Meu projeto inicial previa o fechamento parcial da impressora com acrílico nas laterais e uma tampa com dobradiça na frente, para pelo menos evitar correntes de ar diretamente sobre a mesa e manter a temperatura interna relativamente estável. Mas logo que comecei as minhas impressões com ABS percebi que o fechamento lateral era um tanto inútil pois como a impressão na minha máquina iniciava no topo, justamente próximo a abertura superior (mantida aberta assim para a livre movimentação dos cabos e filamento), a temperatura não estabilizava e ainda assim havia correntes de ar sobre a mesa. Numa ocasião o vidro da mesa rachou no meio de uma impressão devido a uma corrente de ar frio.
Por isso resolvi fazer o fechamento também do topo para eliminar de vez a variação de temperatura interna, mas como disse antes, isso dá uma minimizada mas em relação ao WARP no ABS não é de fato capaz de resolver o problema.
Então se vai fechar dos lados aproveite e feche em cima também, não resolve mas ajuda!
Gui_Fernandes
A patente da stratasys sobre impressoras fechadas com controle de temperatura interna descreve justamente um sistema H com isolantes termicos sanfonados (tipo dust covers de Router CNC) veja a imagem anexa. Não acho que em relação aos demais componentes fora da barreira haja maiores problemas de super aquecimento.
Para quem deseja imprimir em ABS com zero WARP a única solução seria construir uma impressora com controle de temperatura ativo, o que como vimos possui algumas complicações na construção mas não é nada que não possa ser implementado com um pouco de criatividade.
Após muito insistir em combater o WARP no ABS a conclusão que cheguei é que apesar de tudo o esforço não vale a pena... pretendo fazer outra máquina maior em breve com 30x30x30 toda aberta e sem mesa aquecida, projetada para imprimir apenas em PLA onde todos os problemas de aquecimento, limitação da área útil, maior gasto de energia e o famigerado WARP não serão mais relevantes.
Abs.
Paulo Bubolz