1) Se o ponto focal acontece aos 50.8 mm quanto mais fino for a concentração do laser maior não seria sua potencia ? porque então dizem ser melhor para gravação ?
Com o menor ponto focal é possível gravar mais detalhadamente e com velocidades mais rápidas.
2) o feixe de laser quando passa dos 50.8 mm começa a aumentar o diâmetro de sua conexidade sendo assim como o corte ( exemplo um acrilico de 10 mm ) fica com a mesma medida da
entrada ? Ao meu ver a espessura na parte de baixo do corte, pela lógica, não teria que ser mais espessa ?
O ponto focal deve ficar
no centro do material assim não gera o chanfro. e sim uma leve convexidade (barriga) essa barriga é maior em lentes positivo menisco, pois os raios são bem centrados, já no plano-convexo os raios são mais paralelos. Veja um esboço:
O tamanho do corte no plano do material vai ser:
Tg(a)=(Dfe/2)/Dfo
Tg(a)=X/Em
Ec=2X
Tg= Tangente
a= Angulo
Dfe= Diametro do feixe
Dfo= Distancia Focal
Em=Espessura do material
Ec= Espessura do corte.
No seu caso - lente 2" (50,8mm) e supondo que o feixe tenha 5mm e o material 10mm - Teremos:
Tg(a)=(5/2)/50.8=0,04921
0,04921=X/(10/2) -> X=0,246
Ec= 0,492mm Essa é a medida teorica. Teoricamente teriamos o corte no ponto focal infinitesimal (mais precisamente a amplitude da frente de onda da luz). Mas isso não acontece por 2 motivos:
1º- O Calor dissipa para todos os lados, aumentando um pouco o corte
2º- O Feixe não é 100% concentrado no ponto focal, isso se deve a homogeneidade da estrutura cristalina do seleneto de zinco da lente, pelas leis da termodinâmica é "quase" impossível criar uma lente deste tamanho com estrutura 100% homogênea, portanto o feixe dissipa-se um pouco.
Assim o
Ec deve ser multiplicado por um coeficiente de dissipação, particurlamente obtive por via experimental um coeficiente de 1.3 de uma lente "made in USA" e 1.7 de uma lente Chinesa.
Portanto no caso acima, se a lente for a chinesa, multiplicariamos o
Ec por 1.7, obtendo um corte de 0,83mm
Repare que quanto aumentamos a distancia focal
Dfo obtemos uma "ampola de corte" com angulo menor, logo o corte fica mais paralelo, com menos barriga. Porem quanto maior a distancia do bico ate o material maior deve ser o cuidado com a extração de fumaça, pois ela prejudica a trajetória do laser. (particurlamente utilizo lentes de 5" (127mm) de distancia focal).
3) Alguem ja fez o teste com estas lentes do tipo ' positivo menisco ' para cortar ? qual resultado ?
3-Nunca testei, mas a diferença vai ser na convexidade do corte, no caso do positivo menisco ela será maior.