Bom vamos por partes. Ainda estou na fase de coleta de informações e tentativa de elaboração de um plano de negócios.
Estou querendo sair de onde estou (Assalariado) pra tentar tocar algo que me deixe menos estressado e ainda me retorne algum $$$.
O mercado de pecas em MDF e até acrílico eu conheço e já tenho uns 2 clientes certos e alguns em vista.
Depois de pesquisar bastante (alguns meses) e observar muita coisa e ler muita coisa, cheguei a conclusão que a máquina ideal pra mim teria que ser grande (pra não precisar comprar outra futuramente), ter um laser descente, e mais alguns itens (mesa rotativa, por exemplo) mesmo que não vá usar isso por enquanto...
@fcamargo: Obrigado, saber que os fabricantes frequentam o fórum já é um bom sinal.
@Edvaldo: Como disse Edvaldo, eu gostaria que a máquina tivesse todos os opcionais possíveis pra eu não ter fores de cabeça e arrependimentos futuros. Mas vamos por partes
- Minha DSP é a unica em português e com o software em português Até aqui tranquilo, porque, não sendo chinês, não tem problema, na verdade até prefiro software em inglês (isso evita que curisos mexam nas coisas, rsrsrs).
- Mesa motorizada - estou terminando de colocar em um projeto novo. (mas uma que realmente funciona) Como disse seria mais um luxo.
- Minha mesa é com facas, que eu mandei fazer o molde. Da maquina chinesa quando perder ou entortar como vc vai fazer para conseguir outra. Entendi. Então, seguindo esse raciocínio, a mesa fixa leva vantagem, pois não corro o risco de danificar um conjunto de fusos caso algo dê errado, fora o custo das facas que terei de consertar de um jeito ou de outro, estou certo?
- Colmeia - Eu também tenho, mas não recomendo aqui vira um nojo fica tudo grudado nela e as peças ficam todas pretas. Estou fazendo uma mesa com telas de aço inox trançado para material pequeno e com rápida dispersão da fumaça. Nunca pensei nisso, mas realmente, uma tela deve ficar muito melhor mesmo...
- Em um modelo de maquina eu já tenho que é 100X60 cm de area util, na grande ainda não tenho. Mas não tem nenhuma dificuldade em acrescentar, poque as maquinas utilizam o mesmo driver do Y Isso eu só aprendi depois. Achava que o eixo rotativo era um eixo à parte. Mas na verdade ele é o Y, então, com ou sem ele, adaptar um não deve ser o fim do mundo.
- Laser de 100W, - Eu gosto de usar o de 90W, não percebi diferença alguma no corte entre o de 90 e 100W. A diferença é no preço quando vc tiver que substituir ele porque é bem mais caro. Mas caso queira eu também tenho. No corte até entendo, mas a vida útil não é diferente? Por exemplo, um laser de 100W a 50% dura o dobro do tempo? ou tanto faz ele estar a 10 ou a 100%??
- Minha DSP pode ser usada com qualquer pc, porque ela não precisa do pc para cortar. O pc é só usado para gerar o desenho.
A maquina chinesa pode até ser mais barato que a minha, mas e na hora da assistência? Quanto ao PC, vou precisar comprar um sim, pois esse meu não roda bem CAD ou Corel não. tá velhinho e baleado já. Então essa só usado pra gerar o desenho não rola com esse, rsrsrs.
A assistência é o meu maior medo. Não com relação ao técnico, pois sou técnico em eletrônica e trabalho com automação à vários anos, então, trocar uma placa, sensor, eixo, guia, cabos, etc não é problema e não precisaria deslocar um técnico só pra isso, mas eu precisaria enviar a placa ruim e saber que alguém a consertaria e me devolveria ela funcionando. Em chinesas já vi que o buraco é mais embaixo.
Aqui no fórum tem o Devides, manda uma mensagem para ele e pergunta se eu dou assistência da maquina que vendi para ele. Sempre fiz e vou fazer de tudo para ninguém falar mal de minhas maquinas, nem se for preciso pagar caro por isso. Prefiro perder venda do que vender barato para fazer maquina sem qualidade.
Abraço e bons negócios Você pensa como eu tb. Se for pra fazer mal feito só pra ganhar o cliente, esquece, porque só vai te dar dor de cabeça e o cliente vai é fazer sua caveira futuramente. Hoje sou empregado e já perdi a conta de quantas vezes fiquei até bem mais tarde (10, 11, meia noite...) no cliente mesmo depois de tudo funcionando, só pra ele se sentir seguro de que tudo estaria 100% e que eu não precisaria voltar mais pra mexer em nada e passar uma imagem positiva da empresa. Imagina na MINHA empresa??
@JOSÉ RICARDO: Entendo bem o que quer dizer com isso. Onde trabalho as coisas funcionam assim tb. Fora que tudo é muito caro, então, quando alguém te atende para um reparo, em garantia ou não, o serviço TEM que ser EXCELENTE, porque, senão o barato realmente vai sair muito caro.
Pra falar a verdade eu pesquisei vários outros modelos de máquina (é só olhar no ML que vão achar muitas máquinas) mas acabei filtrado essas duas por conta da assistência prometida por eles.
Obrigado pelas dicas e, depois, se puder me passar o modelo e onde comprou sua máquina (em MP)pra eu NÃO comprar uma igual, agradeço
Fábio