Oi, pessoal.
Vou pegar uma carona nesse tópico pra evitar de abrir um outro por uma pergunta simples.
Tenho uma fonte (chinesa, claro) que comprei pra um tubo laser de 70W. A fonte veio sem nenhuma especificação, número ou código. Não há nada escrito. Pedi à chinesinha que me enviasse as especificações, porque o catálogo que veio não era dessa fonte. Depois de muito tempo ela me mandou um diagrama de ligação sem detalhe nenhum e que era de outra fonte, porque tem sete conectores de ligação e a fonte tem seis.
Como ela não me forneceu nada, pedi que me informasse, pelo menos, se a fonte era para 110 ou 220V. Ela respondeu que pode ser ligada nas duas tensões. Bom, então estou em dúvida se posso ligar em qualquer tensão ou não. A fonte é parecida com a da foto abaixo e minha dúvida é se no "ground" eu posso ligar o neutro. Se for ligar em 220V terei de ligar as duas fases nos "ACs" e o terra no "FG". E se eu ligar em 110V (ou 127V) tenho de usar o neutro (ou terra) e qualquer terminal "AC"?
Há perigo dessa encrenca ser só 110V, e se eu ligar em 220V vai queimar?
Eu abri a fonte pra ver se achava algum trafo com o primário 110 ou 220V, mas não achei nenhum. Achei dois capacitores de 200V x 1800uF.
Agradeço antecipadamente.
Jorge
Provavelmente, o FG deve ser o terra de proteção, conectado à carcaça da fonte, confirme isso usando um ohmímetro na opção de continuidade (bipe sonoro). Sendo um "terra de proteção" contra choques, deveria ser ligado ao aterramento que você utiliza em seu CNC.
As duas entradas AC provavelmente devem ser conectadas à sua rede elétrica. Quanto a seleção de tensão, ou deve haver uma chave interna, ou há algum tipo de seleção eletrônica da tensão, como em fontes de Notebooks. Mas, eu começaria ligando em 110V (127V, na verdade) e, na dúvida, não usaria em 220V (se sua tensão for 127V, o problema está resolvido....). Ou então, se o 220V for necessário, tentaria confirmar se a fonte possui chaveamento automático da tensão de entrada, através de uma pergunta simples e direta ao fornecedor.
Ou, se não tiver retorno e isso for muito importante, através do levantamento e análise do circuito da fonte. Esse tipo de fonte possui arranjo similar às fontes de computador, não há trafo de entrada, mas poderia haver uma chave 110V/220V, como nos PCs de mesa mais antigos.