Mais um tubo que chegou para ser reformado que apresentou problemas por mau uso.
O corte a laser gera muita fumaça e é primordial manter a lente limpa e um bom sistema de exaustão para que não aconteça isso:
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA EXAUSTÃO Mas se deve ter cuidados ao limpar a lente, pois uma limpeza feita de maneira errada irá danifica-la.
A lente do tubo é feito de Seleneto de zinco que em contato com a água se dissolve, parecido com sal de cozinha, mas mais lentamente.
Por isso a lente deve ser limpa com uma solução bem volátil com pouca concentração de água para que não se danifique a lente, o ideal é o álcool isopropílico pois possui <1% de água em sua concentração.
A foto abaixo mostra uma lente Black Magic fabricada pela Ophir, que é uma lente razoavelmente de boa qualidade, porem com manchas derivadas de limpeza com cotonete molhado em água, reparem que as manchas tem a forma das gotículas que ficaram na lente.
Alem de deixar o tubo fraco uma mancha muito fosca absorve o laser e gera aquecimento, podendo ocasionar trinca na lente e consequentemente vazamento do gás.
clique para ampliar
Como a limpeza errada prejudica a lente do Laser

Como a limpeza errada prejudica a lente do Laser