto de um driver bipolar de minha autoria, dois  elementos que tomaram um bom tempo foi a recirculação de corrente e detecção de STALL. Durante este estudo alguns fatos intrigantes vieram a tona e que de certa forma colocaram em questão a melhor eficiência de torque da topologia bipolar.

De fato um motor ligado em um topologia bipolar terá um HOLDING TORQUE , (  SIGNIFICA PARADO ) , maior que este mesmo motor ligado em uma topologia unipolar, mesmo em muito baixas velocidades esta afirmação é verdadeira pelo mero fato que na topologia bipolar teremos um campo eletromagnético maior devido termos mais indutores energizados, porem quando este motor girar em velocidades um pouco mais altas , não muito, a partir de 600 rpm por exemplo, a condição muda drasticamente e este torque a mais começa a se perder.

Vejamos como isto acontece:

A topologia unipolar não necessita de recirculação de corrente, se assemelha a uma fonte chaveada DCDC tipo BOOST ou até uma topologia FLYBACK , a única consideração seria um sistema para neutralizar os picos de alta tensão característicos da topologia, normalmente um SNUBBER ou outro artifício semelhante resolve a questão.
Assim um único limitador de desempenho é o tempo de carregamento dos indutores do motor o qual é regido pela tensão de alimentação e indutância do motor, neste universo então ( TEMPO / TENSAO / INDUTANCIA )  reside o desempenho da topologia unipolar.

Já a topologia bipolar, os fatos são outros, entra em cena a RECIRCULAÇÃO DE CORRENTE,  basicamente isto significa que a energia armazenada na bobina do motor,  deve ser tratada de forma adequada para ser descarregada.

De forma pratica, existem dois modos de recirculação de corrente , um denominado SLOW DECAY ( descarregamento lento )  e FAST DECAY ( descarregamento rápido ), também em processos mais complexos se utiliza de parte do tempo SLOW DECAY  e parte do tempo FAST DECAY,  na literatura isto é denominado MIXED DECAY ( descarregamento misto ).

Vejamos agora com é este descarregamento e como ira influenciar no torque:

No modo SLOW DECAY, a energia armazenada é conduzida para o próprio indutor, basicamente fechado o circuito, ou seja fecha um pólo da bobina do motor com o outro pólo, provocando um curto-circuito, assim a energia armazenada ira decair lentamente.
Este modo ocorre ao desligarmos apenas um dos dois transistor ativos, assim a corrente ira recircular no diodo anti-paralelo do transistor em serie.

No modo FAST DECAY, ambos transistores são desligados assim a energia armazenada ira fluir na forma de corrente elétrica pelos diodos anti-paralelo dos transistores inversos para a fonte de alimentação, neste modo, o fluxo da corrente é intensa , descarregando a energia armazenada de forma muito rápida.

O grande problema e no modo FAST DECAY, ele sempre ira ocorrer no desligamento das bobinas do motor e com mais intensidade ainda quando da inversão da polaridade da bobina, quando em movimento isto causara um efeito de frenagem, ou seja resultara em uma força contraria ao movimento,  assim esta força de frenagem será subtraída do torque do motor, e quanto maior a velocidade do motor maior será  este chaveamento e maior será a força de frenagem.

Tanto em PASSO CHEIO como também em MEIO PASSO aparece um agravante, em PASSO CHEIO a polaridade de uma bobina é invertida a cada passo, assim alem da frenagem ser maior, o tempo de carga da referida bobina é aumentada, pois primeiro ela ira descarregar e depois ira carregar com a nova polaridade, em MEIO PASSO o agravante é que existe um período em que temos duas bobinas ativas , e em um período temos apenas uma , lembrando que o rotor magneto fixo esta em movimento, nesta bobina inativa ira aparecer uma corrente elétrica, que ira circular pelos diodos anti-paralelos dos transistores para a fonte de alimentação, o que ira também resultar em uma força de frenagem do motor, a qual também será subtraída do torque.
Quanto maior a velocidade maior será a corrente/tensão gerada, assim maior será a força frenagem.

Minha conclusão é:

De fato a topologia bipolar proporciona um torque maior PARADO, porem em movimento este ganho se dissipa muito, muito, muito rapidamente.

Espero que minhas considerações sejam de valia e gostaria de saber a opinião de  todos, e que corrigissem ou aprimorassem esta minha visão dos fatos observados.

Celio 
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 17:18 por cyberax »

Offline MARCELO PALMA

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2012, 10:07 »
Celio não sou muito bom em eletrônica , mais acompanhando seu raciocínio realmente parece plausível , seria agora o momento pra abandonar a onda quadrada e tentar usar uma onda senoide ou dente de serra para o acionamento e descarga controlada ? Acho q vale a pena um teste e fica até simples de implementar isso usando um circuitinho parasita sendo acionado pela própria ponte H modulando o sinal .

Como disse n é muito minha areá mais fiquei interessado pq me lembro de quando eu tinha 16 anos e consertava aparelhos de tv p ganha um extra (Snubber)

Se vc fizer algum teste , sobre isso , por favor me de noticias sobre o resultado .

Grande abço.

Offline cyberax

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:00 »
Celio não sou muito bom em eletrônica , mais acompanhando seu raciocínio realmente parece plausível , seria agora o momento pra abandonar a onda quadrada e tentar usar uma onda senoide ou dente de serra para o acionamento e descarga controlada ? Acho q vale a pena um teste e fica até simples de implementar isso usando um circuitinho parasita sendo acionado pela própria ponte H modulando o sinal ...

Marcelo

Mesmo com o acionamento de descarga em onda quadrada, o descarregamento ocorre em forma de rampa, faze-lo de forma diferente , senoide ou rampa, somente aumentaria o tempo de descarga, o que afetaria o desempenho diretamente.

A descarga é somente parte do problema, quando temos uma bobina inativa durante um periodo ( MEIO PASSO )  e ...
... existe um período em que temos duas bobinas ativas , e em um período temos apenas uma , lembrando que o rotor magneto fixo esta em movimento, nesta bobina inativa ira aparecer uma corrente elétrica, que ira circular pelos diodos anti-paralelos dos transistores para a fonte de alimentação, o que ira também resultar em uma força de frenagem do motor, a qual também será subtraída do torque.
Quanto maior a velocidade maior será a corrente/tensão gerada, assim maior será a força frenagem.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 16:03 por cyberax »

Offline MARCELO PALMA

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2012, 20:49 »
Como disse anteriormente não sou muito aplicado a eletrônica pra mim é só um hobby , mais minha ideia era aplicar um filtro de harmônicas igual aparece nos drivers digitais , diminuir o tempo de disparo e aumentar o tempo entre corte (dead time) e a proxima comutação como aparece na discrição do ci L6470 que tem todos estes aspectos configuráveis inclusive o PWM .

http://www.st.com/internet/analog/product/248592.jsp

To aprendendo c++ agora com um arduino .




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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2012, 08:49 »
... detecção de STALL.

Como vc fez ?

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A topologia unipolar não necessita de recirculação de corrente ...

Hum ... eu não diria isto, a questão da recirculação é essencialmente a mesma para qualquer topologia ... em alguns casos pode ser dispensada, em outros não ...

É bom lembrar que snubbers tb permitem a recirculação ...

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De fato a topologia bipolar proporciona um torque maior PARADO, porem em movimento este ganho se dissipa muito, muito, muito rapidamente.

Há mais a comentar, mas tô sem tempo, por enquanto vou dizer apenas que tô com a forte impressão de que vc tá falando de bipolar série ...

O comportamento que vc descreve é bem conhecido, dê uma espiadinha nesta página:

http://probotix.com/stepper_motors/unipolar_bipolar/

O gráfico comparativo com as curvas de torque aparece sempre na literatura e até onde posso perceber é coerente com a experiência.

Mais uma vez lamento não dispormos de um torquímetro dinâmico pra comparar as curvas ... quem sabe o Alberto não faça isto ?  ;D

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Espero que minhas considerações sejam de valia ...

Certamente são  ;D

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:24 »
A meu ver, a afirmação de que bipolar é melhor ou pior que unipolar não está bem contextualizada. O que se comparou em alguns testes práticos (pelo Alberto, alguns com minha participação) e conforme a literatura, o que se compara é bipolar série ou pararelo com unipolar. Desse modo, o bipolar série será melhor que o unipolar em baixas velocidades.

A questão do decaimento, quando o motor entra em corte, é uma característica inerente dos circuitos RL, onde o tempo de resposta igual a L/R. Assim, se R é baixo o tempo é mais elevado e se R aumenta, o tempo será menor. No caso em tela, R é a resistência do motor associada às resistências parasitas do MOSFET, ... e L é a indutância do motor (predominante) associada às indutâncias parasitas. A configuração onde é maior R resulta em menor tempo de decaimento.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 12:40 por minilathe »

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:59 »
A meu ver, a afirmação de que bipolar é melhor ou pior que unipolar não está bem contextualizada....

Me parece esta bem contextualizada de acordo com o texto abaixo.

...De fato um motor ligado em um topologia bipolar terá um HOLDING TORQUE , (  SIGNIFICA PARADO ) , maior que este mesmo motor ligado em uma topologia unipolar, mesmo em muito baixas velocidades esta afirmação é verdadeira pelo mero fato que na topologia bipolar teremos um campo eletromagnético maior devido termos mais indutores energizados, porem quando este motor girar em velocidades um pouco mais altas , não muito, a partir de 600 rpm por exemplo, a condição muda drasticamente e este torque a mais começa a se perder....


... O que se comparou em alguns testes práticos (pelo Alberto, alguns com minha participação) e conforme a literatura, o que se compara é bipolar série ou pararelo com unipolar. Desse modo, o bipolar série será melhor que o unipolar em baixas velocidades.

A questão do decaimento, quando o motor entra em corte, é uma característica inerente dos circuitos RL, onde o tempo de resposta igual a L/R. Assim, se R é baixo o tempo é mais elevado e se R aumenta, o tempo será menor. No caso em tela, R é a resistência do motor associada às resistências parasitas do MOSFET, ... e L é a indutância do motor (predominante) associada às indutâncias parasitas. A configuração onde é maior R resulta em menor tempo de decaimento.


... detecção de STALL.

Como vc fez ?

Citar
A topologia unipolar não necessita de recirculação de corrente ...

Hum ... eu não diria isto, a questão da recirculação é essencialmente a mesma para qualquer topologia ... em alguns casos pode ser dispensada, em outros não ...

É bom lembrar que snubbers tb permitem a recirculação ...

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De fato a topologia bipolar proporciona um torque maior PARADO, porem em movimento este ganho se dissipa muito, muito, muito rapidamente.

Há mais a comentar, mas tô sem tempo, por enquanto vou dizer apenas que tô com a forte impressão de que vc tá falando de bipolar série ...

O comportamento que vc descreve é bem conhecido, dê uma espiadinha nesta página:

http://probotix.com/stepper_motors/unipolar_bipolar/

O gráfico comparativo com as curvas de torque aparece sempre na literatura e até onde posso perceber é coerente com a experiência.

Mais uma vez lamento não dispormos de um torquímetro dinâmico pra comparar as curvas ... quem sabe o Alberto não faça isto ?  ;D

Citar
Espero que minhas considerações sejam de valia ...

Certamente são  ;D

Não tem nada em relação a ligação serie x paralelo, em meu sistema de detecção de STALL eu monitoro a corrente reversa gerada na bobina inativa pelo movimento do rotor magneto fixo, esta corrente reversa gera a força de frenagem, quanto maior a velocidade maior a tensão e corrente gerada e maior sera a força de frenagem.

Offline minilathe

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2012, 19:50 »

Me parece esta bem contextualizada de acordo com o texto abaixo.

...De fato um motor ligado em um topologia bipolar terá um HOLDING TORQUE , (  SIGNIFICA PARADO ) , maior que este mesmo motor ligado em uma topologia unipolar, mesmo em muito baixas velocidades esta afirmação é verdadeira pelo mero fato que na topologia bipolar teremos um campo eletromagnético maior devido termos mais indutores energizados, porem quando este motor girar em velocidades um pouco mais altas , não muito, a partir de 600 rpm por exemplo, a condição muda drasticamente e este torque a mais começa a se perder....


Partindo da condição que um motor unipolar (ou de 6 fios) pode operar como: unipolar, bipolar série ou bipolar com 1/2 enrolamento, o que eu quis dizer em relação ao contexto é como fazer a comparação. Assim, me referi em comparar um motor com ele mesmo, nessas citadas ligações.

Em seu texto, você se refere em ligar um motor como bipolar, ok. Qual motor? Unipolar? E, ligar como bipolar de que maneira? Enrolamentos em série, paralelo, 1/2 fase, ....

Assim, se não especificarmos o que estamos tomando como referência, o termo "comparar bipolar x unipolar" é meio sem sentido, não é?
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 19:54 por minilathe »

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:14 »

Me parece esta bem contextualizada de acordo com o texto abaixo.

...De fato um motor ligado em um topologia bipolar terá um HOLDING TORQUE , (  SIGNIFICA PARADO ) , maior que este mesmo motor ligado em uma topologia unipolar, mesmo em muito baixas velocidades esta afirmação é verdadeira pelo mero fato que na topologia bipolar teremos um campo eletromagnético maior devido termos mais indutores energizados, porem quando este motor girar em velocidades um pouco mais altas , não muito, a partir de 600 rpm por exemplo, a condição muda drasticamente e este torque a mais começa a se perder....


Partindo da condição que um motor unipolar (ou de 6 fios) pode operar como: unipolar, bipolar série ou bipolar com 1/2 enrolamento, o que eu quis dizer em relação ao contexto é como fazer a comparação. Assim, me referi em comparar um motor com ele mesmo, nessas citadas ligações.

Em seu texto, você se refere em ligar um motor como bipolar, ok. Qual motor? Unipolar? E, ligar como bipolar de que maneira? Enrolamentos em série, paralelo, 1/2 enrolamento, ....

Assim, se não especificarmos o que estamos tomando como referência, o termo "comparar bipolar x unipolar" é meio sem sentido, não é?

...De fato um motor ligado em um topologia bipolar terá um HOLDING TORQUE , (  SIGNIFICA PARADO ) , maior que este mesmo motor ligado em uma topologia unipolar, mesmo em muito baixas velocidades esta afirmação é verdadeira pelo mero fato que na topologia bipolar teremos um campo eletromagnético maior devido termos mais indutores energizados, porem quando este motor girar em velocidades um pouco mais altas , não muito, a partir de 600 rpm por exemplo, a condição muda drasticamente e este torque a mais começa a se perder....

O texto indica que temos um mesmo motor, se é um mesmo motor pouco importa qual seja, ele é uma constante de mesmo valor em ambas equações.

O texto tambem afirma que no modo bipolar ele tera "mais indutores energizados" , para isto ser verdade o motor esta ligado em serie ou em paralelo, nunca em 1/2 fase, quanto estar ligado em serie ou paralelo , é irrelevante para o monitoramento da fase inativa, pois a energia gerada é equivalente em ambos os casos.

Assim o texto é claro, contextualizado e tem todas as informações para um bom entendimento.

Celio
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 21:51 por cyberax »

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2012, 22:07 »
Me desculpe discordar, mas se eu afirmo alguma coisa tenho de dizer o contexto.

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2012, 07:39 »

Citar
De fato a topologia bipolar proporciona um torque maior PARADO, porem em movimento este ganho se dissipa muito, muito, muito rapidamente.

Célio, eu reli suas msgs, mas para mim ainda não está claro se vc está se referindo a qualquer modo bipolar, a meio paralelo, paralelo ou série ...

Por enquanto eu não tenho pq duvidar disto:



O que vc diz está perfeitamente coerente com a literatura - e com minha experiência pessoal - no que se refere ao modo série, mas não no que se refere aos outros modos, cujo comportamento é  diverso, por isto é importante esclarecer de que estamos falando exatamente ...


Offline minilathe

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Re:BIPOLAR vs UNIPOLAR mito ou fato
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2012, 07:47 »
O texto tambem afirma que no modo bipolar ele tera "mais indutores energizados" , para isto ser verdade o motor esta ligado em serie ou em paralelo, nunca em 1/2 fase, quanto estar ligado em serie ou paralelo , é irrelevante para o monitoramento da fase inativa, pois a energia gerada é equivalente em ambos os casos.

Assim o texto é claro, contextualizado e tem todas as informações para um bom entendimento.

Celio

Ok, o bipolar não está em 1/2 fase, explicado agora, pois: mais indutores energizados = não é 1/2 fase.

Mas pode ser bipolar série ou paralelo, nesses dois casos, em alta velocidade e para uma mesma tensão de alimentação (bem alta):
(1) O bipolar série possui pior desempenho que o unipolar (L/R maior)
(2) O bipolar paralelo possui melhor desempenho que o unipolar (L/R menor)

Pelo exposto, a sua conclusão, que eu copiei abaixo, não estaria errada?
De fato a topologia bipolar proporciona um torque maior PARADO, porem em movimento este ganho se dissipa muito, muito, muito rapidamente.


Na minha opinião, precisa explicar melhor.... Você ainda quer sugestões ou comentários? Não parecem bem vindos...

 

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