na minha opinião a melhor colocação sobre importações é a seguinte..
Todo Brasileiro tem o direito de importar o que quiser (material Lícito), desde que nao ultrapasse 3000 USD (isso na pessoa Fisica).
mas ainda assim tem alguns detalhes.
toda importação feita por currier é taxada, sempre... independente da fiscalização.. isso já é feito para diminuir a própria fiscalização e agilizar o procedimento de liberação.
uma certeza.. mesmo quando a fiscalização libera uma mercadoria sem fiscalizar.. a empresa currier emite pra vc uma cobrança no valor declarado.. (isso é uma menira de almentar em muito o prórpio faturamento... (alguem já recebeu a guia de pagamento dos impostos de uma empresa dessa?)
quando a importação é feita pelos correios (EMS) a fiscalização é muito menos eficiente.., pois são dezenas de milhares de caixas, envelopes e pacotes, todos os dias.
já tive o prazer de conhecer por dentro o departamento de correio internacional de curitiba (que nem é uma grande capital como SP ou RIO).
e acreditem são mais de 5000 metros de caixas até o teto.. e estou falando de pé direito de 7 ou 8 metros...
são dezenas de trabalahdores (tercerizados do correio) separando e dando a primeira selecionada no material que chega sem parar de caminhões enormes.
depois dessa primeira selecionada 1 fiscal passa, olha sobre uma bancada de uns 30M o que separaram.. escolhe algumas caixas e pacotes ao acasso.
esses sorteados serão abertos e inspecionados. pelo fiscal e ao seu lado um funcionário dos correios (vi isso varias vezes, sempre acompanhado, deve ser alguma politica de proteção a ambos).
se tudo estiver OK..o fiscal simplesmente pede pra lacrar e liberar...
se ele achar que nao bate com o invoice ou com o valor declarado ele pede pra taxar em tanto.. (vi isso com meus olhos, ele simplesmente atribuiu um valor (nao sei se ele conhecia o produto ou não).
durante uma tarde toda estive dentro desse enorme barracão dos correios tentando localizar um item que foi retido por lá durante 7 messes...
foi encontrado 1 semana depois e TAXADA é claro...
mas o valo declarado estava certinho (53USD) e eu levei os comprovantes de pagamento e a fatura do Cartão pro fiscal (quando me pediram).
fiu taxado em +_ 110,00 com impostos...
via DHL.. a chance de ser fiscalizado é proporcional a carga do dia..
já fiz inumeras compras no exterior... de todas as formas.... declarando corretamente, declarando mais baixo, declarando sample, uma coisa é certo, é uma loteria, nao tem como saber o que realmente será fiscalizado. já paguei 60 reais de imposto num paquimetro de 11 USD..
uma coisa nisso tudo é certo..
na compra de um tubo de CO2 la´da china... eu ainda escolheria um tubo long life (novos modelos) para +_ 8000 horas, os valores nao são tão mais altos.
segundo ponto..
eu compraria somente de um fornecedor que me desse garantia de entrega (a eclaser tem se ano me engano), pois receber o seguro de um item de uma empresa de currier é um parto de elefante...
segundo somente compraria se o valor declarado for cheio, pois o seguro só cobre o valor declarado.
e acima de tudo se a empres mandar fotos de antes do envio (embalagem)
já vi tubos destruidos aqui.. em emabalagens intactas.
acho que éra +- isso..
no mais é um jogo de sorte e confiança.
grande importadores nao correm tantos riscos.. pois compram dezenas ou centenas de peças e trazem via maritima (que custa 5% do valor do frete de uma currier), ams nao praticavel por pessoa fisica.