Autor Tópico: Impressora Delta 3D/CNC Big Brother Spectrum  (Lida 934 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Saulo R. de Quevedo

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Carmo da Cachoeira - Minas Gerais
  • Nome:: Saulo Rodrigues de Quevedo
  • Profissão: Inventor, técnico em eletrônica
Impressora Delta 3D/CNC Big Brother Spectrum
« Online: 27 de Setembro de 2013, 08:14 »
Tecnologia, Impressão 3D, Revolução Industrial, CNC, Internet e outros. (Novos Tempos, Novos Dias..).

Hoje em dia, as pessoas e a mídia em geral e alguns expressivos grupos de pessoas especializadas e/ou organizações falam bastante sobre o tema TECNOLOGIA.
Eu também, como apaixonado e entusiasta deste aparente, sempre novo tema, não poderia ficar de fora e também não deixar de expressar minha opinião sobre este fenômeno, que para mim, mas se parece a uma nova Deusa do Olimpo, que misteriosa e silenciosamente surgiu quase sem querer, em meio ás nuvens, ora claras, ora escuras destes novos dias, nem sempre calmos, desta também nova era da idade moderna e que na minha opinião começou no início da revolução industrial, lá na europa, conjuntamente com o advento do cinema moderno. (Carlitos).
Dentro deste tema Tecnologia, a Impressão 3D e suas atribuições, esta sendo tratada como a estrela iluminada do festival de informações e notícias que corre nos meios de comunicação, incluindo ai a INTERNET que também me permito modestamente comparar ao surgimento de uma nova Deusa, podendo agora responder pelo nome de Deusa da Imprensa moderna.
A Impressão 3D promete ser o carro-chefe da nova Revolução Industrial, que não sabe exatamente para qual direção está seguindo e qual será o seu verdadeiro destino e que percebo como um som ainda distante de estardalhaços de palhaços anunciando a programação dos shows do novo circo que está chegando na cidade, ou seja, ninguém sabe exatamente qual as novas atrações desta nova revolução industrial, se serão boas ou ruins, mas muitos creem com fervor, principalmente os tecnólogos de plantão, que será só alegria. Veremos..
Santo de casa não faz milagre, diz o ditado popular e por já estar conosco á bastante tempo, a Impressão CNC e suas inúmeras formas de trabalho, a partir de comandos numéricos computadorizados, quase passa desapercebida do grande público e das pessoas comuns em geral e é frequentemente ofuscada por outras informações de cunho tecnológico que dão maior prioridade ás novas e emergentes tecnologias e que se firmam como legítimas candidatas ao estrelato, cito: Smartphones, Tablets, Telas planas 3D de tamanho mensurável sensíveis ao toque (ou não), GPS e celulares de 5ª e 6ª geração entre outros produtos recém criados, e além, naturalmente, da Impressão 3D que a cada dia brilha de forma isolada e cada vez mais, quando o assunto em pauta trata-se des novas Tecnologias.
A Impressão CNC injustamente ainda não ganhou o status de estrela ou mesmo de Deusa, como já está sendo tratada a Impressão 3D, porém seria imperdoável deixar que esta tecnologia de vanguarda possa vir a cair no ostracismo, por falta de maiores informações ou espaço nas páginas da Internet, pois o que é possível fazer com este tipo de impressão, seja em uma mesa ou mesmo torno caseiro, feita muitas vezes de uma forma artesanal pelos muitos entusiastas espalhados pelo globo, é de cunho fantástico e até é preciso consultar a Internet, para maiores informações. É possível fazer quase de tudo, cortando, colando, furando, raspando, lixando, com ferramentas que podem ser a base de jato d'água, jato de plasma, jato de cerâmica, feixe de laser ou mesmo feixe de luz (azul, violeta, Ultravioleta).
Na impressão em 3D pode-se escolher entre dois caminhos:
A impressão 3D, realizada de modo profissional por alguns privilegiados grupos de empresas, que produzem bens com esta incrível tecnologia, tipo: peças de toda forma e tamanho, moldes específicos, maquetes, roupas, sapatos, jóias, entre muitas outras coisas, ou também a impressão 3D realizada quase de modo artesanal por impressoras de fundo de quintal, tipo REP_RAP, que imprimem quase sempre pelo método de FDM (Fuse Deposition Modeling) por rolos com fios de 1,75 mm a 3,0 mm, em dois tipos de materiais plásticos, ABS ou PLA.
A questão que diferencia as tecnologias 3D e CNC, fica por conta da velocidade de impressão e o uso variável da energia que deve ser aplicada para os diferentes trabalhos, além de uma ótima precisão dos mecanismos de movimento da impressora, seja ela 3D ou CNC.
O uso de Fusos (fazem o movimento dinâmico do trabalho) se torna fundamental para atingir ótimas impressões. Gasta-se menos energia e pouca velocidade na impressão 3D, mais o processo é muito meticuloso, com um passo de movimentação pequeno o suficiente (de 2,00 mm a 3,5 mm) para realizar com qualidade, o preenchimento de camadas de até 0,150 milímetros de espessura do material plástico. Já na impressão CNC gasta-se muito mais energia e o passo das coordenadas de movimento da impressora, devem ser quase sempre maiores e para elevadas velocidades (de 3,00 mm até 6,50 mm., ou mais, para trabalhos mais específicos) para se finalizar uma peça em tempo hábil.
Com o uso de Fusos com passos de tamanhos variados, pode-se unir estas duas tecnologias, sem problemas, e utilizar todos os recursos disponíveis para um o uso inteiramente profissional. Veja abaixo, projeto de minha autoria da impressora Delta 3D/CNC: Big Brother Spectrum.
http://igg.me/p/471391/x/159681
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509907990-kit-impressora-delta-3dcnc-big-brother-spectrum-novo-_JM

 

/** * */