Oi Marcelo.
Eu devia calar minha boca, seguindo alguns dos conselhos da minha mãe...."Em boca fechada não entra mosca", dizia ela entre outras citações MARAVILHOSAS que poderiam até me custar a expulsão daqui do fórum.......
Mas, sugeriram usar silicone, mangueiras, pediram fotos para ter noção do que se passa......Me admirei não pedirem autógrafos com firma reconhecida.....
Não sou mágico, nem PHD em nada, tampouco professor pois vejo o sacrifício e descaso que sofrem esses profissionais, através da pele de minha irmã e mãe e não quero passar por isso. Mas tenho 37 anos de experiência em manutenção em eletrônica e por indicação de alguns "engenheiros" de suporte de empresas que fabricam televisores, passei a usar "FITA ISOLANTE LIQUIDA", da Quimatic (quer uma foto?) para evitar vazamentos persistentes em cabos de alta tensão (até 45.000V), pois era comum este tipo de situação em televisores de 37" ou mais (equipadas com tubos de raios catódicos) por conta de umidade ou sujeira. Seu problema pode até não ser isolação, mas antes de dispender tempo caçando bruxas e recursos com soluções de primeiro mundo, limpe bem a superfície externa do fly-back, o cabo de alta, removendo toda e qualquer poeira e se possível a umidade (use álcool "isopropílico" nesta limpeza - coisa de 5 paus o frasqinho em qualquer loja de material eletrônico). Não use Thiner, nem acetona, afetaria o isolante do cabo AT trincando-o, tampouco álcool de posto ou de frascos de super mercados pois possuem uma porcentagem de água que seria prejudicial.
Cada camada do isolante que coloquei (2 a 3 mm) é capaz de isolar 6.500V, seca em 1 h para uso e em 24h para cura total. Siga as instruções de aplicação do produto para um melhor rendimento, ou se não tiver paciência, pegue um palito de sorvete e faça camada a camada (mínimo de 4) nos pontos mais críticos, respeitando pelo menos 1 hora entre as aplicações para um bom efeito isolante. Evite contato com a pele (recomendação do fabricante), mas por experiência própria, se houver contato, esfregue a pele que a borracha solta. Lave depois com sabonete e está tudo bem....A patroa nem reclamará do carinho mais "rugoso". Aí, seja carinhoso, ajuda a milhão.
Vale colocar que não sou expert em tubos laser e suas fontes AT, mas pela semelhança nos problemas, faço a sugestão. Se quiser experimentar, antes de uma medida mais dispendiosa, um tubo desse isolante deve custar coisa de R$ 10,00 a R$ 15,00.
No demais, exceto uma "medida provisória governamental", dispenso citações. Não sou tão ilustre assim, sou novato, né?. Por muitos anos ouvi minha mãe dizer que cultura se adquire em qualquer escola ou meio de informação. Educação, traz-se de berço. Até hoje não entendo então por que temos um ministério da educação e não um ministério da cultura ou conhecimento, não acha?
Se lhe for proveitosa a dica, pelo custo que te representará, já fico feliz.
Carpe Diem.